Jogador Número Um

Jogador Número Um Ernest Cline

Resenhas -

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 22/04/2024

Quando o real e o virtual se misturam.
Eu confesso que desta vez fiz o caminho contrário, assisti ao filme primeiro para só depois (bem depois) ler o livro. Sobre o filme, recomendo, é ótimo, traz emoção do começo ao fim. Sobre o livro, recomendo ainda mais, vale muito a pena, pois traz uma ou mais de uma questão sobre nossas vidas, e inclui, como 'prato principal', as relações que nós seres humanos, temos com a tecnologia. Como viver conectado com todo mundo e ao mesmo tempo se sentir a pessoa mais solitária?

Podemos descrever Wade Watts como um garoto atual, de nossos tempos, embora em sua realidade, a tecnologia esteja um tanto mais avançada. Ele, assim como outras pessoas, buscam um lugar ao sol, ou na sombra, como queiram, afinal, a sociedade é permeada por pessoas à margem social, e para muitos, o objetivo de vida aqui é conseguir o tal ovo, pois é ele quem dará acesso a um super prêmio.

No livro podemos ficar de frente para muitas questões que atualmente permeiam nossa realidade. Não é normal ver Wade e outras pessoas passarem tanto tempo logados em um jogo virtual com a desculpa de estarem caçando o tal ovo para simplesmente mudarem de vida. No decorrer da história conseguimos acessar a mente de um rapaz que não consegue aceitar e tem muitos problemas em fazer amizades fora do mundo virtual. Somos apresentados também a falta de equidade social em sua realidade, pessoas, várias, tais como Wade, enfrentam a pobreza como inimigo implácavel.

É praticamente impossível citar todas as questões sociais que se apresentam na obra, seria preciso muito mais do que o simples espaço aqui para a realização de um debate. Um leitor que está mais sensível a realidade ou que teve ou tem uma origem de bairros ou locais pobres, assim como a pessoa que vos escreve, vai entender muitas das situações vividas por Wade, desde o acesso a internet e a um local decente como moradia, até mesmo ver em como empresas privadas só desejam lucros e não gostam quando pessoas de baixa renda tem acesso a serviços que podem sim, ser passados de gratuítos para pagos.

Recomendo a leitura, que por sinal, é muito atual, diria que é um dos livros mais atuais que temos quando discutimos ou abordamos temas como relações, internet e até mesmo desigualdade social. Enquanto o campo tecnológico avança as relações humanas parecem cada vez mais se tornarem obsoletas. Jogador número é uma obra fantástica.

Cynara.Maira 07/12/2023

Esse livro foi uma jornada (sem piada intencional). Eu estou em um momento que situações ansiosas acabam me afetando muito então ler um livro com tanta coisa ao mesmo tempo foi difícil e tive que demorar, mas acho que valeu a pena.

A história é muito legal e me diverti horrores, mas eu acho que o detalhamento de algumas descrições acabou deixando meio maçante em alguns momentos, o que fez o livro perder um pouco da magia de vídeo game (eu não sei se não sou nerd suficiente mas cara às vezes menos é mais kkkk.), também senti que algumas coisas eram meio óbvias e demoravam demais pra serem entendidas. Acabou que a terceira parte compensou bastante tudo, só senti falta de um epílogo pra mostrar o que deu no final (não irei ler a continuação, todo mundo fala que é péssimo kkk, vou inventar um final feliz pra todo mundo e é isso). Recomendo muito a leitura, mas tenha paciência com o nível de fanboy que o Wade às vezes é só aquele amigo lolzeiro que te explica detalhes demais que não fazem diferença nenhuma, mas perdoa a intenção é boa e às vezes útil kkk)

Vitor 26/10/2023

Fantástico
Poucos livros proporcionam uma experiência tão incrível quanto esse, muito imersivo, faz você se sentir dentro da história, a possibilidade de pesquisar sobre as referências, músicas e tudo mais, acrescenta muito quando estamos imaginando a história, uma trama digna de um filme épico dos anos 80, é aquele projeto perfeito onde o autor consegue transmitir todo o amor que ele tem pelo tema, simplismente incrível, e aquele ultimo conselho do Halliday... Foi demais. Não vejo a hora de começar Jogador Número Dois.

"Então me ocorreu que, pela primeira vez desde que eu conseguia me lembrar, eu não tinha vontade nenhuma de entrar de volta no OASIS."

Andriq.Goncalves 17/09/2023

Preguiça de fazer resenhas atrasadas!
Então vou ser curto nessa aqui, foi um livro mais ou menos meio esteriotipado cheio de referência algumas legais outras nem tanto com um enredo e protagonista meios bleh mas dá pra ler num domingo a tarde.

Ketchananeco 31/08/2023

OASIS
EU DEVERIA TER LIDO ANTES! É uma escrita muito incrível, o autor descreve tudo muito bem e mesmo eu tendo visto o filme, o livro se supera em mil por cento.

É ótimo como tudo ganha vida na leitura, como tudo é retratado e a maneira que o autor escreve só facilitou um monte. Eu me envolvi e terminei o livro muito rápido. A edição nova está muito bonita.

E o final, depois do que o grupo todo passou, pro Parzival o final dele me deixou muito feliz, foi super satisfatório tbm

sossoalves 26/07/2023

MEUDEUS QUE LIVRO MEU AMIGOS
li tudinho em um dia, eh extremamente envolvente
Mostra a realidade de como seria um mundo se algo assim realmente acontecer (ate as partes mais obscuras e obcenas)
eu AMEI as referências dos anos 80 e da história do vídeo game
Fiquei com um certo desgosto pelos personagens ate entender o meio em que eles esfalerita

laura1423 21/02/2023

Gostei demais!!! Adorei as diversas referências e a história te prende muito, no meio fica meio lento mas o livro num geral é bem rápido, animada pra ler Jogador Número 2.

Ãrica 16/02/2023

No começo eu enrolei bastante pra engajar na leitura, demorei cerca de 6 meses para terminá-lo. Tudo isso imaginando que não iria gostar. Mas me enganei, eu me apaixonei pelo livro mesmo não tendo ficção científica como um dos meus gêneros literários preferidos. Esse livro é literalmente uma obra, existem várias menções da década de 80 que se ligam na história, fazendo conexões pelo livro todo. Tudo aqui é bem "amarrado" e o final faz completo sentido. Dá pra ver que foi muito planejado.

Gilberto.Junior 01/02/2023

é uma releitura, li a primeira vez lá pra 2019, n lembro muito. Aí eu reli pra ler o novo livro Jogador Número 2
Enfim, sensacional, um dos meus favoritos da vida

Luana 23/01/2023

Vcs entenderam todas as referências???
Kkkk... Pra falar a verdade eu não conhecia muitos dos jogos e não peguei algumas referências, mas isso não atrapalhou em nada minha imersão na história, foi incrível, minha cena preferida é a que ele entre na tumba da primeira chave parecia que eu tava jogando e pegando aqueles tesouros ?

Gostei demais!!!

P.s.: Tô com muita vontade de ler o livro 2, mas tô com medo pq ouvi muitas gente dizendo que não é bom. ?

Maiza 10/01/2023

Muito bom, cheio de referência geek e o enredo muito bem desenvolvido, o final não decepciona!! Pra quem gosta de coisa geek e fantasia vai amar dms esse livro

tenael_ 20/11/2022

Demais. Perdi muitas referências na leitura, mas fui em busca de experimentar alguns jogos e séries mencionadas. É uma aventura divertida, e super recomendada para fãs em busca de nostalgia (até para os mais novos como eu).

Giu 13/11/2022

Incrível!
Foi diferente do que eu esperava. A história me envolveu muito e queria saber logo o que ia acontecer! O livro tem muitos detalhes da cultura pop dos anos 90 (filmes, seriados, vídeo games) que eu não sabia identificar e sinceramente n me importava muito Kk (até pq o livro explica bem direitinho ent vc n necessariamente precisa ter tido contato com essas obras do anos 90 pra entender). No geral foi o livro que eu achei divertido e envolvente, mas mesmo assim n tenho vontade de ler a sequência pq acho q é aquele tipo de livro que deveria ser um só (e tbm pq muita gente me falou que é ruim). Mas é isso, recomendo demais!!!! ?????

Bruno.Felipe 01/09/2022

10 a 0 no filme
O filme do jogador número um é uma obra surreal para aqueles que curtem a cultura nerd/geek, possui referências dos mais diversos jogos e seriados da ficção cinética, mas o livro não traz nem metade dessa essência que o livro possui; o livro te transmite mais a paixão do High five pelos Halliday e suas criações e sem contar que conta com cenas e diálogos que o filme não possui.