Animal

Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Victoria.Bispo 15/06/2024

Achei delicioso de ler
Livro de mulher maluca é sempre um prato cheio pra mim. A história em si é muito envolvente e eu simplesmente amei a fluidez da leitura. Leria mais 400 páginas disso

LIA 11/06/2024

"Por muitos anos minha ira ficou dormente."
O que a Lisa Taddeo fez nesse livro é surreal. Comecei a narrativa estranhando o comportamento da Joan, quase detestando ela e terminei querendo abraçar ela e proteger de tudo e todos. Fora que a personagem levanta uns questionamentos que nós faz refletir sobre o nosso papel como mulher na sociedade e também sobre todos os relacionamentos que tivemos ao longo da vida. E sem comentários pra escrita da Lisa... simplesmente incrivel.

O livro é cheio de gatilhos, é uma escrita brutal, pra quem não tá acostumada (eu no caso) os primeiros capítulos podem ser assustadores mas no final valeu a pena capa página.
MelQuezado 11/06/2024minha estante
Louca pra ler esse. Espero ler esse ano ainda

filipebars 11/06/2024

Igual doritos sem água
O livro tem uma boa escrita e um ritmo muito gostoso, a leitura flui muito bem. Gostei bastante dos primeiros 60% do livro, tudo estava na medida certa, nos outros 40% a narrativa mudou de ritmo (acredito que pra acompanhar o declínio psicológico de Joan) o que não me agradou muito mas foi ok.
Tem passagens bem fortes, algumas com certo desenvolvimento pra narrativa/personagem e outras até descartáveis (dá pra citar o caso da vó de Joan nessa crítica).
Não achei o final ruim, mas esse final é fantasioso demais pra tudo que foi apresentado - difícil de acreditar no coringamento de Joan na >forma como ocorreu

Eduarda2674 06/06/2024

Female rage puro
Imaginava que a história giraria em torno de uma mulher tentando superar o luto e/ou um transtorno de estresse pós-traumático (o que não deixa de ser, na verdade, mas vai muito além). Esse livro não narra nada além das violências e mortes que Joan sobreviveu ao longo da vida, e é sensacional a maneira como cada um desses acontecimentos se desenrola para possibilitar o entendimento da origem dessa raiva e desse vazio. Ainda não digeri o que acabei de ler, mas a história e a escrita são viscerais, te viram do avesso.

Recomendaria não só pelo enredo, mas também pela experiência indestrutível que é ler esse livro.

amanda 04/06/2024

🤬 #$%!& QUE LIVRO FODA!!!!!!! esse livro me faz pensar como certos autores são tão geniais que conseguem criar um personagem com uma mente tão genial quanto, mesmo sendo apenas uma obra criada. faz vc esquecer que está lendo um livro, e não vivendo ao lado de uma pessoa real, que no caso é a protagonista. o processo criativo desse autores envolve desenvolver uma nova pessoa e, com isso, uma personalidade tao completa, que conta com traumas, padrões e coisas que só fazem muito sentido pertencerem aquele personagem. ler esse livro foi como conhecer uma amiga e ver o quanto ela é real, mesmo tudo isso sendo apenas um romance e eu apenas uma leitora hipnotizada.

garibela 04/06/2024

Sensacional
Que livro! ? forte, difícil, triste. muito foda. a cada capítulo eu ficava mais mexida.
escrita LINDA, tudo muito bem encaixado
garibela 04/06/2024minha estante
MUITOS gatilhos

Lanna Vieira 02/06/2024

Esse livro foi um misto de emoções! No início eu realmente não estava gostando porque Joan é extremamente apática e eu não conseguia me importar com ela, mas quando a história vai seguindo você entende todos os motivos para aquele início lento. Além disso, amei muito a escrita da Lisa Taddeo.

Isabella.Forzani 01/06/2024

O livro de mulher maluca, acredito que esse livro não vá agradar a todos por n motivos; uma leitura fluida,muitos gatilhos;ler esse livro foi uma experiencia muito boa apesar de ficar dias remoendo ele dentro de mim. so achei o final meio arrastado muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo mas realmente acho q e´ um livro que você precisa ler para tomar as próprias conclusões sentir a experiencia do livro e entender a cabeça da personagem

Juharuno 31/05/2024

Doloroso, agoniante e poetico
Confesso que estava com um pé atrás por causa de algumas avaliações negativas. Mas, quando fui pesquisar a fundo sobre a história, tive certeza de que amaria e que se tornaria um favorito. Às vezes, não precisamos ler um livro para saber que ele vai mudar nossa vida, e "Animal" foi exatamente isso. Eu o amei mesmo sem tê-lo lido e foi uma experiência fantástica.

Este livro é difícil de ler, não porque a escrita seja complicada - Lisa consegue fazer uma escrita muito fluida e fácil de entender. O problema são os acontecimentos pesados ao decorrer da trama. Tudo é muito doloroso de ler, principalmente as cenas de abuso que são detalhadas. Você se sente enojado, mas também admirado pela forma como Lisa consegue nos mostrar isso de uma forma poética.

Nunca tinha lido nada de "Famele Rage" (livro de mulher maluca) e tinha muita curiosidade em saber como era, e caramba, senti que a louca era eu.

De fato, não é uma leitura fácil, principalmente se você é uma mulher. Tem muitas cenas de gatilho, onde me peguei chorando porque passei por algumas coisas que a protagonista passou. Tudo nesse livro dói; você se sente tocada de forma indesejada, sente seus pensamentos sendo invadidos por uma mulher que passou por muita coisa.

Joan é uma personagem que foi feita para todo mundo odiar; no entanto, não consegui odiá-la de verdade. Senti empatia e vontade de abraçá-la em alguns momentos. Não estou dizendo que Joan é santa, porque sabemos que ela está bem longe disso, mas também temos que entender que traumas podem sim mudar pessoas. Pode mudar nossa forma de pensar, nossa forma de agir. Joan não é uma pessoa ruim, ela é apenas uma mulher.

Amei a forma como a autora retratou a fúria feminina. De fato, é um gênero que quero explorar muito mais. Os pensamentos da protagonista são absurdos, mas fazem sentido, porém temos medo de falar isso em voz alta. Joan não tem medo de falar as coisas, por mais pesadas que sejam.

Ela sempre foi desejada e nunca amada. Confesso que isso me pegou muito, porque só quem passou por algo assim consegue entender. Joan nunca foi elogiada de verdade, e quando foi, se sentiu feliz como uma menininha. Peguei empatia ao ponto de chorar quando ela sofria, porque dava para sentir que, apesar de tudo, ela queria ser feliz como qualquer outra mulher.

Pensei que iria rolar um romance lésbico, mas sua relação com a Alice me surpreendeu bastante. O amor que ambas sentem uma pela outra ultrapassa qualquer coisa neste mundo. A forma como Joan a odiava e depois passou a amá-la foi perfeita.

Este livro ou você vai amar ou odiar, não existe meio termo. Eu fui uma das que amaram. Senti que o final foi corrido e eu mudaria algumas coisas, mas gostei mesmo assim. Lisa consegue transformar cenas pesadas em pura poesia. Tudo aqui é muito difícil de ler, dói na alma, sinto tanto nojo, me sinto mal, e sinto que não deveria ler algumas coisas por serem muito íntimas.

O livro todo é Joan contando essa história para alguém, e podemos dizer que esse alguém somos nós mesmos, os leitores. Então, o livro todo parece que ela nos força a saber dos detalhes de sua vida, e ela não quer que a gente desvie os olhos nem por um minuto. Ela quer que a gente saiba de tudo timtim por timtim.

Confesso que demorei para pegar o ritmo de leitura, mas depois que peguei, devorei muito rápido. Entendo porque algumas pessoas não gostaram, mas também você precisa se esforçar e abrir sua mente para a personagem. Como disse, não é fácil ler, muito menos gostar de Joan, mas se eu fosse você, tentaria ler com calma e paciência. Realmente não é um livro para se ler rápido; ele deve ser apreciado como um belo vinho.

Vi muitas pessoas também falando que as cenas chocantes não fizeram sentido nenhum, e que estão ali só para chocar. Na minha visão, a autora quis mostrar que nem sempre a vida é feliz. Lembrando que a protagonista é uma mulher, então sim, é para causar desconforto. Não é um livro de felicidade, não é uma mulher que teve sorte na vida, tanto em família como em relacionamentos. As cenas são pesadas sim, mas foram tão bem encaixadas que você sente que não foi forçado. Tudo fluiu muito bem, sem nenhuma ponta solta, tudo foi fechado como deveria ter sido. Então, não, eu não acho que foi apelação para chocar o leitor, a autora já tinha planejado que tudo isso fosse acontecer, e é tão natural que você fica revoltado com tudo. Porque essas coisas acontecem na vida real, acontecem muito mais do que a gente pensa. Então, para mim, não foi apelativo e nem forçado.

Não recomendo para pessoas sensíveis; pesquisem os gatilhos antes de lerem, pelo amor de Deus!

O final foi emocionante e me lembrou muito a cena do filme da Barbie, onde passa vários momentos da vida das mulheres. Me senti muito bem ao ler as últimas páginas; é lindo e libertador tanto para nós como para Joan. Sentimos que o sofrimento finalmente acabou e agora temos a paz que tanto queríamos.

Lisa Taddeo, você é um gênio e escreveu um dos melhores livros do mundo sobre a mente feminina quando está em completo colapso e fúria.

Ana Caroline 28/05/2024

Para ler esse livro é preciso ter a mente aberta. Se for julgar o livro pelas atitudes duvidosas e pensamentos horrendos da protagonista, não irá gostar. De fato mostra a verdade sobre a fúria feminina. Não defendo o modo de vida da protagonista, suas ações são duvidosas mesmo, mas seu passado é cruel e injusto. O final que muito frustra alguns, foi o que eu mais gostei!

DarthBea 28/05/2024

Livro de mulher doida bom d+
Terminando agora, compreendo um pouco qual é o hate envolto nesse livro, mas o que digo é: se for ler, tem que ser com a mente >aberta< sabendo que a personagem principal tem umas ideias e atitudes muito duvidosas, e você terá que seguir o livro tentando compreender a mentalidade dela.
Resumindo: ela é mei doida e narcisista e pode ser desconfortável para alguns

Mas eu amei! Muito bem escrito, tem um certo mistério que segue até o final. Em nenhum momento a leitura ficou cansativa e o final não deixou pontas soltas.
4/5 ?

Alceste. 25/05/2024

SEM PALAVRAS.
"O mundo tinha me feito acreditar que eram as mulheres que enlouqueciam. E era simplesmente a dor das mulheres que se manifestava como loucura." Esse livro me tocou de tantas formas, a história da Joan ressoou muito em mim, é uma personagem que foi muito bem escrita, de longe Animal é um livro mediano, pelo contrário. Acredito que todas as mulheres que lerem esse livro talvez tenham essa mesma experiência e algo dele irá ressoar bem forte em você. Uma leitura incrível, recomendo fortemente esse livro.

Isabella._. 23/05/2024

Animal
Amo livros sobre mulheres a beira da loucura, Joan sempre detectou estupro nos homens, cresceu rápido, procurava em homens traços de seu pai, nunca foi próxima de mulheres devido a constante repulsa de sua mãe em relação a sua existência, um pai que amava mais a filha do que a mãe e amava a si mesmo acima de tudo,

Joan tem culpa nos relacionamentos dela,depravada como ela mesmo se caracteriza, ia atrás de homens casados, mais ricos que o pai traidor dela,

O relacionamento tóxico abusivo de dois gumes com Vic, a identificação dela com Eleanor ( parte de mim queria que ficassem juntas, porém a melhor escolha dela foi deixar ela, e não ser a tia que queria consolar,)
A obsessão por Alice é a vida que ela nunca teve ao lado da mãe na Itália,

frazão 23/05/2024

Esse tava na minha lista pra ler tinha mt tempo
female rage bom mas esperava maaaaais
é uma história boazinha e tals mas só

Bianca.Javorski 21/05/2024

É ok?
O livro é legal, mas minha expectativa estava muito acima da entrega dele.
A história é meio doida (até um pouco forçada?) e a personagem mais doida ainda. Pra mim, isso não incomoda (apesar de poder trazer gatilhos para alguns leitores). O que me incomoda é que achei muito arrastadoooo.
Acho que só fui me envolver realmente com a leitura nas ultimas 50 páginas.
No geral, eu gostei. Achei ok. Não é um livro que eu recomendaria, mas também não é de todo ruim.
No fim das contas acabei me compadecendo pela trágica história da Joan, e compreendi um pouco da loucura e revolta com o mundo, mas teria gostado muito mais se ela não fosse uma grande cuzona com as mulheres, apenas descontasse essa raiva toda nos homens. ?????