O Retorno dos Blythes

O Retorno dos Blythes L. M. Montgomery

Resenhas - O Retorno dos Bhythes

annacsfraccaro 14/05/2023

Diferente de todos os livros da Anne
Não nego que senti um pouco de dificuldade de avançar/engrenar nesse livro, estava esperando outra coisa, esperava que fosse mais história sobre os Blythes.
Senti dificuldade de me envolver na história por se tratar de várias histórias e de vários personagens que eu nunca ouvi falar.
Sei que são histórias criadas pela Anne, mas esperava um pouco mais de envolvimento.
Não foi meu preferido da Anne, mas foi um bom final.

Patty 27/09/2021

O Retorno dos Blythes é um compilado de textos e poemas escritos por Anne e seu filho Walter ao longo da série Anne de Green Gables e ele encerra a série.
Confesso que li esse livro com um misto de sentimentos, em partes porque gostei de relembrar os acontecimentos dos livros anteriores, mas ao mesmo tempo triste por encerrar uma bela história.
Achei esse livro um pouco menos alegre que os demais, principalmente em sua parte final, mas creio que isso seja justificado pela dor da Anne e também pelo momento pessoal da autora, que dizem que estava com depressão na época, aliás, esse livro foi entregue à editora no mesmo dia que Lucy, a autora, faleceu.
Não era bem o fim que eu desejava, pois queria ver Anne e Gilbert casando os filhos e sendo cercados pelos netos, mas creio que aí a história ficaria cansativa.
Eu gostei do livro, porém, não entra como um dos meus favoritos da série, mas com certeza é uma leitura indispensável para todos os fãs de Anne Shirley.

Medica Leitora 04/02/2024

Habilidade de encantar e fascinar com as palavras?
Essa obra nos traz a nova visão da Maud a respeito do mundo à sua volta. Nós leitores de Anne podemos lembrar de uma visão esperançosa a respeito da Grande Guerra em Rilla de Ingleside, encarando a guerra como um sacrifício necessário em pról de um futuro belo.?????

Quase tudo faz com que tenhamos um ponto de vista diferente sobre cenas descritas em livros passados, trazendo um caráter deliciosamente saudoso à obra!!!

E como eu sempre digo: LEIAM á série COMPLETA dos livros Anne of Green Gables!??

Ir.Vivian.CMES 03/01/2022

Um livro de poesias
Gostei muito da leitura, passear pelas histórias e poesias de Anne e Walter é fantástico, é uma mistura de emoções e saudades, com esse livro concluo com chave de ouro a leitura da saga de Anne de Green Gables.

Marcelle 01/12/2022

É um fim ?
Não foi o meu favorito sabe? Mas me
Fez pensar muito ?? li muuitoooop devagar, mas foi bom! Estou feliz demais de ter terminado a série

Beatriz.Bonvenuto 09/10/2021

O Retorno dos Blythes, o último livro da série de Anne
E assim se encerra a incrível jornada de Anne de Green Gables.

"Eu costumava amar o inverno, mesmo nos últimos vinte anos. Agora me pergunto como poderíamos passar por ele se não fosse pela esperança da primavera." Disse Anne.
"A vida comigo é tão difícil assim, minha Anne?" Perguntou o doutor Gilbert Blythe.
"O querido homem tem que fazer uma piada." Pensou Susan.

Obrigada Lucy ??

Karina.Lila 09/01/2022

Simplesmente lindo!
Este é o último livro da série "Anne de Green Gables". Aqui falo sobre a escrita espetacular da autora em todos os nove livros! Sua visão impressionante enxergando o mundo pelos olhos infantis de uma criança, seus medos aterrorizantes, anseios, vergonha, alegria e principalmente a fantasia, o modo como via as coisas, os detalhes, a forma de enxergar o que é belo em coisas simples, é realmente o diferencial que me encanta nessa obra!
Sinto-me grata pela oportunidade de ler esses nove livros que me ensinou tanto sobre o belo que muitas vezes não vemos e que passa despercebido na correria do dia a dia.
Quem puder, leia! É uma viagem linda!

adriananovato 28/07/2021

O Retorno dos Blythes
Definição de ?acabou comigo, 5 estrelas e favorito?

?Devemos tentar esquecer aquilo que nos machucou, pois a recordação constante pode nos magoar todos os dias?

Samara 21/08/2021

Vai deixar saudades?
Não tinha um desfecho melhor para a série da Anne do que um livro com os contos e poemas que ela escreveu (com alguns poemas de Walter). Encantador como imaginei que seria. O último conto ?A estrada para o ontem? foi meu preferido??

Magila 19/03/2022

Lembranças
Neste livro temos tanto para recordar, que voltamos ao começo da história de Anne, e é tão gostoso lembrar de como o tempo passou, começamos a ver que o passado fica cada vez mais no presente, e como é bom ter momentos inesquecíveis par recordar em família.
Eu simplesmente sou apaixonada pela história da Anne e Gilbert.
Recomendo de coração a lerem ...

Emy 04/07/2022

Eu amei ver os poemas da Anne e do Walter, e dá pra ver que eles são muito ligados no quesito de imaginação e gosto pela natureza. As histórias da Anne foram perfeitas kakakak e os diálogos depois das histórias são tudooo. Eu amei a forma como a família apoia e ajuda na superação da morte de Walter, ainda mais ajudando a Anne que sempre sentiu tudo ampliado e de modo muito sentimental, e a aceitação é a melhor parte, mostra como ela é forte. Eu realmente tinha reparado que a escrita da Lucy tava bem sinistro, e no final do livro eu fiquei chocada com como a vida da autora se espelha nos livros!!!
A família Blythe, a melhor família ??

Alice1867 11/10/2022

Sentimental e Intenso
A leitura deste último livro da coleção foi muito diferente para mim e trouxe um misto de sentimentos,por que, afinal é o último livro da saga. A leitura não é leve, é bem pesada e algumas partes são realmente mais sombrias. Eu já tinha escutado várias vezes as pessoas dizendo que este livro era muito sombrio, mas eu não achei isso ruim, achei bom por que mostra muito bem como a família Blythe ficou com todos os acontecimentos e também a autora não estava bem quando escreveu o livro.
Porém na minha opinião a leitura foi muito enriquecedora e me fez lembrar de várias coisas dos outros volumes, e eu consegui me sentir transportada para lareira de Ingleside quando lia sobre as interações familiares. Em geral eu gostei muito dos contos e adorei que a paisagem de todos os contos foram nos lugares que a gente já conhece como Glen, Lowbridge, etc. Eu apenas senti falta de algum dos contos serem em Avonlea, eu fiquei esperando o livro todo algum dos contos se passar em Avonlea com Marilla, Mrs.Lynde e talvez até Matthew ou os gêmeos mas isso não veio.
Os poemas também são maravilhosos e nos falam muito sobre coisas profundas como luto e amor. Todos que amam o universo de Anne deviam ler esta livro, é uma experiência maravilhosa.
?Eu não seria amiga de todos...a amizade é requintada demais para se gastar assim!?

anapauladias 29/11/2022

Amei a leitura, as historias. Apesar de ter a impressão de ja ter lido algumas historias em algum livro do universo anne.

Caroles2 11/12/2022

Foi legal conhecer as histórias produzidas pelos Blythes, além de ver seus comentários a respeito das produções. Não é o meu livro favorito, mas gostei bastante da intenção da família, esse livro mostra como eles unidos.