O segredo dos Barsala

O segredo dos Barsala Gláucia Batista

Resenhas - O segredo dos Barsala

luiza 22/06/2021

Resenha O segredo dos Barsala
"? A mais bela fogueira começa com pequenos ramos."

!!Livro contém cena de assédio explícito!!

O segredo dos Barsala conta a história de Teçá Németh, uma jovem húngara, que depois de uma vida muito difícil, encontra uma proposta de emprego que finalmente colocará sua vida nos eixos novamente, mas nem tudo é o que parece...

Começando pelo ponto que mais me cativou na história; a cultura e folclore romeno. Eu fiquei admirada de verdade em como o livro traz diversas explicações das lendas do folclore e dos personagens dessas lendas (o que não faz parte da nossa cultura e "dia a dia" e demanda uma pesquisa mais demorada). Dampiros, shtrigas, strigois, morois... são algumas das criaturas que aparecem e tem sua história contada no livro.

A história, que se passa na Romênia, também é muito bem ambientada, e um dos pontos que eu gostei foram as menções de lugares reais do país, que você poderia pesquisar para ter uma visão melhor dos lugares onde ele se passa.

Sobre os personagens, eu acho que foi muito bem passada a essência de uma pessoa que faz tudo por sobreviver, da Teçá, e da história dos Barsala, não só como eles vivem, mas como se escondem e também a personalidade de personagens mais secundários.

Uma coisa que eu gostei foi a alternância de narradores que se encontram num ponto final para resolver a situação, foi muito bom porque vai te dando pistas que faz você chegar a conclusão junto com a personagem.

O fator que me fez não dar 5 estrelas foi a escrita, que foi cansativa em certos pontos e que eu sinto que poderia ter focado em descrever mais algumas coisas (como por exemplo as cenas de luta, que senti serem um pouco apressadas) do que outras.

Apesar disso achei o livro muito bom e achei que acrescentou muito a minha bagagem de conhecimento de outras culturas e me apresentou para o suspense.

(Resenha postada no ig @luliteraturas)

site: https://www.instagram.com/p/CQb39KQDivJ/?utm_source=ig_web_copy_link

Flor5 27/04/2021

Gosta de histórias de vampiros?
Teçá foi induzida a aceitar o emprego dos sonhos na Romênia, chegando lá, ela descobre que as coisas não são tão maravilhosas assim.
Se você gosta de mitologia, vampiros e muito mistério, vale a pena conferir.