El Zarco

El Zarco Ignacio Manuel Altamirano

Resenhas - El Zarco

Pam 18/02/2024

Fraquinho?
Não vou ser injusta, até me distraiu bem, mas a história é muito fraquinha, um final mto simples. Também achei os diálogos e a escrita muito falsa, muito desenvolvida, como se todas as pessoas pensassem de forma a nos explicar o que está acontecendo (o que fica muito frágil, muito falso). Também achei as decisões muito repentinas. Fraco.

arthurzito 01/08/2023

Para representar o México no meu projeto de leitura, escolhi "El Zarco" por Ignacio Manuel Altamirano, e posso dizer que foi uma escolha perfeita. A trama se desenvolve de forma natural e gradual na primeira metade, o que reflete perfeitamente o ambiente em que a narrativa se passa: um lugar esquecido pelo Governo Federal, enfrentando uma crise devido a uma onda de violência e sob pressão internacional para lidar com essa questão. Além disso, a região é constantemente assaltada e assediada por um grupo de bandidos chamados de El Prateados.

Os personagens, embora sejam coadjuvantes na própria história, são essenciais para dar vida à atmosfera de apreensão e aflição criada pelo autor. Ao ler o livro, percebi que a proposta do autor não é necessariamente criar laços emocionais com os personagens, mas sim utilizar a trama como uma forma de protesto e de resgatar na memória do povo as lembranças de uma crise civil muito forte.

"El Zarco" é uma obra poderosa que retrata de maneira sensível as dificuldades enfrentadas por uma região esquecida pelas autoridades, onde a violência e a insegurança predominam. O autor habilmente tece uma história que serve como um lembrete das consequências devastadoras de problemas sociais e políticos negligenciados.

A narrativa envolvente de Altamirano nos permite imergir nessa realidade complexa e sombria, enquanto somos confrontados com as questões profundas da sociedade e suas desigualdades.