O Caso do Colecionador Finlandês

O Caso do Colecionador Finlandês Mariana Cardoso

Resenhas - O Caso do Colecionador Finlandês

Bruna 30/05/2022

Isso sim é o que se espera de um conto releituea de Sherlock. A autora além de respeitar as a características principais dos personagens originais, criou um mistério interessante e uma resolução criativa bem ao estilo dos contos DE Sherlock. Sherlock é Watson são mulheres nesse conto, mas não mudou completamente a essência que faz os personagens serem quem são. Só não gostei muito da alusão a um relacionamento, esse crush da Watson na Sherlock. Realmente não sei porquê gostam de insistir num romance quando Sherlock claramente é arromântico e assexual. Mas como é apenas uma alusão, não é desenvolvido e nem vira parte importante do conto, então não estragou a experiência.

leti 06/05/2022

um livro interessante para ler entre outras leituras. gostei bastante do mistério e achei interessante sherlock e watson serem mulheres

Tâmara Moya 26/02/2022

Quando vi esse conto da Mariana Cardoso, não tive dúvidas, peguei para ler na mesma hora.
É uma história que traz uma versão feminina de Sherlock Holmes e Watson com uma vibe de Agatha Christie. É um conto curto e completo sobre o sumiço e investigação de uma boneca de coleção que prende o leitor do inicio ao fim. Confesso que já tinha o suspeito, mas o final é chocante.
A narrativa da autora é fluída, envolvente e muito gostosa. Um conto curtinho e que valeu a pena ter lido!

Schmidt 24/11/2021

Ótimo passatempo
Sendo um conto, obviamente, a história é curta. No entanto, isso não a torna menos completa. Muito pelo contrário, o estilo de escrita de Mariana Cardoso se destaca e se torna o verdadeiro protagonista. Com diálogos e descrições dinâmicas das cenas, a autora mantém o leitor entretido do início ao fim.

Pytlakbr78 01/11/2021

Um conto curtinho. Vale a pena pra Passar o tempo....
Quando a peça mais importante da coleção de bonecas de Joona Nukke desaparece, ele envia uma carta para a dupla Sherlock e Watson, implorando por uma solução para esse mistério. Entre intrigas e suspeitas do envolvimento de seres sobrenaturais, Nukke pede para que as detetives se hospedem na casa dele. Instigadas a resolver o caso, elas aceitam a missão, sem prever que encontrariam um dos casos mais obscuros de suas carreiras ? um grande segredo entre as bonecas.O Caso do Colecionador Finlandês é uma releitura baseada nos contos clássicos de Arthur Conan Doyle, mas na história de Mariana Cardoso, a dupla Sherlock e Watson são mulheres.

rebeca 21/10/2021

leitura rápida e fluida! prende do início ao fim!
Me surpreendi com o fato de Sherlock e Watson serem mulheres e a forma que a relação delas foi tratada, gosto de apostar em um personagem pra ser o assasino/culpado e acertei ? suspeitei do lance das bonecas de início também. PRECISO DE MAIS CONTOS DELAS!! MARIANA FAÇA ALGUMA COISA

Gabi742 03/08/2021

Gostei
A leitura é bem fluida e a escrita da autora é bem gostosa e dinâmica. Para mim a história teve até influencia da Agatha Christie por conta de deixar para o final contar todo o caso resolvido, mas isso não me incomodou.
A autora conseguiu me surpreender com a resolução do caso, mas queria que tivesse mais páginas. Amaria ler um livro com uma 200/300 páginas dessa história, seria tudooo.
Recomendo muito!

Lolli 25/05/2021

1. cara, é uma fanfic de sherlock, mas eu amei a história e como ela ganha um outro tom quando sherlock e watson são mulheres aos envolver as bonecas e tudo o mais.

2. como um conto, eu achei que fez muito bem o trabalho narrativo de criar o cenário do suspense para depois resolvê-lo no final. foi uma história rápida, mas achei bem desenvolvida porque amarrou as partes muito bem. é um suspense legal, muito mais intenso que achei que seria.

duda 10/05/2021

O caso do colecionador finlandês
A escrita é bem dinâmica, dá vontade de ler mais e faz jus às histórias de sherlock. Também é muito interessante ver sherlock como mulher com aquela mesma essência kkkk só não dou 5 porque já imaginava o suspeito e o que estava acontecendo já na metade do conto rs

gunsformonkeys 01/05/2021

aqui não tá escrita o quão trouxa eu fui. a escrita da autora é muito boa e dinâmica, da vontade de ler muito mais. pra quem gosta de sherlock e suspense é realmente perfeito, confesso que imaginei quem era o suspeito, mas nunca a justificativa. to louca pra ler o livro da autora.

Y a s 17/04/2021

Muito bom!!
Um conto muito rapidinho e fluído!! Adorei como começa ?do nada? e como em poucas páginas te prende, ameii

mimi 16/04/2021

SURREAL!
Eu nem sei por onde começar ao elogiar esse conto. Primeiramente, é uma nova versão de uma das duplas mais incríveis da literatura: Sherlock e Watson, mas sendo mulheres.

Achei a proposta do livro super interessante, mas confesso que tive minhas dúvidas antes de ler se a narrativa chegaria aos pés do original. E sinceramente? Chegou e MUITO!

A nossa Sherlock tem a mesma energia do seu predecessor e a narrativa da Watson passa a mesma sensação do original. É como se a autora tivesse adentrado na mente dos personagens e se banhado nos mesmos para criar sua própria narrativa. E não é sempre que isso funciona, a autora está de parabéns, sério. Além disso, ela é muito corajosa por remasterizar um clássico.

Eu nem preciso comentar sobre o desfecho que, ao meu ver, foi chocante. Você sabe que tem algo errado com certo personagem e ainda assim talvez não consiga dizer o que é e só quando Sherlock coloca os fatos na mesa é que tudo começa a criar forma e fazer sentido.