Desmame gradual: Como dar um final feliz à sua história de amamentação

Desmame gradual: Como dar um final feliz à sua história de amamentação Bianca Balassiano

Resenhas -

Natalia.EloA 19/08/2023

Um livro para mães
Um livro sobre desmame direcionado para mães que querem buscar informações e direcionar o processo de desmame de uma maneira gradual e respeitosa.

Uma boa leitura.

aline.moraes.23 06/07/2023

Objetivo e sensível
Gostei muito dessa leitura. Foi importante entender melhor esse processo que estou passando, com todas as dúvidas e muitas vezes vontade de chorar. Ver que a relação mãe - bebê não se baseia apenas no seio mas em todas as facetas do relacionamento, pois ?desmamar é encontrar novas formas de comunicar-se, é descobrir novas ferramentas para a parentalidade, é usar a crescente condição da criança de lidar com sua frustração e direciona-lá para as possibilidades de autoconhecimento, amadurecimento e socialização.?

Ana 19/01/2023

Desmame
A leitura é simples e clara e contribui com alguns métodos que podem ser implementados, adequados para com a criança. É um processo trabalhoso, entre mãe e filho, onde as perspectivas são muitas e as realidades de cada família são diferentes.
Mas concerteza essa leitura ajuda a dar um norte nesse processo.

Li_alves 26/12/2022

Conflitante
Essa é a palavra que resume esse livro para mim.

Eu tenho uma filha de um pouco mais de um ano e o processo de amamentação tem seus altos e baixos. O sono dela não é dos melhores, ela só me aceita na madrugada, e dizem que fazendo o desmame noturno melhoraria.

O livro em si não é ruim. Traz dicas bem práticas sobre como fazer um desmame gradual, e ainda conta alguns casos de mães fazendo o desmame. Esses são os pontos positivos, junto com validar os sentimentos da mãe que quer desmamar (o que normalmente envolve muita culpa).

Os pontos negativos começam com as referências bibliográficas: 3 apenas, sendo duas do mesmo autor. Da como sou da ciência, isso me incomodou - afinal TODAS as citações que lemos vem de apenas uma pessoa (um *homem* que nasceu em 1896. Admito que tenho certo preconceito quando homens falam de questões femininas tão únicas, prefiro quando mulheres leem esses homens e fazem atualizações necessárias). Queria ler coisas mais atuais, como artigos científicos, textos, publicações.

Tenho outras questões menores que não acho que vale especificar. Achei que o livro pode sim servir para muita gente, principalmente crianças maiores de 2 anos (que é mesmo o foco do livro). No meu caso, acho que ainda não encontrei o caminho/momento para o desmame por aqui.

KarlaTavares 10/12/2021

Desmame Gradual
Ótimo livro para mães que querem desmamar seus filhos e para profissionais que querem ajudar nesse processo.

Bianca Balassiano traz um método inovador, sem traumas para a criança. Leitura muito didática.