Ainda dói em nós

Ainda dói em nós Bruna Bonilha

Resenhas - Ainda dói em nós

Narlaine.Souza 11/04/2024

Me acabei...
Enfim, o que sobrou de mim? Nesse segundo livro quase tive um troço com tantas coisas que aconteceram, que me entristeceram e revoltaram. Por se passar no nordeste, com personagens tão próximos a minha realidade, me identifiquei demais com seus sotaques, costumes e comportamentos. O que eu faço com o Murilo? E esse final, gente? Como sobreviver a essa reviravolta? E o Raimundo? Porque não foi revelado ou sem lá se era verdade mesmo aquela história... Deus!!! Foi uma das melhores histórias que já li.

Myh 31/05/2021

Ainda dói em nós
E principalmente em MIM por precisar despedir de todo mundo. Quero evitar contar do final, então vou me restringir a dizer que mesmo ficando um pouco indignada ao começar o último capítulo, logo aceitei e entendi, achei que valeu a pena como se deu tudo, mas eu realmente queria MAIS, mais história, mais livros, mais Maya, Vicente, Murilo, Letícia na minha vida. Acompanhar essa duologia foi muito especial, eu espero que mais pessoas possam ler e também ter esse misto de sentimentos que senti, a gente passa por diversos temas sensíveis e importantes, visita o sotaque pernambucano, conhecemos muitas coisas e histórias interessantes
Vemos o que há de ruim nas pessoas como preconceito, discriminação, ganância, mentira, abuso, racismo, escravidão, abandono familiar , injustiça e tantas outras coisas, lidar com cada parte , fala, ação é bem dolorido mas um processo legal para o leitor
Só que a história também traz vida, felicidades, resiliência, amadurecimento, reconhecimento, superação, força e tantas outras coisas que são um sopro de esperança pra cada um de nós
Ao mesmo tempo em que sofro por Maya, fico feliz dela superar tudo, ao mesmo tempo que tenho raiva de Murilo, torço para que ele se arrependa, ao mesmo tempo que amo Letícia , torço para que ela enfrente seu pai, ao mesmo tempo que tenho pena de Raimundo, torço para que ele se ergua contando toda a verdade para que alguém o escute
São tantos personagens, bagagens, histórias que só me sinto feliz por ter lido e ter me sentido dentro do contexto, os dois livros cumprem com seu papel, com emoção, dor, felicidades, agonia, torcida, fé, tudo e mais um monte
Espero que a duologia Ainda doi em mim/nós alcance mais pessoas e todos possam usufruir de uma história tão bela

Silvia 27/05/2021

Simplesmente inesperado!

Tu se apronta para uma narrativa, as expectativas são superadas porque realmente acontece como esperado... Mas são muitos segredos escondidos ainda, então não podia chegar ao desfecho desejado daquele jeito.
Quando tudo desanda, o sentimento de tristeza vem com tudo, mas ao mesmo já estava esperando.
PORÉM... Que final foi esse???
Nada é o que parece, e esperar pelo normal aqui está fora de cogitação.

Anna Adélia 06/05/2021

Um final incrível e surpreendente
O segundo livro começa mostrando o quanto o ocorrido no hospital impactou a vida do Murilo, ele ainda mantém algumas atitudes não muito legais, porem nota-se amadurecimento e arrependimento de sua parte, dando os primeiros indícios de que pode ocorrer uma redenção. Enquanto Murilo vive a sombra de suas decisões do passado, Maya busca construir sua vida novamente com seu filho e a família que adotou para si. No decorrer dos capítulos os anos se passam e decisões não tão acertadas são tomadas por ambos personagens, decisões essas que mudam o futuro de cada um.
Maya mesmo com todo amadurecimento, ainda tem uma inocência muito grande que a faz acreditar em pessoas e situações que só a prejudicam, e para ajudar quando as coisas parecem bem algo começa a dar errado.
Nesse livro também acompanhamos o crescimento de Vicente e vemos como os segredos guardados interferiram em sua vida.
Esse livro despertou múltiplos sentimentos, e para mim essa foi a parte mais gostosa, os livros que a Bruna escreve são muito reais, então a todo momento você se coloca na posição de cada personagem e pensa nas decisões que você tomaria em cada situação. Não posso deixar de falar do final que foi surpreendente eu jamais imaginei aquele desfecho, foi BRILHANTE, além de mais uma vez trazer a realidade para a história.
Outra coisa que acho bem legal nos livros da Bruna é como os personagens secundários são bem trabalhados, ela poderia escrever um livro de cada um tranquilamente de tão cativante que eles são.
Sou fã da escrita da Bruna, e há muito tempo não realizava leituras que mexesse tanto comigo.
Narlaine.Souza 21/05/2024minha estante
Olá... estava lendo sua resenha desse livro e olha que foi a três anos e achei incrível como sua visão dele é igual a minha. Esse foi um dos romances que li nos últimos anos que mais me impactou e me levou ao êxtase em uma experiência literária.