Como superar seus limites internos

Como superar seus limites internos Steven Pressfield

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Carol 18/04/2024

Meu maior conselho: não leia, não vale a pena
Uma estrela por respeito, já que não tem como dar nenhuma. Livro ridículo que não condiz com o nome, nas primeiras páginas estava super interessante e me deu um ótimo insight, porém do meio ao fim parece que o autor se perdeu.

Em resumo, do meio ao fim, ele começa a falar sobre musas, nos dá a entender que nada que fazemos vem da gente, e sim de uma força mística exterior. Sério, que brisa!

Katia.Elias 14/04/2024

Prometeu tudo e não entregou nada!
Pra começo de conversa não vale o preço que paguei. Dá pra perceber que a tradução não foi das melhores pois algumas frases ou palavras não faziam sentido no contexto. Um dos livros mais fracos que já li.

Amanda Ferres 27/03/2024

Ótimo!
Surreal! Muitos conceitos que devemos aplicar no dia a dia! Tem um minicurso no YouTube da Lúcia Helena Galvão que faz com que internalizemos mais os conceitos, indico muito fazer o consumo dos dois!

Fabiola.Valentina 24/03/2024

Vou hablar
Para Pressfield todos temos nosso chamado profissional. No entanto o mundo está cheio de pessoas com vidas não vividas. É o autor que não escreve, o dançarino que não dança, o viajante que não viaja, o fotógrafo que não fotografa, e por aí vai. No fim, para ele, só podemos ser algo movidos pela ação. Se iremos fazer ou não aquilo que somos destinados a fazer.

No meio dessa jornada encontramos um inimigo interno que busca nos impedir de sermos o que estamos destinados a ser.

"Esse inimigo se apresentará sempre? Não. Apenas quando aquilo que você pretende realizar o faz subir um degrau na escalada necessária rumo ao seu crescimento como ser humano. Para aquelas "iniciativas" que o paralisam ou o fazer até descer um degrau rumo ao egoísmo, à estagnação e à alienação, a resistência, como diz o autor, "carimba seu passaporte"." Prefácio, Lúcia Helena Galvão.

Apesar das 200 páginas, muitas delas possuem apenas um ou dois parágrafos, o que torna a leitura rápida. É um livro que você consegue devorar em um dia, no entanto não recomendo, o ideal é ler aos poucos e tentar absorver o que foi lido, afinal é um livro escrito para aqueles que querem vencer seus inimigos interiores e isso exige tempo e reflexão sobre o assunto.

O livro é dividido em 3 partes. Na primeira, o autor se dedica a definir como nossa grande inimiga, a Resistência (ou autossabotagem) trabalha sobre nós. Creio que essa foi a parte em que o livro mais conversou comigo, pois como uma autêntica procrastinadora, me vi em suas palavras e definições.

Mas também foi a parte que mais me motivou, pois o autor dá um vislumbre de que se temos dificuldade de realizar algo, é porque aquele algo é importante para nós.

"Regra de ouro: quanto mais importante para a evolução de nossa alma for a vocação ou a ação, mais Resistência encontraremos para concretizá-las." (p.44)

Gostaria de registrar aqui a definição de "resistência e procrastinação" em que o autor escancara como a procrastinação trabalha no nosso dia a dia.

"A procrastinação é a forma mais comum de Resistência porque é a mais fácil de racionalizar. Não pensamos: "Jamais vou compor minha sinfonia". Pensamos: "Vou compor minha sinfonia. Mas começarei amanhã"." (p.53)

Pressfield deixa claro que a batalha contra a resistência deve ser travada de novo TODOS OS DIAS da nossa vida e nunca postergada para amanhã. E portanto, devemos focar em vencer um dia de cada vez. Não foque na perfeição, foque em fazer. Bata o ponto diariamente, e não importa se o que fez está perfeito ou se ainda há algo que ajustar. Apenas faça!

Aqui nessa primeira parte tive alguns desencontros de ideias com o autor. No capítulo "Resistência e automedicação" (p.58) ele menospreza os transtornos mentais, os diminuindo a apenas jogadas de marketing com base apenas no seu "achismo". Discordo veemente dessa posição do autor e a partir desse momento confesso que fui ficando um pouco desconfortável com a leitura. Meio que o livro perdeu a credibilidade para mim, sabe?

Bom, seguindo. Já na segunda parte do livro o autor diferencia um amador de um profissional, onde o amador é aquele que se curva a resistência e o profissional é aquele que a vence dia após dia. Essa parte ilustra algumas formas de como vencer esse inimigo que tantos temos em comum.

"[...] ao realizar o ato corriqueiro e físico de sentar-se e pôr mãos à obra, ele iniciava uma sequência misteriosa, mas infalível, de eventos que produziriam inspiração com tanta certeza quanto se a deusa sincronizasse o relógio dela com o dele." (p.96)

O ponto mais importante, que o autor destaca em diversos momentos da narrativa, é criar uma rotina diária de sentar todos os dias e começar. Ir lá e fazer.

"O profissional aprendeu mais coisas. Respeita a Resistência. Não ignora que, se ceder hoje, por mais plausível que seja o pretexto, terá duas vezes mais probabilidade de ceder amanhã." (p.113)

É uma batalha diária. Uma luta constante em que o inimigo jamais dará bandeira branca e em que você também nunca pode dar-lhe qualquer sinal de desistência.

Na terceira parte o autor viaja na concepção da musa e da deusa. Diz que elas são nossos guias, a força contrária a resistência. E que quando sentamos diariamente para fazer nosso trabalho (o qual somos destinados desde o nascer) nos sintonizamos com essa força superior e somos guiados por ela. É aqui que tudo começa a fluir, como se algo nos puxasse na direção correta.

Eu chamaria facilmente de inspiração, algo que parece vir do sagrado, que nos eleva. É aquela virada de chave que a gente não sabe de onde veio e se aquilo estava realmente ali dentro de nós mesmos esse tempo todo, sabe?

Minhas considerações:

A escrita é fluída, o que torna a leitura rápida. Algumas reflexões do autor inspiram, outras achei uma viagem muito louca, kkkk e outras como descrevi acima, me tiraram do sério (sem risadinha). No geral achei o livro um pouco raso e repetitivo. Mas se lido com um olhar crítico, conseguimos tirar um ou outro aprendizado (e descartar algumas ideias).

EU, particularmente, também creio que temos um chamado, algo que cochicha em nossos corações um sonho que devemos seguir, e o livro também destaca bastante isso (apesar de que nele isso seja mais voltado para o trabalho, olha o capitalismo querendo guiar nossos sonhos aí, kkk). Mas bem, se você também acredita nisso, te convido a ler "O Alquimista" do Paulo Coelho, creio que ele será mais certeiro nesse diálogo contigo.

Nota geral: 6/10

RoKombatente 23/03/2024

Nomeia o inimigo da procrastinação
A inovação deste livro é encarar o que nos impede de trabalhar/agir como um inimigo com força própria: A Resistência.
A solução? Tornar-se um profissional.
O livro é escrito de uma forma diferente dos livros de auto-ajuda, fruto da profissão de roteirista do autor.
Me ajudou muito a ter forças pra enfrentar a Resistência no cotidiano e trabalhar na direção daquilo que quero fazer.

Mi_ 17/03/2024

É um livro de autoajuda, ainda que dizem o contrário.
O autor, relata alguns fatos pessoais e ?ensina? a como vencer a resistência e agir.
No geral, para quem gosta de gênero é um bom livro ?.

Ana Pereira 16/03/2024

"A resiliência é alimentada pelo medo. Ela não tem força própria. A que ela usa vem de nós. Nós a alimentamos com poder porque a tememos. domine esse medo e vencerá a resistência."
Livro sobre desenvolvimento pessoal com dicas claras para superar os medos e fazermos o que precisa ser feito.

Márcia 20/02/2024

Vários Insights, mas esperava mais
Muito se falou desse livro então, comprei para ler. Achei bem interessante, com vários Insights voltados, primeiramente, para quem é artista como um exemplo para ser usado em várias áreas, (mas na arte das vendas, todos somos artistas mesmo...), então serviu para o meu crescimento na área, mas, depois de ler tanto sobre o livro (e não o livro), confesso que esperava mais.

Fala, especificamente da Resistência, a que temos, a que criamos, a que pensamos ter... Essa parte trouxe várias situações que na vida, por medo, por dúvida, por desconhecimento, acabou negligenciando e deixando a Resistência falar mais alto.

Felipe 19/02/2024

Uma merda ???
"Como superar seus limites internos" de Steven Pressfield promete oferecer insights profundos sobre como superar obstáculos internos, mas falha em entregar uma abordagem original ou prática. O autor recorre a clichês motivacionais e generalizações simplistas, deixando os leitores sem ferramentas tangíveis para aplicar em suas próprias vidas. Além disso, Pressfield parece mais interessado em pregar suas próprias crenças do que em realmente ajudar os leitores a entender e superar seus limites internos. A falta de exemplos concretos e estudos de caso torna o livro superficial e pouco convincente, deixando os leitores frustrados e desapontados com o conteúdo.

Nina 17/02/2024

Leiam o outro livro do autor: Guerra da arte
A ideia de resistência é ótima, mas o desenvolvimento desse livro não é bom. Estava achando que tinha lido algo semelhante antes e descobri que "A Guerra da Arte" é do mesmo autor e trás a mesma ideia de resistência. Esse é muito melhor desenvolvido/escrito. Leiam Guerra da Arte em vez desse ??

alissonfrts 12/02/2024

Péssima escolha de título wtf (original é: War of Art)
O livro se divide em 3 partes:

1) Fala sobre a ?Resistência? que é basicamente como o autor se refere a procrastinação e insegurança. Aborda muito bem o assunto com vários exemplos e situações. Muito bom.

2) Aborda o assunto Amador vs Profissional, e novamente explora muito bem o assunto mostrando com o Profissional contorna a ?Resistência? mostrando várias abordagem e estratégias. Muito bom.

3) É aqui que a coisa se perde, esperava algo ainda mais prático e com ferramentas lógicas baseados nas últimas duas partes, porém o autor foi pra um lado 80% espiritual. Aproveitei muito pouco dessa parte.

As duas primeiras valem muito a pena, fiz minhas marcações pra voltar e consultar depois. Fica com um baixa nota apenas pelo final do livro que ficou bem vago.

Combatente 11/02/2024

Apenas faça
A luta contra a resistência é real e ela existe, porém quando você se dedica e realmente dá o primeiro passo, a resistência começa a perder força para o seu maior inimigo: A dedicação/disciplina. Trabalhe para você e não para os outros, faça a simples pergunta: se só existisse eu no mundo, continuaria fazendo esse trabalho?. Se a resposta for sim, parabéns você está no caminho certo a se seguir.

lala 27/01/2024

O sucesso não viera. Mas um fracasso real, sim.
Eu li bastante comentário falando que era um livro muito técnico mas eu o entendi bem, até as metáforas que particularmente, foram chatinhas e repetitivas ao longo do livro. o começo realmente foi muito bom, eu ainda não parei pra anotar os ensinamentos desse livro mas só pelo o que li durante esses três dias de leitura já me ajudaram e muito, e sei aue vão me ajudar muito mais pela frente.
antes de começar com meu ponto de vista sobre o ponto principal do livro, vou dissertar sobre essa mitologia que ele ficou repetindo da musa, anjos e Deus. é legal que ele pense naquele ser supremo que está nos ajudando e dando inspirações, mas sei lá, acho tudo isso tão fantasioso, é algo tão da gente dar créditos a seres que nem sabemos que existem do que dar a nós mesmos sabe.

é realmente muito fácil ficarmos nos lamentando pensando nos projetos que deixamos de fazer, nos sonhos que deixamos de lado, nas oportunidades que perdemos, é muito fácil se lamentar sobre tudo e se odiar a cada dia mais porque, olha só, você mesmo deixou tudo isso escapar, é sua culpa e de mais ninguém. as pessoas vivem as vidas de agora e as vidas não vividas, mas o que me pergunto é, o que vai mudar continuar se remoendo sobre as coisas que perdeu enquanto você pode simplesmente recomeçar. recomeços são essenciais a partir do momento que você escolhe mudar, a partir do momento que você se decide que vai dar continuidade àquilo que parou e a partir do momento que você decide evoluir de verdade.
não é fácil, a resistência vai te derrubar MUITAS vezes, mas já parou pra pensar que só você fazendo 30min do que estava desejando a vida inteira e não teve coragem já é um ato de coragem? você lutou contra seu medo hoje e consequentemente lutou contra a resistência, um passo foi andado hoje para sua difícil e grande caminhada, todavia, parabéns, você conseguiu.

vica 10/01/2024

Um despertar.
Curto. Pratico.Direto. E cheio de conteúdo.

Um despertar daquele inimigo oculto que todos nós temos, mas não sabemos nomear. Resistência. A resista.

Mari 10/01/2024

Ele se perde
O livro começa bem...depois disso ele se perde do tema principal e vai laaaaaaaaa onde não sei se deveria ir.

1 | 2 | 3 | 4