Diários: 1909-1923

Diários: 1909-1923 Franz Kafka

Resenhas - Diários

Maísa Colodel 29/12/2023

Não tenho palavras pra isso, pois eu entendi mais coisas do que eu deveria ou queria entender ao ler. Apenas me sinto mal de ler coisas que não deveriam ter sido lidas - afinal, são diários pessoais, e eu me sentiria péssima se fizessem o mesmo comigo. (E mesmo assim, saí com mais anotações de trechos do que eu imaginava que sairia)

madu.taveira 28/01/2023

Um outro e ainda o mesmo
Ler as obras literárias de Kafka é algo que todo mundo deveria fazer uma vez na vida, apenas pra reforçar o conhecimento geral da genialidade dele. Mas aqui e nas cartas (acredito que principalmente as de Milena) vemos um outro Franz, é impossível não notar. Por mais que a mente singular e atormentada se faça presente nas narrativas ?especialmente no uso de metáforas dentro ou fora de suas histórias ?, o que vemos nos diários é algo muito mais cru, mais substancial e visceral, que tão intensamente nos afeta e perturba como se estivéssemos passando cada um daqueles dias (felizes, miseráveis ou entediantes) ao lado da figura do escritor, sentindo suas dores e medos, tocando sua pele. Eu não escondo mais de ninguém: Kafka é meu escritor favorito, e ter o privilégio de conhecê-lo um pouco mais a partir de sua intimidade é, sem dúvidas, algo pelo qual sou profundamente grata.

Daniel 04/12/2022

Os diários de Kafka que nos revelam o quanto o humano Kafka se encontrava registrado nas páginas de seus contos e talvez por isso, antes de morrer, ele tenha pedido para que fossem queimados, talvez para esconder quem ele era daqueles que não conseguiriam interpretá-lo.

Marianne Freire 16/08/2022

Diários de Kafka
Uma catarse assombrosa de questões de foro íntimo e de literatura, assim são os Diários de Kafka. Solidão, esquizofrenia, sofrimento psíquico, a angústia de existir, o conflito com o pai e a sua relação com a profissão burocrática de advogado no escritório e a escrita literária. Com a tradução exemplar de Sérgio Tellaroli, os diários de Kafka vem para as nossas mãos pela primeira vez através da editora Todavia.

Kafka escreveu seus diários em 12 cadernos sem pauta de cerca de 25 x 20 cm, cada um deles contendo de 20 a 58 páginas. Ele é responsável por algumas das obras-primas da literatura universal como O processo, A metamorfose, O castelo, Na colônia penal. Kafka é um autor incontornável da literatura mundial. A fisionomia kafkiana é repleta de existencialismos para além do mundo intrapsíquico. Os diários são uma literatura em primeira pessoa de gênero confessional, marcados desde o isolamento, saindo do espectro privado para o público.

Kafka vai além da literatura e da filosofia, a sua dimensão axiológica é imensa (ética, moral, estética, espiritual).

Uma leitura para se demorar em meses de paciência com Kafka, e conhecer, em doses homeopáticas as suas dores ontológico-psíquicas, existencialismos expandidos pelas suas noites de escrita, e por fim, sua corrosão interna.

Mr. Brownstone 21/05/2022

Gostei muito da leitura, me senti como se estivesse sentando em uma mesa conversando com Kafka. A edição é excelente e bem confortável de ler.

Gabe 17/04/2022

Diários Kafka
510 páginas de uma incrível viagem que fazemos pelo decorrer da vida do autor, Franz escreve aqui como era conviver com a angústia de querer se dedicar exclusivamente ao seu fim; A literatura, e não poder. Obrigado a trabalhar na fábrica de seus pais Franz deixa explícito que não havia outra coisa e não poderia haver algo que significasse mais ele do que sua total dedicação a literatura, e bonito angustiante, triste de se ler e imaginar. Kafka queimou quase 90% de suas obras literárias, entre as publicadas estão; A metamorfose e o conto Na colônia penal.
Conseguimos ver como kafka enfrentava seus problemas de saúde e sua relação com um futuro que ele sabia que não seria longivo. Apenas uma leitura densa e triste amigos...

Alisson da Hora 18/02/2022

Claustrofóbico
Edição cuidadosa, tradução apurada, bem diferente das que circularam até então: desorganizadas, com traduções adulteradas ou simplesmente mutiladas.
A sensação é de claustrofobia. E de que se há alguma esperança, como ele mesmo disse a Brod, certa vez, não é para nós.