Gordes

Breno Vinícius Martins

Resenhas - Gordes

Ana Cecília 28/06/2021

Para a juventude gorda
Apesar da minha nota 3, Gordes é um livro necessário, cheio de uma representatividade incrível e que me emocionou só de ter em mãos! Recheado de romance adolescente, definitivamente não é um livro que a eu atual se interessa, mas é com certeza um livro que me alegro de ter na estante e sei que a eu mais nova amaria de paixão ter lido. Contos que aquecem o coração e fazem a gente sentir que está tudo bem existirmos como somos.

Ludmill4.books 15/02/2022

Tive a chance de ler esse livro em 2021 e gostei tanto que se tornou um favorito.

A premissa por si só me chamou bastante a atenção, afinal, por mais que tenhamos tido evoluções notórias na literatura quando se fala em representatividade, histórias protagonizadas por pessoas gordas não possuem tanto destaque quanto as demais.

Dessa forma, fiquei muitooo feliz quando encontrei essa antologia recheada de narrativas incríveis nos mais diversos cenários. São +/- 20 contos falando sobre a vivência dessas pessoas no âmbito profissional, pessoal e etc., sobre autodescoberta, amor próprio, individualidade e muito mais.

O prefácio da Larissa Siriane me fez pensar muito sobre a forma com que a sociedade vê e trata pessoas que não se encaixam naquilo considerado o ?padrão? e no quão importante é a representatividade, especialmente na arte (literatura, cinema e afins).

Por fim, apesar de ter gostado de todos os contos, alguns acabaram me cativando mais que outros. Dentre eles, gostaria de dar destaque à Ponta dos Pés, que irá nos apresentar a uma garotinha chamada Cecília, que sonha em voltar a fazer balé. Fiquei emocionada e de coração quentinho o tempo todo. É uma fofura, leiam!!!

Milinha 17/09/2022

bem legal, alguns contos poderiam ser um pouco maiores, pois acabam bem na hora que a história está engatando

bibliotecadajordana 28/10/2021

[RESENHA: Gordes]
“Gordes: uma celebração aos corpos livres” é uma antologia nacional que foi organizada pelo Se Liga Editorial e reúne contos tendo com protagonismo gordo, histórias que contam as vivências em vários âmbitos: profissional, social e afetiva.

Cada história é única e de um gênero específico, o que acredito que deixou a antologia ainda mais rica, e a sincronia ao final ficou perfeita.

Do primeiro ao último conto desse livro, pude me ver, me identificar em muitas das falas de cada personagem, via um pouco de mim aqui e ali, e de cenas que já aconteceram comigo na vida real.

Esse é o tipo de livro que todas as pessoas deveriam ler, porque aborda muitas temáticas importantes que as pessoas não tem conhecimento, por falta de informação ou por falta de interesse, por isso o debate é importante, e a representação positiva na literatura e em outros âmbitos é essencial!

Amei demais ter lido “Gordes” no projeto do @leituragorda, é um livro lindo e me tocou e em diversas formas, quero parabenizar a todos os autores da antologia, por terem criado histórias em que corpos gordos, são amados, são felizes e acima de tudo são livres!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 08/07/2021

Olá queridos amigos leitores! A dica de hoje é uma antologia com protagonistas de várias regiões, sexualidades e gêneros, mas com algo em comum, estar acima do peso em uma sociedade gordofóbica e guiada pela ditadura do peso.

Como são muitos contos é difícil falar de um em específico sem fazer injustiça , então falarei de forma geral mesmo.

Há alguns contos que mostram a infância e adolescência de uma pessoa visvelmente acima do peso, e os julgamentos, ofensas e apelidos que são colocados nelas.

Alguns dos protagonistas sofriam duplo preconceito (ou triplo) por estarem acima do peso, serem negros, ou amar diferente do padrão tradicional.

Alguns autores que escreveram para essa antologia já são meus favoritos da vida, e foi interessante ler algo escrito por eles novamente.

Gordes é uma publicação do @seligaeditorial e nos traz muitos questionamentos sobre um padrão de sociedade doente, que ao invés de evoluir regrediu em certos aspectos nos últimos anos. É literalmente aquele livro que você queria esfregar na cara da sociedade, e fazer com que todos leiam.

Gordes foi prefaciado por @larissasiriani , que tem diversas obras com protagonistas fora do padrão.

Esses e outros livros da Se Liga Editorial encontram-se disponíveis em formato digital pela Amazon e Kindle Unlimited.

#seligaeditorial #gordes #representatividade #gorda #gordofobia

Rafaela 21/07/2022

pessoas gordas vencendo e amando
esse livro me pegou muito mais no fator emocional do que na qualidade em si. muitos diálogos pareciam travados, as falas feitas para passar a intenção do autor quando ninguém fala dessa forma na vida real (a não ser que seja ou coach, ou sei lá).

ainda assim, é um livroimportante. o fato de usar a palavra gordo em todos os contos (e no título) é, bom, revolucionário.

pessoas gordas encontrando o amor, nelas mesmas principalmente, mas também em outros é, cara, f0da. não tem como descrever de outra forma além de muito fod4.

todos nós sabemos como é ouvir de todo mundo o quão "não amáveis" somos, o quanto não merecemos gastar o amor de outras pessoas. eu me pego pensando nisso diariamente. principalmente quando você namora uma pessoa magra e fica pensando "caralh0, ela poderia ter qualquer um q n fosse 'errado' ou 'feio' e escolheu uma pessoa gorda como eu?!". você sente como se ela merecesse mais e não merecesse ficar presa a alguém que não tem o corpo padrão.

mas esse livro tá aí para contestar tudo isso, de dentro pra fora. e isso é fod4.

sem contar que ainda tem um monte de questões de preconceito racial, religioso e claro a questão infernal da infraestrutura e dos comércios. cada conto fala de um problema que, inevitavelmente, chega a uma pessoa gorda alguma vez na vida.

(senti falta de mais personagens trans,só teve um, mas tem muita representatividade lgbt, especialmente safica, então é mto bom)

Juno 20/07/2021

Gostei muito do livro. São vários contos interessantes. Como são contos rápidos pareceu um pouco superficial, mas nada que deixe a leitura ruim.

brenoviniciusnm 14/04/2023

Fiz o perfil aqui no Skoob recentemente e, como autor de um dos contos, fiquei muito feliz de ver as resenhas das pessoas que leram e gostaram de 'Gordes'! é meu primeiro e único conto publicado até então e espero que essa antologia de histórias com protagonismo gorde só cresça e empodere mais pessoas.

Lika Poetisa 20/05/2024

Adorei esse livro! Eu como pessoa gorda me identifiquei com vários contos e identifiquei histórias que grande parte das pessoas gordas vivem ou já viveram. Um mundo de preconceitos e inseguranças mas que sempre terminam com um final feliz, como deveria ser no mundo real.

Amei o fato das personagens terem suas inseguranças e medos, mas que aos poucos vão driblando isso e vencendo os preconceitos, vão se aceitando como são, não só em relação ao seu corpo mas com os relacionamentos afetivos também.

Algumas histórias doem na alma, mas é válido expor para mostrar que isso não é único da gente, há muitas pessoas passando pelas mesmas coisas e ver histórias de identificação ajudam a elevar o moral que muitas vezes acabam se perdendo pelo caminho por conta dos próprios medos.

Gordes é uma leitura gostosa, divertida, recomendo muito. Você lê rapidinho e algumas histórias dá até vontade de saber como continuaria, acaba deixando um gostinho de quero mais.