Pequena coreografia do adeus

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Sarah Lessa 27/05/2022

Doloroso e lindo
Assim como em ?o peso do pássaro morto?, Aline Bei, mais uma vez, quebrou meu coração em muitos pedaços. Uma mistura dramática e triste.

Esse livro me trouxe um sentimento de angústia em muitas partes. Ver a dor que Júlia sentiu ao longo da vida é de partir o coração.

Cada verso é bem escrito, cada espaço, tamanho da fonte e diagramação foi extremamente bem pensando e tem seu próprio protagonismo e intensão. Traz um sentimento que só consigo sentir lendo Aline Bei. INCRÍVEL e doloroso.

Thai 23/08/2021

julia terra vc está no meu ?
segundo livro da aline bei, com a mesma escrita bonita que o primeiro. esse é mais um daqueles livros que te causam uma dor enorme e te deixam com um vazio no final. julia terra é quase uma macabéa, da pra sentir a dor dela e toda a vontade que você tem é de levá-la pra casa e deixar ela quietinha.

Vivi 15/04/2023

Misto de sentimentos
"Para todos aqueles que procuram uma casa dentro de casa em especial aos que procuram desesperadamente."
É um livro forte e doloroso, cheio de gatilhos.

ufvitoria 28/01/2022

Aline Bei segue na saga de fazer histórias sofredoras
Pequena Coreografia do Adeus vai trazer a história da Júlia Terra, garota que desde pequena foi maltratada pela sua mãe e que aprendeu a conviver com todo o sofrimento que carregava.
A leitura foi muito proveitosa, ao passo de que eu ficava me questionando como é possível a mãe da Júlia ser uma pessoa tão, TÃO (nem sei definir). O final me deixou encabulada, foi muito do nada eu diria. Ao mesmo tempo que tudo foi completo, parece que faltou algo. Porém, essa autora sabe te fazer sentir as emoções dos personagens como se fosse você na pele deles, o que torna a experiência muito mais vívida.

Joyce585 22/12/2023

Apenas leiam!
A minha vontade genuína era de marcar todas as palavras, frases e páginas. Além de ser uma leitura muito fluida e rápida, foi uma leitura que trouxe muitas reflexões de uma forma leve. A nossa protagonista sofre, nesse balanço de lá para cá. Ensaia esse coreografia do adeus, sem jamais ter um par para valsar. Não tenho como traduzir a experiência de leitura para cá. Apenas leiam!

dsurtoliterario 15/12/2023

Ainda digerindo esse livro
? É um livro muito bom que aborda um assunto bem sensível e bem importante e se você tiver algum tipo de problema com a sua família eu não recomendo que você leia a não ser que você queira ler ele e depois sofrer muito mais se isso não for um problema pra você então siga em frente por que é depressão garantida!

Ana Carolina 07/12/2023

Poético e tocante
Uau que livro gostoso. Uma leitura muito fácil e rápida. Li em dois dias e com uma sensação muito boa no coração. O final é aberto, mas não prejudicou a minha experiência. Recomendo

Bia 14/11/2023

Esse livro me deu uma ressaca literária terrível. Ele é cheio de sentimentos e tem um peso enorme mas ao mesmo tempo, achei parado.

vv1ni 11/11/2023

Destruidor e completamente real ???
? SINOPSE:

Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares.
Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis.
Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena coreografia do adeus é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos.

? O QUE EU ACHEI:

Eu amei demais esse livro, foi uma experiência completamente emocionante. E é muito fácil e rápido de ler, já que a autora inovou com esse estilo de escrita em versos. Percebemos muitos elementos que constroem a narrativa e representam as emoções verdadeiramente cruas da Júlia, a forma como uma relação tóxica no âmbito familiar pode fazer mal à uma criança, como pode trazer traumas futuros e um comportamento violento nas relações e consigo mesma. É devastador o abandono, a solidão, a frieza com que a Aline retrata essa realidade, sem medo de críticas. Um livro forte, que em muitos momentos me trouxe gatilhos, além de uma vontade enorme de chorar. E esse final que me deixou perplexo e sem reação me trouxe um pouco de raiva e um sentimento de vazio, por que eu não sabia que acabava ali. É muito triste quando você termina essa obra e para para analisar ela por completo, percebendo todas as coisas que a Júlia deixou de fazer, sonhos que ela desistiu, tudo isso por medo de ser feliz. Sinceramente, essa obra-prima deveria ser ensinada nas escolas de todo o país, por que isso é a pura realidade da sociedade, e é muito singelo como a autora consegue representar bem a cabeça de uma criança, por que é exatamente assim. A criança se sente abandonada, culpada, e isso afeta muuuuuito na vida inteira. Enfim, recomendo demais, demaissssss!!!! Leiam ?

Anne 27/06/2022

Pequena coreografia do adeus
Um livro cheio de emoções. A história traz traços de alienação parental, problemas familiares que influenciariam muito no desenvolvimento da protagonista.
?O amor entre duas pessoas está fadado ao fracasso? um livro que fala sobre sofrimentos, estrutura familiar, um livro que traz uma verdade, nua e seca, mostrando que embora tenhamos dores, dificuldades devemos __Levantar o rosto das dúvidas(e dores!) e começar a caminhar em direção dos nossos sonhos. A estrada será tenebrosa, dificílima, amarga e até impossível em muitos momentos. Mas é importante dar um passo, ainda que seja mínimo, em direção do nosso sonho, diariamente.?
Esse livro desperta muitas reflexões.

nathsql 03/02/2023

Profundo e extremamente doloroso
Provavelmente a leitura que mais me doeu, pessoalmente falando. Senti tanto pela Júlia criança, a protagonista da história, quanto sinto por mim mesma na mesma idade.
Cada frase desse livro era um tiro no meu peito ao mesmo tempo que era um abraço, afinal se alguém escreveu uma história dessa, eu não sou a única que sofreu coisas parecidas com as descritas aqui.

Li praticamente o livro inteiro com lágrimas nos olhos, senti tudo a flor da pele. Que beleza e que tristeza, obrigada Aline Bei!
É o segundo livro dela que leio, mas é o primeiro que marca profundamente meu coração.

Torço tanto pela Julinha realizar seus sonhos quanto torço pelos meus!

Silver.Clara 08/04/2024

Poesia pesada, é um estilo de livro que experienciar foi muito interessante. Além de ser rápido, por se tratar de um livro que valoriza os versos e estrofes na hora de contar, a visão infantil das coisas foi o que me pegou mais. Não tem filtro, mas ao mesmo tempo é pura, pura o bastante pra doer como se fosse a minha pele em casa situação envolvida

Thales 21/03/2023

Ler pela segunda vez só o fez engrandecer mais
Eu gostei muito quando li pela primeira vez. Fiquei impactado com o tema, com as abordagens, com tudo que eu lia, principalmente pela escrita poética da autora. Antes, eu já tinha lido o "Peso do Passado Morto" e foi meu favorito do ano em 2021. Ler Pequena Coreografia do Adeus pela segunda foi uma das minhas maiores experiências de releitura. O livro ficou ainda maior em mim. Tudo mais claro. É genial o modo com Aline escreve.

Daniella.Figueiredo 23/07/2023

Seria também poética a solidão?
"Ler é viver muitas vidas além da sua"

Temos na Julia dor, rejeição e tantos outros sentimentos que acredito que em algum momento todo mundo acaba se identificando um pouco.

Aline trouxe uma escrita tão poética.
Pensar nos desafios da solidão, da dor de crescer...

** é um livro que pode mexer bastante, recomendo ler com moderação.

1 | 2 | 3 | 4