Dupla exposição negativa

Dupla exposição negativa Afonso E. G. Markmann

Resenhas - Dupla exposição negativa

Marianne Freire 25/05/2024

O que é uma dupla exposição negativa? Será frames de momentos frágeis e fortes, qual o poder de registro da máquina fotográfica diante da morte? Com imagens corajosas de topor, a fotografia pode revelar a escuridão? João, a Yashica, os mistérios. Infinitas certezas de um diálogo com o mistério.
Observar o fotógrafo no momento do clique é compreender seu estado poético de ângulo das coisas. Uma configuração de círculos em volta de uma câmera. Mas o que pode o realismo do autor surpreender o leitor em camadas do fantástico e do espírito, onde a criatividade límpida do milagre das cenas comanda a consciência fotográfica, a inexistência que não dói mais e vira uma investigação. Como o autor aborda o fluxo de consciência para chegar ao ponto chave de uma questão central da trama, o gosto de Melissa por fotografia, a propriedade rural. Qual a diferença de ser autor da própria fotografia que revela frames de segredos e busca por uma inteligência de informações?

Dupla Exposição Negativa é uma obra sutil, breve e que alimenta a expectativa da descoberta dos fatores sofisticados das lentes de uma câmera que podem trazer ao visível a silhueta de palavras exatas a serem usadas para a dissecação de um caso? Mais do que negativos fotográficos, a obra apresenta bom senso crítico como virtude paradoxal ao caso emblemático da trama. O autor consegue aliar o seu léxico com a consciência de escrita da obra, apresentando uma matriz de fortalezas, e ao mesmo tempo uma narrativa de desamparo de estar e ser.

O autor dá a ?Dupla Exposição Negativa? o grau de recursos para experimentação da interrogação, do lirismo, do discurso equilibrado, dos personagens em busca de um mínimo de achado. A composição concreta de escrita no tempo precisa para que o negativo se revele.

#literaturacontemporanea #literaturabrasileira

Thaiessa 24/05/2024

Um thriller de tirar o fôlego!
"Dupla Exposição Negativa" de Afonso E. G. Markmann é um thriller situado em uma cidadezinha imaginária chamada Orfópolis. O enredo tem início em novembro de 1998, após o trágico desfecho de uma visita escolar, que resulta na morte enigmática de Beto, um dos estudantes.

João se junta a Melissa, Estevão e o irmão mais velho Gian, que descobrem uma câmera usada por Beto durante a viagem e decidem analisar as fotografias, que apresentam detalhes inquietantes sobre os momentos finais de Beto. Decidido a descobrir a verdade, João lidera a investigação, desafiando a falta de apoio de adultos e autoridades locais. Suas descobertas os levam a encarar uma ameaça sombria, no entanto, com coragem e determinação, enfrentam os perigos até o desfecho final.

Mesmo alternando entre o suspense e a investigação, a história possui reviravoltas impactantes e um desfecho inesperado. A trama é incrível, me cativou desde o começo e em diversas ocasiões imaginei que algo ocorreria e acabou seguindo por um caminho inesperado, especialmente o desfecho que me conquistou completamente. Enquanto lia, fiquei ansiosa e tensa em diversas passagens.

Se vocês gostam de livros de suspense investigativo, aventura e uma pitada de terror, não irão se arrepender de ler "Dupla Exposição Negativa".

Lari 13/05/2024

Um terror que se passa em 1998, numa cidade pequena do interior, o que traz um clima muito imersivo para a trama. E talvez vocês pensem que por se tratar de adolescentes investigando algo, a leitura seja mais leve, se enganam, eu mesma não esperava tudo o que acontece aqui. O autor não poupa algumas cenas pesadas, o que deixa tudo mais interessante.
Além disso, cada coisa leva a outra, e o que começa como a investigação da m0rt3 de um amigo, se torna muito mais que isso, tem tanta coisa a mais envolvida nesse enredo, e vocês mal podem imaginar.
Recomendo a leitura!
Junior644 13/05/2024minha estante
Parabéns, me atraiu o livro, vou comprar!

Date na Biblioteca 13/05/2024

Terror Nacional check! ??
"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay."

O livro "Dupla Exposição Negativa" (Opera, 2024), do autor gaúcho Afonso Markmann, convida aos leitores para um mix de mistérios, horrores e referências dos anos 90, tudo isso em meio a uma atmosfera interiorana do sul do país.

A trama se inicia com a morte inexplicável do adolescente Beto, um colega de turma, durante um acampamento de verão. João, garoto introvertido, se depara com o corpo em circunstâncias perturbadoras na densa mata, ao lado de uma antiga máquina fotográfica que se torna a primeira pista para desvendar os eventos daquela noite tempestuosa.

Daí em diante, João se une a Melissa, Estevão e seu irmão mais velho Gian em uma investigação independente, desafiando a ausência de ajuda adulta e autoridades locais. Suas descobertas os levam a enfrentar uma ameaça sinistra, no entanto, movidos pela coragem e determinação, enfrentam os perigos até o desfecho final.

Afonso prende a atenção desde o início ao utilizar a tragédia como ponto de partida, envolvendo-nos em um clima de mistério sobrenatural, instigando-nos a buscar o que está por trás dos acontecimentos. A trama se desenrola gradualmente, mantendo-nos em suspense, enquanto desvendamos os motivos e os possíveis suspeitos por trás dos eventos para lá de estranhos.

Os personagens são delineados com maestria, suas personalidades se desenvolvendo de forma coerente e envolvente ao longo da história. Cada revelação surpreende, mantendo o suspense e alimentando a incerteza sobre o destino dos protagonistas. As escolhas e atitudes dos jovens em enfrentar o oculto desencadeia consequências, e podem ser fatais.

Com uma narrativa fluida e muito bem orquestrada, "Dupla Exposição Negativa" é um livro que merece destaque para os amantes do terror e do mistério. Posso confirmar que ele está entre minhas melhores leituras nacionais de 2024. Não percam a chance de adquiri-lo, disponível no site da @operaeditoria e também diretamente com o autor. Preparem-se para uma viagem emocionante e arrepiante para o desconhecido, mas cuidado, no próximo click ? ELA pode estar lhes observando

Carolina.Cunha 11/05/2024

O livro nacional mais surpreendente que eu li em 2024 ?
Dupla exposição negativa foi um livro que me fez ter várias sensações durante e leitura e principalmente duas:
Medo e curiosidade.

Durante a leitura temos vários momentos extremamente tensos e que eu realmente não consegui ler enquanto estava sozinha e no escuro rsrs

Mesmo sendo um livro de terror a escrita é leve e rápida, te pega desde o início e durante toda a história.

O enredo é simplesmente sensacional, em vários pontos imaginei que iria acontecer uma coisa e foi pra um lado totalmente diferente, principalmente o final que eu simplesmente amei e quero mais.

Recomendo com toda certeza.

Glaucio.Oliveira 07/08/2022

Leia o 1º capítulo. Leitura impossível de se abandonar!
Descobri essa obra mais extensa do Afonso após ter lido um conto noir que ele publicou no Wattpad. Sua escrita envolvente desde o primeiro parágrafo me motivou a pesquisar outros trabalhos de sua autoria.

Em "Dupla Exposição Negativa", Afonso reafirma o domínio desta técnica com louvor, dado que desta vez nos envolve em uma trama de mistério e terror. O livro abre a história com um primeiro capítulo magnético, que apresenta magistralmente bem o acontecimento que servirá de fio condutor da trama. Muitíssimo bem redigido com pleno domínio da nossa língua, Afonso apresenta uma ficção que, embora denote influência de outras obras literárias e audiovisuais — como, possivelmente, "O Grito", "Rua do Medo" e "Stranger Things" — , possui originalidade e muita personalidade. Um exemplo é o uso de termos e características regionais do sul do Brasil.

Além disso, se passa na década de 90, o que permite muitas liberdades criativas e referências nostálgicas. Chega de 70 e 80! Tomara que outros autores e artistas deem mais atenção à essa época tão interessante como o Afonso fez.

Por fim, vale ressaltar que apesar de transitar entre o terror e a aventura investigativa protagonizada por adolescentes, a trama apresenta grandes reviravoltas, tem um final surpreendente, e o melhor: tem consequências. Muito me irritam filmes e livros que têm acontecimentos grandiosos sem consequência alguma. Principalmente se temos não-adultos envolvidos.

Em "Dupla Exposição Negativa" há riscos, há perigo, há imprevisibilidade, há consequências. O que torna a obra uma excelente ficção!