Animal

Lisa Taddeo
Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

Edna.Baldaia 25/01/2024

Não quero ser simplista dizendo que a protagonista é “doida”.
Não quero ser simplista dizendo que a protagonista é “doida”.
Mais do que isso ela é uma sobrevivente. Animal é uma história de sobrevivência.
De alguém que a despeito de tudo que pode acontecer de ruim, decide lutar e sobreviver.
É um livro irregular, excelente em alguns momentos, obvio em outros poucos, mas sem dúvida uma história impossível de abandonar. 7,5/10

mareparts 27/01/2024

Simplesmente visceral
Forte, impiedoso, primitivo e doloroso. essas são algumas das palavras que eu usaria para descrever esse livro. eu quis lê-lo muito rápido, porque ele te cativa, te envolve e te prende, mas tomei o cuidado de ler em doses menores, pois ele é pesado. eu recomendaria essa leitura a todas as pessoas que estão abertas a serem constrangidas pela natureza humana mais brutal. não é uma leitura exatamente fácil, a personagem não é fácil de se conectar e muito menos o enredo da história é simples. e esses também são motivos para ler o livro.

Alinny.Miranda 04/02/2024

Que experiência negativa?
Eu não consigo descrever uma opinião pessoal sobre esse livro que não seja ?ruim?. eu adoro ler livro de mulher doida, mas é tão visceral para além dos limites, coisa que não é pra mim. esse livro é forte, pesado e claramente não é pra qualquer um. existem cenas muito descritas, coisas que me deram gatilhos fortíssimos? além de sentir que a história foi muito mau trabalhada.

_txisr 07/02/2024

Odiei
Me arrestei o livro inteiro na leitura e não consegui criar conexão com a personagem. Espera bem mais :/

Gabriella Gomes 20/02/2024

Um livro sobre como homens arruinam a vida de mulheres e como mulheres tem que conviver com pequenos estupros durante toda a vida. Um livro bem pesado e explícito, com diversos gatilhos, mas que me prendeu do início ao fim.

Lara 25/02/2024

Desconcertante
O livro é todo uma narrativa de uma mulher de uns 30 e poucos anos, a qual parece totalmente perdida emocionalmente. A leitura é fluida, nos deixa com curiosidade para saber que fim vai ter aquela história meio absurda mas carregada de muitos sentimentos. Em algumas partes do livro, acabei me perdendo nas informações, pois a narradora estava narrando algo atual e depois se fundia com flashbacks do passado. Ai como ela narrava em partes, eu acabava não entendendo completamente de quem ela estava falando, ainda mais porque as pessoas atuais da vida dela remetem a experiências/pessoas do passado. O livro é desconcertante, tem partes bem desconfortáveis que não compreendi porque ela se deixava chegar naquela situação, mas enfim, acho que uma pessoa que cresceu em meio ao caos e que não aprendeu a não repetir apenas vivências tóxicas, acaba tendo essa vida vazia mesmo.

insaniadora 14/03/2024

FEROZ E SELVAGEM
Não recomendo esse livro pra qualquer um. Precisa ter estômago. A história trágica de uma mulher cuja a vida foi arruinada por homens desde os seus 10 anos de idade.

Carolina 30/03/2024

Tinha muita expectativa nesse livro e acabei frustada. Achei a história ok, mas tinha tantas cenas que eu simplesmente queria sumir!!! Não sei.

maria luiza 30/03/2024

Um eterno ???
A história retratada em ?Animal? é brutal e de certa forma, desnecessária. Conforme eu ia lendo as barbaridades que se passam na cabeça da personagem principal me peguei diversas vezes imaginando que aquilo seria a mente de um homem. Ou pelo menos uma narrativa para encantar figuras masculinas, uma vez que a personagem é completamente fora dos eixos e tudo nela é sexualizado. Ler mulheres loucas é um conforto, mas nesse caso foi um incômodo sem fim. Imagino que a ideia da autora era passar algo semelhante a história de ?Tudo é rio? da Carla Madeira mas não chegou nem perto disso.

Ana 04/04/2024

My honest reaction
Esse é definitivamente um livro e definitivamente um livro de mulher louca kkkkkk lisa quis chocar e tenho que dizer que ela conseguiu.

Helena 23/04/2024

"O mundo tinha me feito acreditar que eram as mulheres que enlouquecia. E era simplesmente a dor das mulheres que se manifestava como loucura"

Vitor 28/04/2024

A reação raivosa de uma mulher.
É compreensível que haja futuros questionamentos acerca do meu ponto de vista sobre este livro, pois sou um homem cis e esta obra é extremamente feminina. Mas sinto o impulso de dissertar sobre ele.

Lisa Taddeo, através de uma escrita difícil de ser digerida, porém extremamente fluida, provoca no leitor sentimentos controversos. Em alguns momentos, como ouvinte do que a personagem Joan tem para expor, senti-me nauseado pela forma como ela escancara a vida de uma mulher em uma sociedade patriarcal.

Todas as atitudes questionáveis da personagem são fruto de suas experiências de vida. Devemos normalizar a reação da vítima? Devemos compadecer-nos? Para mim, devemos apenas escutar o que ela tem a exteriorizar, sem assumir o papel de quem julga.

O perdão nessa ficção não existe, justamente devido à sua aproximação com a realidade feminina. Refleti por semanas sobre o conteúdo de uma entrevista de Carla Madeira, na qual ela discursa a favor do perdão. Por um tempo, quis acreditar nas palavras dela por causa da minha admiração por sua obra. Ela não foi capaz de me convencer de que certas situações comportam o perdão. Em alguns casos, é favorecer demais uma sociedade decadente e deplorável. Contradigo-me, assumo o papel de julgador.

Em uma conversa com uma senhora sobre literatura, ela disse que para o feminicídio e o infanticídio não existe a possibilidade de redenção para o causador dessas atrocidades, mesmo quando se trata de ficção. Concordo. Mas isso engloba o estupro? A pedofilia? O abuso psicológico? O abandono? (temas sensíveis presentes no romance).

Em "Animal", Lisa Taddeo invoca, através da personagem principal, questões reais. Como escritora, ela utilizou o poder da literatura para ser livre e expor os pensamentos mais humanos, que, quando ditos por mulheres, são demonizados pela sociedade. Nós, homens, sempre tivemos o benefício de poder assumir livremente o papel do diabo na terra.

De certa forma, Lisa responde aos meus questionamentos acima com o desfecho dos outros personagens. Finalizo com uma passagem do livro em que Joan reflete: ?Quando são muitas coisas ruins, elas tapam os ouvidos e vilanizam a vítima. Mas uma centena de coisas muito ruins aconteceu comigo. É para eu ficar calada? Suportar a dor como uma boa menina? Ou devo ser má e descontar no mundo? De qualquer forma, não serei amada.?

anaju76 30/04/2024

Demorei para conseguir terminar mas acabou me surpreendendo. O início foi muito arrastado e tava quase desistindo mas do meio pro final tu fica querendo saber oq diabos aconteceu e oq vai acontecer com a diva. Embora teve muitos momentos que fiquei totalmente ???? achei emocionante, c muitas reflexões sobre várias questões e acabei gostando do desfecho. Valeu a pena insistir. E estarei com a joan nas trincheiras.