A escola do Messias

A escola do Messias Igor Miguel

Resenhas - A escola do Messias

marcelinho 26/03/2023

Como foi bom ler o livro do Igor Miguel nesse exato momento que comecei minha graduação em história.

Esse livro me deu ótimas orientações sobre a epistemologia cristã e tantos outros temas que envolve a área do conhecimento.

edivan 10/01/2023

EXCELENTE!!
Para entender sobre a importância da leitura cristã e sua contribuição para o bem coletivo. Eu quero reler a cada 2 anos!

Ana Paula Pinheiro 28/12/2022

Desafiador.
"o desafio que [aqui] é posto exige que o cristão revise sua própria existência à luz dos contornos teológicos de uma epistemologia cristã." (Igor Miguel)

Vinicius 04/10/2022

A Escola do Messias
A escola do messias é a compreensão de que a sabedoria é importante para a compreensão da revelação de Deus.

Gui Souza 24/08/2022

A Escola do Messias
O Pr. Igor Miguel faz um trabalho belíssimo nesse livro, ele consegue lançar os fundamentos para uma vida da mente distintamente cristã.
Primeiro vemos que é há uma punção religiosa que nos move ao conhecer e a tentar organizar a realidade, essa punção religiosa por significado é inerente aos seres humanos.

Depois vemos que podemos conhecer algo, porque Deus criou o mundo de maneira que ele faz sentido, ele é inteligível e nós temos a capacidade de entende-lo, essa noção também está relacionado com as revelações Divinas.
O autor aborda o conhecimento de três perspectivas:
o Autor do conhecimento: Deus
O palco do conhecimento: a criação
O ator do conhecimento: o homem
Como nos entendemos esses três aspectos moldam nossa epistemologia.
Mas não para por aí, pois as escrituras nos falam de uma forma de conhecimento diferente, que é a sabedoria, a sabedoria da tradição hebraica, não é apenas conhecimento teórico mas uma forma de integrar teoria e prática, uma forma de viver bem, pois o homem sábio consegue se mover no mundo Criado e movido por Deus.
A sabedoria na tradição hebraica, adquiri um caráter cristológico, e vemos então que a sabedoria é o própria Jesus, a Sabedoria encarna como o ápice da revelação.
Por fim, o conhecimento da Sabedoria encarnada precisa ser transmitida, e ela acontece por da Escola do Messias, que é a igreja por meio do discipulado, da pregação da palavra e da liturgia.

"Todo empenho intelectual do cristão é um espécie de culto, de reação doxológica, em que ele se maravilha e, portanto, obedece e serve."

VS06 28/07/2022

"Os cristãos não desdenham do conhecimento ou da atividade intelectual; antes, eles os reorganizam e ressignificam a partir da revelação de Deus. Assim, ao afirmar a fé como um tipo de virtude que procede o ato de conhecer, o cristão não está desprezando o conhecimento; ao contrário, está lhe oferecendo um lugar melhor."

Neste livro, @igorpensar mostra que a pulsão religiosa está por trás de toda a busca pelo conhecimento e progresso científico. O aparato cognitivo humano é a prova que Deus criou o contexto para se revelar. Ele se revelou em Seus próprios termos, na revelação geral (criação) e na revelação especial (monoteísmo judaico e Trindade cristã expressos no Cânon).

A sabedoria bíblica é conhecimento que serve ao bem-viver, não é controle empírico da realidade, mas um conhecimento que esteja a serviço da própria existência, das relações, da virtude e do bem do próximo. Conhecer (epistemologia) está a serviço do ser (ontologia). Ela nos ajuda a superar o feio abismo entre teoria e prática, a dicotomia entre cognitivismo-proposicional e experiencialismo-expressivista. Sabedoria reúne contemplação, reflexão discursiva, afeição e ação. Jesus é a Sabedoria encarnada e o cristão se conforma a Ele no discipulado por meio do Espírito. A teopedagogia cristã cria uma comunidade formativa, a Igreja. O Espírito opera pelos meios de graça administrados pela Igreja para que o cristão internalize a Lei e seja conformado à Cristo (Sabedoria Encarnada).

Alex JR 23/07/2022

Escola do messias
Excelente livro , de uma escrita de fácil e entendimento, aborda assuntos como sabedoria, racionalismo, epistemologia e muito mais

Kindle da Lay 01/04/2022

Ótimo para refletir
"Cristo está permanentemente presente no cristão por meio do Espírito Santo, que o guiará a toda verdade" E os anjos dizem: amémmm!

Esse foi um livro que eu saboreei devagar e que a cada capítulo deixava minha cabeça em parafuso. Adorei a reflexão que isso me trouxe. Fantástico!