OS FILHOS DO BOTO

OS FILHOS DO BOTO ROSIELI MENDES CRUZ

Resenhas - OS FILHOS DO BOTO

Priscílla 30/10/2021

Esse livro merece todas as estrelas possiveis
Com uma escrita repleta de cultura do norte, conhecemos a historia dos botos, que estão sofrendo por causa da poluição ambiental causadas por mineradoras de outros paises, com a falta de incentivo a pesquisa, acompanhamos toda a luta dos botos, para recuperar o seu habitat.
ESSE LIVRO É PERFEITO, SUPER RECOMENDO A LEITURA!
Karol 02/11/2021minha estante
Perfeito demais ? todos deveriam ler ??

Anne.Presmanes 07/07/2021

Um livro necessário!!!
?Juro que quando peguei o livro ?Os Filhos do Boto? da autora Rosieli Mendez Cruz, eu pensei que seria apenas mais uma obra de fantasia entre tantas. Mas eu estava estupidamente equivocada. Como um boto mergulhei numa incrível leitura e me questionei: como não li essa história antes?

?Nas primeiras páginas, nós conhecemos Caíque, que dando vida a lenda dos botos que se transformam em guapos homens para seduzir mulheres, conhece a Iara, uma linda sereia que termina por encantá-lo e deixá-lo capítulos a frente num triângulo amoroso ou, quem sabe, um quarteto. Porém, mesmo que essa obra aborde amores impossíveis, paixões ocultas e traições, não é somente disso que vive essa história.

?A comunidade do Abaí está contaminada por metais pesados, a mineradora responsável pelo desastre ambiental nega-se a assumir sua culpa e os botos são obrigados a se refugiar num reino chamado Marinatambalo, enquanto o mundo místico e real se unem para encontrar uma maneira de reverter a contaminação.

?O que mais me encantou foi como a autora conseguiu unir os dois mundos de uma maneira tão necessária. Em diversos trechos podemos identificar situações que nos levam a refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta e onde pararemos se não fizermos nada agora para reverter a situação.

?? Eles derrubam árvores e poluem o ar. Sabem construir robôs, mas não sabem ser
sustentáveis. Eles não cuidam bem de sua casa, contudo querem morar em Marte. Tenho pena de Marte.?

?Outro personagem importante que deve ser citado é Dandara. Uma universitária que é moradora da comunidade do Abaí. Ela luta pelo seu povo, enfrenta as autoridades e levanta a voz pelo que acredita. Dandara poderia viver em muitos de nós, porque ela faz a sua parte e reúne aqueles que querem o mesmo que ela: um mundo sustentável. Mas, infelizmente, o pior que iremos escutar e muitas vezes dizer é: para que farei se ninguém faz? Esse é o ponto principal dessa obra. Ela trabalha a conscientização, de como podemos fazer a diferença somente fazendo a nossa parte para que no futuro tudo não esteja perdido.

A escrita da autora é fluida e de fácil entendimento. Ela literalmente mergulha-nos no mundo lendário para nos fazer enxergar como tudo pode ser destruído por uma atitude inconsciente nossa. Esse foi o meu primeiro contato com a autora e eu já me considero uma apaixonada pelo seu trabalho somente por ela haver escrito um livro tão necessário quanto esse. Não há para que não recomende esse livro. Todos devem simplesmente lê-lo e tirar um ensinamento de cada trecho.

Karol 02/11/2021

Amei,amei,amei
Os filhos do boto - Os refugiados das águas

De  acordo com o folclore, a lenda do boto cor- de - rosa, o boto se transforma em um homem usando uma roupa toda branca seduz as mulheres e as engravidam. Esse livro fala especialmente de um boto, chamado Caique, de acordo com ele, os boatos sobre o boto não são verdadeiros, e os homens engravidam as mulheres e as seduzem depois colocam a culpa no boto.

A única coisa que Caíque faz é seduzir as donzelas e viver uma paixão de uma noite. Porém no início desse livro ele que ficou encantado, após conhecer a sereia Iara, Caíque se apaixona perdidamente. Porém essa história de amor tem muitos acontecimentos que distanciam o casal. Os humanos poluíram as águas onde os botos moravam, fazendo com que sejam obrigados a procurar abrigo em outras águas.
Mas essa poluição está longe de ter um fim, e uma guerra se inicia entre o mar e a terra, quando um político contrata pessoas para matar os botos.

Eu amei a leitura desde as primeiras páginas, a forma como a autora escreve é diferente de tudo que já li. E amei mais ver muito de nossa cultura neste livro.

Além do romance, a história toda é ligada sobre muitos crimes ambientais que nós humanos cometemos. E a grande maioria fazem sem se preocupar com o nosso futuro, e de vários animais, tanto da terra quanto do mar.

Uma leitura que deveria ser obrigatória para todos. Ali você vai encontrar o amor pela cultura brasileira, e pelo meio ambiente.