A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos bichos

Léo 31/05/2022

Nota: 4?
Nunca tive tanto ódio de um porco na minha vida. É um livro da realidade, escrita com metáforas que descrevem como os trabalhadores são sempre traídos nos governos que apenas visam o lucro

Clara 14/09/2021

Esse cara tem bola de cristal?
Eu juro que qualquer semelhança desse livro com a atual história do nosso país é mera coincidência, mas foi exatamente o cenário que me veio à cabeça enquanto devorava essas páginas.
A Revolução dos Bichos está entre os melhores livros que já li. Nele o autor faz uma crítica a governos totalitários de forma que até o gado entende, com toda a licença poética que me é permitida fazer nesse espaço. Através do que parece ser um conto infantil por ter como personagens animais falantes, Orwell discorre sobre a astúcia dos líderes ao trair e mentir para os seus liderados e exercer sobre eles o poder opressor sob o pretexto de que a sua atual condição é melhor de que a anterior.
A história se passa na Fazenda Solar, onde os bichos se rebelam, expulsam o seus donos e passam a administrá-la, após chegarem ao consenso de que não desejam mais ser maltratados por seres humanos que se acham superiores aos outros seres vivos. Durante o processo da Revolução várias mudanças são realizadas na fazenda, desde o nome desta até o caráter dos bichos.
Escrito no meio do século XX como uma sátira à Revolução Soviética, George Orwell faz uma perfeita crítica, nos levando a considerar o modelo de governo a que estamos submetidos, suas motivações e a real "recompensa" que a sociedade tem recebido após tantas mudanças.
Por ter esse aspecto "lúdico", pode ser utilizado na educação política de crianças e adolescentes, tanto quanto no debate profundo a respeito dos modelos de governos existentes ao longo da história da humanidade.

Me sigam no Instagram @me.livreime

livros.dalua 15/07/2021

Atemporal
Eu confesso que tinha um certo receio de ler George Orwell - apesar de ter muita vontade - por achar que seria uma leitura difícil. Decidi então começar por A Revolução dos Bichos, que é um livro bem curto (104 páginas nessa edição). Posso dizer que me arrependi de não ter lido antes.

O livro narra a história da Fazenda do Solar, onde os animais fazem uma revolução contra seu dono e tomam de conta da propriedade, que passa a se chamar Fazenda dos Animais.

Desde o começo ficam claras as referências à Revolução Soviética, nos mínimos detalhes. Ao ler sobre a Fazenda dos Animais, sentia como se estivesse lendo novamente sobre a história da Rússia. Fiquei, inclusive, dando nome aos bois (ou aos porcos).

Hoje entendo porque é um livro clássico e tão elogiado. Além de muito bem escrito, o livro apresenta uma crítica social muito bem desenvolvida em poucas páginas e de uma maneira simples. Recomendo essa leitura a todos que se interessem por política, história e literatura.
Isté 15/07/2021minha estante
É super legal ler isso, pois eu tive o mesmo pensamento, mas hoje mesmo irei começar a ler ele ?

livros.dalua 16/07/2021minha estante
que legal! espero que você goste ?