Brasil Macabro

Brasil Macabro Davi Busquet
Julierme Rabello de Souza

Resenhas - Brasil Macabro

Ariadne 11/07/2023

Juntando dois temas que gosto muito (história e terror) Brasil Macabro é uma antologia que reúne contos de vários autores contemporâneos que reimaginam acontecimentos e/ou figuras históricas com um viés de terror 😱

(um momento de quebra aqui na resenha pra dizer que se eles encontraram um terreno fértil pra fazer isso com o Brasil de outrora, imaginem o que não fariam se o tema fosse o Brasil que temos hoje 👀)

Em antologias, é super comum que a gente não goste de um ou outro texto. Inclusive, eu já pontuei isso em várias resenhas do tipo aqui no perfil. Mas esse livro é daquelas raras exceções em que amei absolutamente tudo!

Eu jamais saberia dizer qual conto eu apreciei mais, porque eu senti um cuidado absurdo na construção de cada história. Eu nem consigo mensurar o tanto de pesquisa que cada autor fez, porque a imersão em cada período retratado era instantânea!

O desenvolvimento de cada uma, aliás, me deixou de queixo caído. Os caminhos tomados foram bem inesperados, e por isso, eu evitei ao máximo parar a leitura de um conto na metade, tamanha curiosidade em saber o final.

Outro ponto muito acertado foi que antes de cada conto, é um pequeno texto acerca do período ou personagem retratado. O texto não é nada expositivo, mas ajuda a atiçar o leitor. Inclusive, várias vezes eu pesquisei sobre os acontecimentos históricos no google, porque muitos eu sequer tinha conhecimento antes!!

É isso, gente. Brasil Macabro é maravilhoso demais! Um dos melhores nacionais que já li, sem dúvida alguma!

site: https://www.instagram.com/p/Ct2D9p3P3fS/?next=%2F