Clichês em rosa, roxo e azul

Clichês em rosa, roxo e azul Maria Freitas
Alan Silva

Resenhas - Clichês em rosa, roxo e azul: Coleção completa

teatrodoslivros 29/07/2021

histórias emocionantes, para dias estressantes
esse foi o meu primeiro contato com a Maria Freitas, sempre fiquei na curiosidade de ler algum trabalho dela e comprei os Clichês versão física na pré venda, passei esse mês de julho me aventurando nessas histórias e não me arrependo de nada.

a maria mostra que nós, pessoas LGBTQIA+ podemos viver um amor, seguir os nossos sonhos e que podemos sim ter nosso final feliz. os 12 contos com protagonismo bissexual são retratados de uma forma incrível e responsável, cada cuidado que a mesma teve com cada um deu pra perceber o tanto de amor que ela deu a cada história.

amei conhecer o trabalho dela e com certeza vou continuar acompanhando a mesma!

arifrossi 04/08/2021

Sim, o livro são contos mas todos os contos se conectam de algum modo ( depois no fim spoiler)
Amei alguns contos mais que outros mas agora fiquei morrendo de vontade de ganhar os livros de presente de natal e ficar admirando o trisal para sempre. Quem acompanho minha leitura viu, sofri lendo. Muita coisa porque eu como bissexual e demissexual preciso de uma conexão então meus contos favoritos foram os que tive uma maior conexão tipo os personagens. O meu favorito foi o das duas senhoras estilo feudal, depois os os do covid ( tanto do vozinho quanto da vizinha) e depois elza e floriznha, dai trisal em diante. ( Sim trisal não me cativou tanto mesmo amando o Henrique defenderei meu bichinho).

Bom antes de finalizar meus PARABÉNS A AUTORA e fica aqui meu pedido para mandar a lista de compra dela aqui pra casa que eu leio de boa, escrita megaaa fluida e prende que só Deus pra te soltar do livro. Recomendo 5 estrelas favorito e chorando para ter na estante.

Raibookstan 21/04/2021

Contos com muita representatividade
Nesse livro de contos vamos ter meninas apaixonadas lutando com o preconceito da época, ex amigas que se gostam com inseguranças em relação ao corpo, um adolescente descobrindo que é possível gostar de mais de um gênero e viagens para outras dimensões, além de muitas outras aventuras. Eu adorei cada conto e a representatividade neles presente. A autora foi muito criativa ao escrever alguns contos e ao ligar as histórias umas nas outras. Esse livro vai fazer você se por no lugar dos personagens e sofrer junto com eles. Ele retrata temas muito importantes como a gordofobia, o racismo e a homofobia. Eu só tenho que me conformar que alguns contos foram curtos kkkkkkkk. Meus favoritos foram ?As razões de Henrique?, ?Estrela e a flor?, ?Um corpo de verão? e ?Emma, cobra e a criatura na parede?. Impossível escolher um só kkkkkkkk.

Trechos:

?Mas depois eu penso: pra quê? Por quem? Pelo outro? Não vale a pena, Bia. As pessoas sempre vão encontrar algo para dizer. Sempre. Não importa o que você faça, elas sempre vão estar lá para te julgar.?

?Mas eu não ia deixar de existir só porque eles não aceitam aquilo que não entendem. E ninguém tem que aceitar nada, não ofereci nada para ser aceito. Eu hein!?

?um jovem preto resistindo aos militares. É difícil hoje, foi difícil ontem, mas espero que não precise ser difícil amanhã.?

?Todo mundo prega o amor? desde que você se apaixone por alguém branco, magro ou de um gênero diferente do seu. Caso contrário, algo, com certeza, vai estar errado.?

cams 03/10/2022

Apaixonada
Estava a muito tempo querendo ler esses contos e quando comecei não consegui mais parar.
Fiquei presa em todas as histórias e me apaixonei por todos os personagens, daria mais estrelas ainda se fosse possível

biblio.livy 17/01/2022

multiverso de emoções e aventuras
Um livro de contos que vão de se apaixonar pelo vizinho de janela, a trisal sertanejo, a viajar pelo tempo e espaço com um Papai Noel. Comecei a ler única e exclusivamente por causa dessa capa, que não é nada discreta (e eu amo), e acabei me deparando com grandes e várias ondas de diversas emoções. Contos que fazem você rir, chorar, sentir raiva, medo, felicidade e esperança de que no final, mesmo depois de muitos perrengues, tudo pode dar certo. Personagens apaixonantes e que é possível se sentir igual a eles, porque uma coisa que esse livro acerta é na representatividade. Enfim, não sei mais como expressar em palavras o tanto que eu amei esse livro, recomendo muito. Beijos da bi, que amou um livro sobre bis

ana.exe 28/08/2021

comfort book. :(.
Todos os contos foram incríveis, cada um teve a sua importância e todos os personagens me cativaram mesmo em tão poucos capítulos, começamos com um trisal sertanejo cheio de química e amor, um casal lésbico aprendendo juntas a se aceitar a se amar, um conto de época sobre um amor impossível que se tornou possível, um amor de pandemia com muitos cafés e conversas na varanda, um casal aprendendo a aceitar as escolhas erradas e acertando pela primeira vez juntos, o frio e quente se unindo pela primeira vez em um conto de amor, uma adolescente trocando cartas entre seu avô e o "admirador secreto" dele, um adolescente se descobrindo e lidando com si mesmo, no meu conto preferido dois amigos com poderes se juntando depois de tempos sem se falar para descobrir o porquê de uma parede falar, uma cantora de bar e um designer fazendo um trato e se encontrando um no outro, três pessoas se juntando pra conhecer seu autor favorito e começando uma amizade linds (e talvez algo mais) no processo, e por fim, um papai noel de outro planeta tentando consertar os efeitos dos erros de seu mundo sobre o nosso! Cada um foi importante pra mim de sua maneira, eu ri, eu fiquei triste, fiquei chateada, quase chorei com Alzira e sua amada e senti meu coração aquecer com uma obra tão linda! Todo o meu amor pra Maria Freitas, a autora maravilhosa desses 12 contos! Virou meu comfort book, tá favoritado e é lindo, cinco estrelas óbvio!
Ana! 28/08/2021minha estante
Já li mais não gostei!

bacelar2 26/06/2022

Leitura obrigatória
Ótimos contos, com bastante representatividade. Gostei mais de um que de outros, mas o último (em que todos se interligam) foi incrível.

mare 01/01/2022

muito bom!
são 12 contos, com muitos personagens e histórias diferentes, com muita representatividade, mas MUITA mesmo, de tudo quando é tipo, muitas referências, muitas abordagens de assuntos contemporâneos e importantes que devem ser discutidos, muitas frases reflexivas que você vai poder tirar algo delas e levar pra vida, isso foi o que eu mais gostei dos contos, tanto que fiz muitos quotes interessantes.

os melhores e meus favoritos foram: "espero que não perca", "estrela e a flor" e "emma, cobra e a criatura da parede". os dois últimos eu terminei querendo um livro inteiro e mais desenvolvido só pra eles. leria muito!

teve alguns que não curti muito achei meio chato, mas a maioria dos contos você com certeza vai conseguir se identificar e tirar algo de bom.

"É que às vezes, a gente está com tanta pressa, tão preso na nossa própria vida, que esquece de todas as outras vidas que nos cercam. Elas também são importantes, mas ninguém vê. E a pergunta mais difícil de responder, no fim das contas é: quem é que vai nos enxergar, se estamos todos com pressa?"
- As razões de Henrique

Tina 22/07/2021

Eu tava organizando minha estante, e achei esse livro incrível, esse foi um dos primeiros livros que eu li, bons tempos kkkk hj faz 2 anos que minha paixão por livros começo, então hj como gratidão vou arrumar toda a minha estante quanto em casa e quanto aqui nesse app.
Obg a todos que estão lendo essa mini "resenha" ?kkkk
caramba 2 anos!!!

Ray.an 07/06/2021

Livro simplesmente maravilhoso, cada conto tive uma emoção muito grande, chorei em algumas partes (sim eu sou sensível), consegui me encontrar em MUITOS dos personagens, mas principalmente na Bia de "Um corpo de verão" e na Camila de "Amor de janela".
Amei todas as referências e me senti tão valida com cada página lida.

Grailson 23/04/2021

Eu tinha altas expectativas para essa coletânea de contos, pois queria ler todos eles há muito tempo, e falo com tranquilidade que todas as expectativas foram atendidas. A Maria Freitas fez um trabalho incrível produzindo 12 contos com protagonistas bissexuais, a representatividade que estas histórias carregam é algo incrível.
Não vou me prolongar muito falando, mas com toda certeza tive meus contos favoritos e outros nem tanto, como qualquer leitor.
Eu amei como todas as histórias estavam interligadas e foi possível perceber isso cada vez mais ao avançar no livro, o último conto ligando de vez todas as histórias foi a cereja do bolo. Um trabalho impecável que merece todo reconhecimento desse mundo.
Meus contos favoritos foram: Um corpo de verão, Amor de janela, Estrela e a Flor e Acho que eu fiz uma música.

.n1nyy 05/04/2022

Clichês em Rosa, Roxo e Azul: Coleção Completa
Todos os contos são simplesmente perfeitos. Uns mais confusos que outros e outros muito mais divertidos que se sobressaem, mas todos são incríveis e cada um se interliga deixando ainda mais interessante. E o último conto foi um dos melhores dessa coletânea fechando o livro com chave de ouro. Adorei ter lido todos, mesmo que eu tenha parado pela metade achando alguns difíceis e muito confusos de ler, mas terminei tudo e gostei bastante.

Kim 01/11/2021

acolhedor e real
Os contos me trazem uma sensação de muita familiaridade. Principalmente por ser brasileiro e eu amei isso.
Alguns se destacam mais que os outros, alguns são melhores e outros nem tanto. Mas amei que todos se interligam de alguma forma.