A planta do mundo

A planta do mundo Stefano Mancuso

Resenhas - A planta do mundo

Isabelly.Godoy 11/03/2024

Curiosidades botânicas
Não sabia muito bem o que esperar desse livro mas gostei bastante. Acredito que quem se interessa por ciência mas talvez não seja da área biológica possa sair dessa leitura com um outro olhar para as plantas. O capítulo sobre bananas foi meu favorito.

Fiquei com vontade de ler as outras obras do autor.

A edição da UBU está impecável.

Leonardo 21/12/2023

Excelente divulgação científica
Esse autor talvez seja um dos melhores divulgadores científicos da atualidade. Seus livros contém informação na forma de textos leves, ricos e com muitas curiosidades sobre plantas e os estudos sobre elas.

Isadora 10/12/2023

Causos de plantas e mais
Sabe aquele amigo que é uma Wikipédia ambulante e sabe curiosidades sobre absolutamente todos os tópicos possíveis? Este livro é como se fosse uma conversa de bar com esse amigo, com a particularidade do tópico em questão sempre girar em torno das plantas.
Como bióloga acho esse tipo de livro sempre muito interessante, mas confesso que gosto mais dos que buscam divulgar a ciência e ir mais a fundo na teoria por trás do que apenas dos que apenas contam causos curiosos e divertidos. Questão de gosto pessoal. AInda sim, o livro é bem interessante e a leitura é fluida e divertida. Bom livro para ler quando se quer fugir um pouco da TBR de ficção.

Daniela Botelho 04/06/2023

Eu adoro plantas e adoro o Mancuso, então é sempre suspeito falar que gostei. As histórias são mt bem escritas e o autor tem um lado engraçado que agrega bastante à leitura. Acho que tenho todos os livros dele publicados no Brasil e continuarei comprando.

Andre 21/03/2023

Sobre radiação, bananas e árvores da lua
Stefano Mancuso, além de Botânico e cientista italiano, é um fenomenal contador de histórias, capaz de criar textos que falam de ciência de forma simples, divertida e repleto de curiosidades que aguçam e fazem brilhar os olhos até dos não iniciados.

Em seu A Planta do Mundo, eles nos conta maravilhosas histórias sobre plantas que nos enchem a mente e a imaginação, e nos fazem pensar sobre o tanto que desconhecemos sobre esses maravilhosos organismos dos quais somos tão dependentes! E quando falo de conhecimento não estou falando apenas do que nós, cientistas, somos capazes de produzir, mas das curiosidades históricas que envolvem as plantas!

Se você é um curioso que curte histórias muito bem contadas, recomendo fortemente que leia não somente esse, mas também os demais livros de Mancuso!

mans 27/02/2023

Uma surpresa botânica
Gosto bastante de temas sobre ciências naturais, mas geralmente sou mais obcecado com assuntos que envolvem insetos. Pela primeira vez me debrucei no mundo das plantas e a experiência foi pra lá de positiva. Ainda que tenha uma certa instabilidade em relação aos textos (o da banana, por exemplo, é muito melhor do que o do violino; o da descoberta dos anéis infinitamente superior das Árvores da Liberdade), é um livro que não cansa. Traz assuntos potentes, boas histórias, elementos importantes sobre o que há de mais interessante na botânica. Vontade de ler mais.

Katia.Scott 22/01/2023

Escrito por um agrônomo para entendimento do mundo vegetal
São várias histórias de pesquisas na área vegetal, mas que remontam o lado prático, do quanto estamos e seremos dependentes das plantas para a sobrevivência na Terra. Podemos descobrir mais sobre a dendrologia que estuda os anéis de crescimento em árvores e sua idade genealógica.
Fiquei extasiada com a história dos violinos Stradivarius.
Afinal leitura interessante e obrigatória para quem quer ter um vislumbre do funcionamento do planeta e para onde o ecossistema dele se dirige.

Emi 27/08/2022

O livro é bem escrito, fácil de entender e boa parte é interessante. Mas algumas partes foram cansativas e eu estava esperando outra coisa do livro... assuntos mais interessantes, talvez.. Estar querendo ler outros livros também não ajudou. Mas valeu a leitura.

Jesielly 07/05/2022

Um compilado de histórias incríveis
Stefano nunca decepciona. Cada página lida é a comprovação da sua paixão e dedicação ao mundo dos plantas (e da sua contribuição para que mais se saiba sobre elas).
Os capítulos mostram o quanto a humanidade avançou usando como benefício o que é extraído das plantas e como tem história para se conhecer!

Mari Guerra 26/04/2022

Stefano Mancuso é maravilhoso. A forma com que ele conta uma história e vai amarrando tudo em curiosidades e fatos botânicos é incrível, te prende até o final.
Esse não é um livro técnico, não precisa de nenhum vocabulário de botânica. É só pra relaxar e dar boas risadas com algumas histórias bizarras. E ainda sim da pra aprender muito com ele.

Felipe770 08/01/2022

O mais interessante livro do Mancuso que li até o momento. Histórias curiosas, cheias de informações de muitos campos do conhecimento, e sobre plantas.

A_yumi 29/12/2021

Livro descontraído sobre fatos curiosos das plantas
O livro traz 8 crônicas e em cada um deles traz fatos curiosos do mundo que tem alguma relação com as plantas ou parte delas.

O livro é descontraído, uma leitura mais leve, para se ler numa tarde. Apesar de alguns fatos serem interessantes e as histórias advindas de experiências do autor, Stefano Mancuso, serem divertidas, senti uma falta de uma maior conexão entre os capítulos.

O elo entre os mesmos é bem frágil, tanto que alguns contos parecem se destoar muito tanto em relação a escrita como o conteúdo, de modo a parecer que às vezes estou lendo livros diferentes e não crônicas diferentes.

Conclusão, o livro é sim muito instigante e aprendemos alguns fatos interessantes com ele, mas leve como uma leitura bem descontraída.

Fernando 30/11/2021

Surpreendido!
Já havia lido o livro anterior do autor, também publicado pela UBU. Como Biólogo, o livro anterior, "A Revolução das Plantas" é interessantíssimo, mas nada muito surpreendente. Já este, as curiosidade levantadas, são sensacionais, e a prosa do autor é como se você tivesse ali ouvindo ele contar as curiosidades do mundo das plantas e da pesquisa Botânica.

Eduardo.Mathias 26/11/2021

Botanicagens
Eu não sou nenhum expert em botânica, não sei quase nada de plantas na verdade.
Comprei esse livro para dar de presente para uma amiga, só que como veio aberto (obrigado Ubu) decidi ler antes
É um livro de ensaios sobre curiosidades botanicas
Com uma escrita fluida, é otimo para curar ressaca e fazer o leitor descobrir mais a fundo o mundo vegetal
Descobrem-se histórias para contar para os outros
Mas é isso, como não sou botânico ou amante de plantas, foi apenas esse apelo
(PS: Válido ressaltar que é um livro importante à divulgação científica)

sele 25/10/2021

professores de ciências e professores de biologia: acho que esse livro tem muito potencial enquanto paradidático nas aulas