Calvino sobre Soberania, Providência e Predestinação

Calvino sobre Soberania, Providência e Predestinação Joel R. Beeke

Resenhas - Calvino sobre Soberania, Providência e Predestinação

Sidney.Muniz 21/12/2023

Excelente e-book. Calvino tratou de forma bíblica a doutrina da predestinação. O autor também traz muitas aplicações do pensamento de Calvino.

Weltony 09/08/2022

Deus é soberano
"Deus é livre para realizar os seus propósitos e independe de qualquer força exterior a ele próprio. Ele conhece o fim desde o princípio, ele cria, sustenta, governa e dirige todas as coisas".

São pouco mais de 60 páginas, mais são 60 páginas densas, confrontadoras e edificantes.

Densas porque o conteúdo é profundo, rico, amplia horizontes. Confrontador porque nos mostra que tudo de bom que há em nós é ação divina, é GRAÇA. E edificante porque nos ensina que a Soberania de Deus envolve todos os detalhes da nossa vida.

Recomendo fortemente.

Ítalo Victor 17/02/2022

Uma resumo leve e esclarecedor da doutrina calvinista
Creio que este livro seja para aqueles que querem compreender o pensamento de calvino, seja você que leu ou ainda não leu as instituas, sendo um bom passo inicial, mas não tão extensa, podemos dizer que sequer é uma introdução, mas antes um resumo que te apresenta a pesquisar calvino e sua obra, além da própria doutrina calvinista que envolve a relação entre a Soberania de Deus, sua providência, sua obra de salvação, a predestinação e a responsabilidade humana. Leitura simples, rápida e dinâmica.

Gabi Amorim 12/02/2022

Esclarecedor
Existem muitas dúvidas sobre a predestinação quando se vem de uma raiz arminiana, mas esse livro explicou muito bem a respeito das doutrinas da soberania, providência, predestinação divinas, eleição e da reprovação. "Se a reprovação fosse um estado condicional que pudesse mudar segundo a vontade humana, então os culpados poderiam se declarar inocentes e se afastar de toda a dívida dos seus crimes e injustiça moral. Esta salvação falsa e imaginária recusa-se a reconhecer a gravidade do pecado, a profundidade da queda e, acima de tudo, a escravidão da vontade."
Impecável.

Mateus Guarnieri 24/01/2022

Livro bem curtinho, mas serve para sanar as principais dúvidas relacionadas à crença Calvinista, além de diferenciar bem os termos de Providência, Predestinação e Eleição.
Esse eu li metade em português e metade em inglês kkkk

Vagner Tavares 31/07/2021

Soberania, Providência e Predestinação em Calvino!
Que livreto! Joel Beeke escreve magistralmente e torna acessível grandes temas da fé reformada. Com a habilidade que lhe é peculiar, Beeke nos introduz no pensamento de Calvino sobre Soberania, Providência e Predestinação. Vale a pena a leitura!

Miguel Muniz 25/06/2021

Leitura obrigatória
Caso você que é um calvinista e ainda tem algumas dúvidas sobre estes temas, a leitura cairá muito bem, devido a clareza de Beeke endosando seus comentários com os de Calvino, as dúvidas serão sanadas.
São temas importantes, as vezes complexos, mas se deixados nas mãos do criador, nossa insignificante mente descansará no autor e consumidor da fé.

Richard@1295 04/06/2021

E se Deus não fosse soberano?
Compreender as doutrinas da fé cristã é fundamental para todo aquele que está caminhando no evangelho. Nesse pequeno livro podemos ter um claro e essencial ensino sobre a soberania de Deus sobre todas as coisas.
Se você busca aprender sobre a providência de Deus, eleição e reprovação esse é um bom ponto de partida.

Se Deus não fosse soberano aonde você colocaria a sua fé?
Se Deus não fosse soberano como você teria segurança da sua salvação?
Se Deus não fosse soberano aonde estaríamos nós?

Compreender a soberania de Deus é fundamental para a fé cristã e determinante para a nossa humildade.

Hélio 28/05/2021

Calvino sobre Soberania, Providência e Predestinação
Esse foi o meu primeiro contato com os escritos de Joel Beeke e gostei bastante. Ele escreve de uma forma simples e esclarecedora temas difíceis da teologia.

Para muita gente quando se fala em João Calvino ou calvinismo vem logo na mente a doutrina da predestinação, como se as obras de Calvino tratassem apenas sobre este assunto. Joel Beeke diz nesse livro que:

"Devemos reconhecer que a doutrina da predestinação não é a doutrina central para Calvino, como alguns têm afirmado. Por exemplo, na versão de 1536 de suas Institutas, Calvino faz apenas algumas referências passageiras à predestinação. No catecismo que ele preparou em 1545 para instruir os jovens em Genebra, em nenhuma das 374 perguntas trata especificamente da predestinação. No entanto, Calvino acreditava que a predestinação era uma doutrina importante, especialmente no campo da soteriologia..."

Trechos do livro:

"O universo é governado não por acaso ou pelo destino, mas pelo completo e soberano governo de Deus. Existimos com um propósito: dar glória a Deus. Não temos direitos perante Deus, mas apenas deveres, pois os direitos de Deus são absolutos. Qualquer tentativa de desafiar isso está condenada, pois, como diz Romanos 9:20: ?Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?? (Rm. 9:20)".

"Por natureza, somos impacientes e rebeldes quando as coisas não acontecem como queremos, orgulhosos quando as coisas vão bem, e ansiosos e temerosos quando consideramos um futuro desconhecido. Isto é natural porque nos consideramos como o centro de todas as coisas ? como se fôssemos Deus. Tendemos a ficar perturbados por coisas que não acontecem de acordo com os nossos desejos, consideramos mais importante o que serve a nossa honra e glória, e tememos o que acontecerá no futuro como resultado dos nossos próprios esforços fracos ou por causa de pessoas ou forças mais poderosas. Só o Espírito Santo nos pode fornecer estas três preciosas joias: Primeiro, paciência na adversidade (...); Em segundo lugar, gratidão na prosperidade (...); Em terceiro lugar, uma firme confiança em Deus diante do futuro desconhecido (...)".