Tudo nela é de se amar

Tudo nela é de se amar Luciene Nascimento

Resenhas -

Milene61 08/04/2024

De fato é
Foi bom tentar vestir olhos pra enxergar por uma perspectiva diferente da que eu vivo, por ser uma mulher branca.

Grosman0 14/02/2024

Lindas poesias
Livro de poemas que você consegue ler em um dia, mesmo que eu sugira que você consuma ele todo tão depressa. Ler poesia com calma é a melhor maneira.

O jeito que os poetas conseguem interpretar a realidade e traduzi-las nas mais aleatórias palavras sempre me surpreende. Você pensa "é claro, é exatamente isso, sempre foi" e mesmo assim se surpreende por nunca ter visto as coisas desse jeito. A autora faz exatamente isso na sua visão de mundo, a de uma mulher negra do interior do Rio de Janeiro.

Mesmo que o gênero poesia não seja o que eu mais gosto, foi ótimo ver uma vivência diferente da minha em palavras tão bonitas. Mas aquelas partes onde a autora contextualiza os poemas que virão, foram as mais especiais para mim.

Beatriz2029 13/02/2024

Importante
Um livro de extrema importância. Trabalha a autoestima e a luta das mulheres negras. Incrível a forma de abordagem da autora através das poesias encantadoras.

Amanda.Almeida 01/02/2024

Um dos meus favoritos da vida!
Esse livro é aquele tipo de livro que você coloca ao lado da cabeceira da cama, lê devagarinho, linha por linha, e se sente abraçada. Luciene Nascimento tem uma escrita que transcende o palpável, é sensível, potente, crua.
Você se vê naqueles versos, vê sua mãe, vê sua avó, vê sua tia. Versos que marcam, que te dividem, e te fazem refletir sobre nosso lugar, enquanto mulher preta, na sociedade. Luciene reforça também nesse livro o papel da educação nas nossas vidas, a importância da democratização da cultura na periferia, precisamos ter acesso a livros como esse, precisamos ter consciência de quem somos diante da sociedade racista em que residimos. Tudo nela é de se amar é sobre autoestima, luta, reflexão, questões sociais, cultura, amor e poesia, diga-se de passagem, uma leitura obrigatória para os amantes de poesia!

Tamara 24/01/2024

Livros de poemas tem um lugar forte em meu coração. Tudo nela é de se amar, com prefácio do nosso querido Lázaro Ramos, já é um convite por si só a leitura. Luciane Nascimento faz um processo de escrevivência lindo, trazendo suas memórias, dores e afetos. Ao decorrer dos poemas, tem ilustrações lindíssimas. Eu diria que é um livro vibrante, tocante é um despertar para a ancestralidade.

Drica.Barros 07/01/2024

Lindo
Ainda não tinha lido um livro de poema por conta própria.
Este é um livro pra quem quer começar, porque entre um bloco de poema e outro, a autora narra fatos da vida dela que a fizeram desenvolver a linha de pensamento que finalizou com aqueles poemas.
Livro interessante, delicado, potente, vibrante, preto!
Escrita impecável e cativante.

rayumix 23/12/2023

Quem é "ela"?
Li o livro para um trabalho de Literatura e Arte, e gostei bastante! Segue o texto da performance adaptado para resenha.:

???????????????

Leitura e sobretudo poesia é o fazer sentir individual pelo compartilhamento de vivências, uma interpretação latente.
As palavras de Luciene Nascimento emprestam a própria pele para se sentir em uma dança ritmada com sua própria mente e a da autora.

Não só sendo um agente passivo nessa leitura, mas um agente questionador. Um alguém que passa as mãos pela biblioteca da memória e lembra de todas as narrativas de amor dedicadas à imagem de uma mulher com a pele alvíssima, cabelos que escorrem por suas costas dourados como o sol, lábios como rosas e olhos de oceano, de uma calmaria e doçura inabaláveis; a dos moldes sociais, aquele que parece estar tudo bem, remetendo todo esse padrão estético e comportamental da feminilidade, demonstrando idolatria e completa aceitação.

Mas como muito bem pontuado no livro "Tudo nela é de se amar", a sociedade é uma construção e o racismo é o cimento, e se essa estrutura protege e abriga as pessoas brancas, ela aprisiona do lado de fora as pessoas negras.
Negadas de sua própria condição, sua beleza é às vezes obrigada a ser libertadora, forte, valente e pulsante. Porque elas nascem em um mundo que expulsa esses corpos para a margem, são discriminados, desprezados, humilhados, sexualizados, violentados, explorados, abandonados, mortos. Quando você é uma mulher negra a sociedade te põe nessa sala escura e ao passar da vida você tromba com essa construção social feita com esse cimento racial de seu próprio sangue e suor inocente. Nem todas essas mulheres conseguirão um dia acender a luz para enxergar a armadilha mortífera e cruel que estão inseridas, mas sempre haverão essas objeções e vozes ecoando em suas histórias.
Essas mulheres são negadas de sua própria beleza, ao se olhar no espelho ou em qualquer outro lugar dificilmente se encontrarão.
Como lemos no livro, a beleza é um fenômeno avassalador, em todos seus sentidos.

A dor de tentar se encaixar é avassaladora.
A necessidade de entender sua história é avassaladora.
O orgulho de ser quem se é é avassalador.
Estampar na cara não só quem se é mas também a luta de um povo é avassalador..

Tudo nela é de se amar, mas quem é ela?
A sociedade é chocante e se a beleza é avassaladora as vivências também são; e às vezes é importante parar para entender a construção que vivemos e como ela foi construída; para percebermos quanto da nossa mentalidade foi condicionada a esse modelo opressor, e aprender a nos desconstruir.

Cín 18/11/2023

Uma leitura necessária
Fortes poemas que me fizeram lembrar de experiências vividas que ainda hoje assombram alguns pensamentos.

Maria Erenita 24/10/2023

Apaixonada!
Virou um livro de cabeceira!
Lindo! A escritora expressa os sentimentos do leitor. Senti um quentinho no coração com cada página ??

fer 16/08/2023

Simplesmente um dos livros mais lindos que já li, um tapa na cara. todo mundo deveria ler
meu sonho ter uma escrita tão intensa quanto a da luciene, que lindo.

preta velha 28/06/2023

Assuntos caros à comunidade negra, abordados com delicadeza
A luciene estreou muito bem no mercado literário com este livro.

dentre os muitos temas presentes na obra estão racismo, pertencimento, falta de dinheiro para o cuidado com a saúde bucal e para comprar roupas novas, fé, amor, candomblé, estética, simbologia da água e relação avó e neta, tudo isso tratado assertiva e cuidadosamente.

destaco o poema "o instituto do amor", pela metáfora com as leis, que ficou criativamente alinhada à ideia de afeto, por luciene ser também advogada.

o livro é dividido em duas partes e antes de cada uma delas, a autora escreveu sobre as motivações para a criação dos poemas contidos nelas. as ilustrações belíssimas são da mariana sguilla e o prefácio, do ator lázaro ramos.

indico este livro para todos os que se interessam em conhecer e/ou refletir sobre as vivências dos negros, especialmente as das mulheres.

Heloisa198 27/06/2023

Reconexão de mim mesma ??
Tantas coisas para falar mas poucas realmente saem depois que fechei esse livro. Tem tanta coisa que uma mulher negra passa, que nem mesmo toda bibliografia do mundo seria capaz de retratar tamanha dimensão de sentimentos.

Esse livro me fez me reconectar com o meu cabelo, minhas conquistas e meu cansaço. Cansaço esse que preciso parar de achar que é normal, que é normal tentar carregar o mundo para fugir de uma realidade tão bem estruturada no nosso país. Não preciso carregar tudo nas costas para provar que não sou só mais uma preta que não vai ter oportunidade de conquistar lugares.

Toda menina negra precisa ler, sem excessão. É sobre história, vivência e pertencimento à si mesma, auto cuidado e sobre se perdoar por se cobrar demais. Só digo que não estamos sozinhas mesmo que o mundo esteja contra nós, somos uma só e vamos conquistar esse mundo todo. ?

Lua 21/06/2023

Porque não debater racismo, raça, escravidão e a história pós-moderna das pretas brasileiras através da cadência de uma poesia?!

Poesias não apenas interessantes, mas muitíssimo bem escritas. Adorei!

Um dos meus poemas favoritos é talvez o menor deles:

A lua crescente,
quando termina o trabalho da noite,
deita de dia na face de quem sorri,
com jeito de firmamento...
A mansidão exuberante de um sorriso
faz a lua, com sono,
confundir um rosto alegre
com o céu.

? É isso ??

Sereia Entre Livros 20/06/2023

Eu me sinto abraçada
Sempre que leio livros escritos por pessoas pretas, me sinto abraçada.
E esses abraços são diversos.
São abraços que acalentam, que acalmam, que acolhem, que dizem: eu sei, eu entendo, está tudo bem.
Porque está tudo bem em ser uma pessoa preta.
E isso é uma verdade dura de aceitar.
Aceitar a nossa narrativa.
A nossa história.
A nossa cor.
O nosso corpo.
O nosso cabelo.
Aceitar que sofremos as consequências de anos de violência contra nós.
E também aceitar que apesar disso, somos belos.
Somos queridos.
Somos e podemos ser amados.
Cada um dos poemas e dos textos presentes nesse livro nos acalenta em todos os aspectos da nossa existência.
E fico muito feliz por tê-lo lido.
Acredito que estou mais perto de aceitar que tudo em mim é de se amar.
E talvez mais perto de me amar por isso.

Karen 22/05/2023

Luciene é precisa e amável ao mesmo tempo...
O livro remete a momentos cotidianos em que a poesia é a realidade, mesmo que nem sempre feliz. Os poemas carregam possibilidades da jornada da mulher negra que, apesar de não ser jornada calma nem fácil, não rejeita a necessidade e importância do amor tanto a si quanto às outras.