Socando o ar

1 | 2 | 3 | 4 | 5

pietrafiorio 29/07/2021

QUE LIVRO!
Ooii gente!!
Não tenho o que falar desse livro, ele é incrível!
O livro tem uma trama muito boa e triste. Confesso que o final fiquei um pouco confusa, na realidade ainda estou! Achei o final incompleto, espero que seja uma série de futuros livros!
Ótimo livro, ótima escrita!

Isis Costa 29/01/2024

Contado no formato de versos
Desde a primeira cena, que ocorre em um tribunal, "Socando o Ar" narra a história de Amal Shahid, um adolescente negro e muçulmano. Amal se vê envolvido em um conflito e acaba sendo condenado de forma injusta, sendo rapidamente enviado a um centro de detenção para jovens. Tanto Amal quanto sua família e seu advogado mantêm a esperança de encontrar um meio para sua liberação em breve. Por enquanto, ele enfrenta o desafio de sobreviver dia após dia na detenção, mantendo a esperança viva.

A história aborda a questão do racismo no sistema judiciário, destacando como preconceitos raciais podem influenciar julgamentos. A trama se aprofunda na experiência de Amal Shahid, que, juntamente com sua família, sente a necessidade de contratar um advogado branco para melhorar suas chances no julgamento racialmente tendencioso.

Além da injustiça no tribunal, a obra também explora a vida cotidiana de Amal no centro de detenção juvenil. Um aspecto esperançoso do enredo é a conexão do protagonista com a arte, evidenciando como as expressões artísticas são poderosas ferramentas políticas e podem servir como um meio de resistência e expressão pessoal em contextos de opressão.

"Socando o Ar" culmina com um desfecho súbito que deixa os leitores ansiando por mais detalhes sobre o futuro de Amal, mas ao mesmo tempo compreendendo a razão de terminar dessa forma. Esse final evita qualquer interpretação de romantização ou demonização dos eventos ou personagens, mantendo a integridade da narrativa.

Embora a história seja inspirada nas experiências de Yusef Salaam, um dos cinco adolescentes injustamente condenados no caso Central Park Five, os autores deixam claro que o livro não busca ser uma biografia ou um relato exato de sua vida. Em vez disso, "Socando o Ar" é uma obra de ficção que utiliza as vivências de Salaam como um pano de fundo para explorar temas mais amplos de injustiça racial e o poder da arte.
Fabio 30/01/2024minha estante
Mais uma bela resenha, Isis!

matty0 19/02/2022

a
deve ser um livro pra ler com calma, um poema por dia, talvez, pra tentar gostar dele de alguma forma. Não há nada de errado com o texto ou algo assim, só não é uma leitura agradável (pudera, pelo tema) mas tem alguns trechos bons, frases.
dullahan 21/02/2022minha estante
conseguiu? kk

matty0 21/02/2022minha estante
KKKKKKKK que inferno meu deus

Paty 14/06/2021

"Pontos positivos"
Esse livro tem uma escrita maravilhosa.
A história de um rapaz que é condenado por um crime que nao cometeu, e que encontra forças na sua arte.
"Pontos negativos"
O livro tem o final em aberto. Não sei se terá série, mas acredito que não.

E um livro mto bom, que precisa ser lido. Leiam! ?

el0is4 09/06/2023

Culpado
Não sou acostumada a ler livros de não-poesia, em formato de poesia, mas essa foi uma experiência boa demais. O leitor se ver tão absorto naqueles versos, naquela história, que o tempo passa e ele não percebe.

Socando o ar retrata a história de Amal Shahid, um adolescente negro de 16 anos, declarado culpado de um crime que ele não cometeu. Ele é enviado a um centro de detenção juvenil e lá tem que lutar pra manter a si, e a sua arte viva.

O livro espelha com simplicidade o quão sujo é o sistema, é evidente como o racismo influencia a sociedade e como ele interferiu diretamente na condenação do Amal.

A obra também evidencia como a arte salva, se não fosse os livros, a poesia, a pintura, Amal poderia não ter continuado lutando.

É um livro emocionante, inspirador, crítico e principalmente, triste. Triste por sabermos que é um fato que atravessa a linha ficção-realidade, que centenas de jovens estão nesse momento, sendo vítimas desse sistema falho, lutando sozinhos contra algo muito maior que eles, sendo só mais um número numa estatística horrenda e ninguém faz nada.

"Eu estava socando

partidos ao meio
espatifados em pedaços".

Gabi Sagaz 23/12/2021

Questão racial e poesia.
Um livro poético e triste. O contexto racial e o racismo que coloca os sonhos dos jovens negros em segundo plano.
Muito triste, me senti tocada e as vezes como se um soco me atingisse no estômago.

Maria13359 11/08/2021

um dos livros mais fortes que já li
Terminei esse livro em dois dias. Não terminei em apenas 1 porque, no meio do livro, precisei parar um pouco para absorver o que tinha lido até então. Depois, passei três dias digerindo toda a história. A escrita em versos em primeira pessoa deixa o livro ainda mais impactante, te dando o ponto de vista de um jovem de 16 anos que vê todo o seu futuro desmoronar perante à injustiça e o racismo de um sistema judiciário falho. É livro feito para incomodar, para te dar desconforto, raiva, indignação, para te fazer pensar que se você, leitor, está tão agoniado e frustrado, imagine quem passa por esse tipo de situação na vida real. Um livro extremamente necessário, recomendo para todos.

Fábbio (@omeninoquele) 12/07/2021

independente da escuridão
Eu ainda posso ser luz
Ele ainda chega aqui
independente do medo.?
Essa não é a primeira vez e nem a última que uma pessoa é julgada e injustiçada pelo seu tom de pele. E se não investirmos mais em educação e informação, sinto que isso nunca vai mudar. Vemos quase que diariamente o quanto o preconceito racial velado ainda existe no mundo e mesmo depois de tantos anos da "abolição da escravatura", vemos de forma discreta o quanto esse preconceito ainda existe, e isso me indigna muito.
Amal Shahid é um garoto negro de dezesseis anos, poeta e artista que estuda numa escola renomada de artes, e que vê tudo ruir, a possibilidade de um futuro bom, quando é acusado injustamente e preso por um crime que não cometeu. E agora estando preso, se apega a sua arte, e se vê desesperado e com raiva frente as injustiças do sistema judiciário quanto ao racismo. Na luta por mostrar a verdade e numa sociedade em que insiste em taxá-lo como criminoso, Amal só tem na sua arte a única forma de ter esperança.
Mais do que uma história sobre injustiça, racismo e o quando a justiça é falha, "Socando o ar" nos mostra que sempre temos que ter esperanças quando tudo parece fugir do nosso controle, e no caso do Amal, encontrar forças nas pessoas que ele ama e em sua arte vão ajudá-lo a não se entregar e encontrar forças pra mostrar a sua verdade.
O livro é todo narrado por versos e não poderia ter sido escrito de outra forma. A sensação que tive é de que por tudo que ele passou eu pude também sentir, com essa sonoridade que esse tipo de texto imprime tão bem. E nos mostra o quanto o personagem é verdadeiro no que sente e faz, e sua família me passou a segurança que eu buscava quando mostravam o que sentia pelo garoto e acreditavam em sua verdade.
Poderia dizer muito mais sobre o quanto esse livro me impactou, mas fico sem palavras até, pra expressar a importância de ter lido ele agora. Só sei que esse é o tipo de livro que se faz super necessário nos dias atuais, em que vemos o quanto essa questão está a regredir no mundo, e talvez livros e histórias como essa nos dê um pouco de esperança de que algum dia isso pode mudar.
Impactante, sensível e imprescindível nos dias de hoje, "Socando o ar" é um livro que vale muito a pena conhecer pra se emocionar e ter esperanças num mundo melhor em que as diferenças sejam respeitadas. Recomendo muito!
#SocandoOAr #IbiZoboi #YusefSalaam #Harpercollins #HarpercollinsBrasil #BookLoverDaHarper

Vit 07/11/2022

não sei se gostei do formato mas sei q gostei da história e isso q importa 3 estrelas apenas por não ter me fisgado do início

Karoline67 08/10/2021

Que porrada!
Este é um livro escrito por um dos cinco do Central Park (se você não sabe do caso, veja Olhos Que Condenam, da Netflix). São poemas narrativos que contam a história de um menino preto preso injustamente na adolescência e a vida dele na cadeia.

Um: eu não leio poesia
Dois: eu não consegui parar de ler as poesias desse livro

Sensacional, imersivo, potente, doloroso e poético. Todo mundo deveria ler.

Nayra 05/07/2021

Uma história impactante, entregue de forma fluída.

A estrutura do livro me surpreendeu, considerando o tipo de história que se propõe contar. E isso foi um ponto muito legal.

Uma história sobre injustiça racial e ao mesmo tempo uma história de esperança.

Uma leitura que vale a pena ser sentida.

Leitor Noturno 22/06/2021

Socando o Ar

Amal Shahid é um garoto quando depois de uma briga com garotos brancos acaba nos bancos dos réus, condenado é enviado para um reformatório juvenil. Ele garante que não é culpado, que foi uma briga entre todos e que ele nem teria batido no garoto, mas está lá, confinado, segundo a 13 emenda americana ele agora pode ser um Escravo, não é nem mais dono de si. Precisa se acostumar com sua nova realidade, o sistema o irrita e cobra que ele seja calmo, o sistema o prende e cobra que ele tenha a mente livre, o sistema o condena a não ter futuro e cobra que ele pense em ser um bom garoto quando ele sair de lá.
-Shahid é mais um dos tantos garotos negros espalhados pelo mundo, que não pode considerar a justiça cega, ela vê sua cor, o sistema vê a sua cor e cobra que ele aceite que não existe racismo onde ele vive. Amal tem um dom, ele não queria estar lá, queria estar escrevendo, queria estar namorando, queria estar desenhando, queria estar com sua família, ele é artista, ele é apenas um garoto quando decidem que sua vida deve mudar por completo, agora ele precisa seguir ordens de homens que não o conhecem e que não desejam que ele tenha sucesso quando sair dali.
-Um livro maravilhoso, escrito com uma originalidade ótima, em forma de versos, dividido em pequenos parágrafos, que se utiliza das mais diferentes formas para colocar as palavras em cada uma de suas páginas, ao melhor estilo ?Daqui Pra Baixo?, de Jason Reynolds, mas muito melhor do que o livro do outro autor, tem enredo bom, história, passa emoção e a narrativa em primeira pessoa passa toda emoção necessário à história, estamos vendo um garoto sofrer, preso, só por ser negro, julgado de uma forma injusta e torcendo para que aquilo acabe e ele volte para uma vida que não existe mais.
-A cada linha uma Punch Line ao melhor estilo Tupac, daquelas que deixam quem lê sem fôlego, misturada com a delicadeza ácida da musa Lauryn Hill, transformando em literatura de ficção uma história que comoveu o mundo, e que até os dias de hoje indigna todos que a conhecem. O livro é baseado em 1 dos 5 garotos condenados injustamente pelo crime ocorrido no Central Park em 1989, e ficou conhecido como a história dos ?5 Exonerados?. Uma forma diferente de ler sobre racismo, um jeito perfeito de aprender como as coisas não são justas, mesmo que muitas pessoas tentem fingir que são.

paloma 26/06/2021

LEIAM
que livro maravilhoso! a história contada é muito triste e pesada, mas a escrita dos autores é incrível, e isso torna a leitura muito fluída. socando o ar é uma história sobre injustiça, racismo, dor, mas acima de tudo, esperança. é um livro que deve ser lido!!!

Camilendo_ 05/07/2021

Eu estarei Socando o Ar
Amal tem 16 anos é um artista e poeta. julgado e preso por um crime que não cometeu. preso pelo retrato que pintam dele, um retrato que não condiz com as cores vivas do seu mundo.

"?????? ?? ???? ?? ?????
??????? ?? ?????
???? ?? ??????? ???????? ??? ??? ???????? ??? ?????
?????? ?? ???? ??? ???
? ????? ?????????
??? ? ?????? ??????? ??? ??? ???????? ???? ???"

eu não sabia o que esperar dessa leitura, mas realmente não era sua escrita em versos que se encaixou TÃO bem. esse livro, assim como a verdade de Amal é uma obra de arte. essa é uma daquelas histórias que a construção nos comunica algo, algo que em um texto "corrido" talvez se perdesse.

a história de Amal é um grito ao mundo sobre um sistema falido que reduz pessoas pretas ao pó, que amedontra, que pune, que sufoca e prende. a história que é vista se repetindo todos os dias. e que se passa nos Estados Unidos, mas poderia ser no Brasil.

é um grito cheio de cor, cheio de esperança. é uma mensagem espalhada ao mundo com um "eu te vejo", eu me reconheço em você, e nós somos uma corrente
I-N-Q-U-E-B-R-Á-V-E-L.

"??????, ??? ???????, ???? ???? ????????
?? ??????? ?? ????"

é um livro jovem adulto com uma mensagem poderosa sobre a violência contra corpos pretos, sobre como todos os dias a sociedade faz de tudo para classificar um corpo preto como errado. apesar do tema denso é uma leitura fluida e rápida, baseada em tantas histórias reais incluindo a do seu autor, que também foi condenado injustamente com outros 4 amigos "Os Cinco Exonerados" por um crime que não cometeram, uma sentença que foi revogada em 2003.

é um livro que não tenho palavras o sufiente para recomendar. um livro necessário.

"??? ???? ?? ????
? ???? ?????????
?????????? ????????? ???
????? ??? ?? ???????"

Obrigada, Amal.?

Lari Ribeiro 26/07/2021

Alteridade
Antes dos procedimento padrão, preciso dizer que "Socando o Ar" até agora é meu livro do ano! Eu não tenho PALAVRAS para descrever o quanto esse livro é bom. Ele passa por vários aspectos que só lendo para saber. Não somente isso, o livro em si é uma grande obra de arte, quase que gritando e expressando a arte de Amal, a arte que sempre foi negligenciada.

"Socando o Ar" é um livro de 2021, escrito por Ibi Zoboi e Yusef Salaam, e retrata um momento extremamente significativo na vida de Amal, um adolescente negro e muçulmano de 16 anos. Amal se envolve em uma briga em um bairro branco de classe alta, e claro que o mesmo se torna o principal suspeito de um crime que não cometeu. A partir disso, tudo que eu falar pode estragar a experiência de leitura.

O livro é EXTREMAMENTE angustiante, isso porque ele traz uma realidade dura, e eu sendo uma pessoa cis branca completamente privilegiada nunca passarei e nunca saberei o que é passar e sentir tudo que Amal sentiu e relatou para nós no livro, exceto pela alteridade de leitura que ele nos retrata. Por diversas vezes, o livro traz conteúdos que são bastantes pesados, mas com uma sutileza que impulsiona para uma discussão, e que definitivamente não são detalhes! Eu ficava esperançosa pelo Amal, e precisava de haver essa esperança, porque se não, o que sobra?

Acredito que qualquer coisa a mais que eu falar vai estragar MUITOO a experiência de leitura, mas saibam que é um livro extremamente bom, com uma leitura de diversos níveis e dinâmica, elencando vários aspectos para que hajam insights sobre o que o livro traz.

1 | 2 | 3 | 4 | 5