Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Gabriela.Pereira 25/04/2022

Realidades do Brasil
Em cada um dos contos Itamar consegue retratar diferentes realidades do Brasil, do seu passado e presente, histórias impactantes que geram muito apego aos personagens. Excelente leitura, amei tanto esse livro quanto ?Torto Arado?.

Letícia 27/07/2021

Depois da leitura de Torto Arado, mal via a hora de conhecer outras obras de Itamar Vieira Junior e reviver um pouco a experiência de uma das melhores leituras de 2020.

Em Doramar e a Odisseia, somos apresentados à faceta contista do autor. A coletânea reúne doze contos, dos quais cinco são inéditos e sete já haviam sido publicados pela editora Mondrogo em 2017, no livro A Oração do Carrasco, finalista do Prêmio Jabuti de 2018.

Aqui, Itamar reconstitui a memória de minorias silenciadas, cujas estórias nunca tiveram lugar na História oficial do país. Valendo-se da riqueza da oralidade, o autor transpõe, para as duradouras páginas da literatura brasileira, narrativas sobre personagens negros e indígenas, alguns deles marginalizados ou refugiados, outros escravizados ou exterminados.

Além disso, entramos mais uma vez em contato com os temas que lhe são caros e que tanto nos cativaram: a ancestralidade, a relação do ser humano com a terra, as religiões de matriz africana, a multiplicidade de vozes narrativas e as personagens femininas inesquecíveis.

As inovações ficam por conta do estilo de escrita do autor: o intercalar entre a narração em terceira e primeira pessoas nos contos O que queima, Na profundeza do lago, Inquieto rumor da paisagem e Voltar, todos inéditos; o fluxo de consciência e a autonomeação em Alma; e a narrativa arrebatada e em segunda pessoa, uma verdadeira convocação divina, de manto da apresentação.

Esse último, um dos meus favoritos, aliás, traz elementos biográficos do artista plástico sergipano Arthur Bispo do Rosário, que, internado em um hospício do Rio de Janeiro, criava arte vangardista a partir do lixo.

Para mim, os contos mais contundentes foram os que haviam sido publicados anteriormente, ao passo que a maioria dos inéditos me pareceram mais fracos. A exceção foi Voltar, que também figurou entre os meus preferidos, junto com o dilacerante Meu Mar e o provocador A Oração do Carrasco.

Em sua totalidade, porém, Doramar e a Odisseia é uma ontologia pujante, que dá voz a quem nunca a teve, o que, por isso mesmo, a torna indispensável.

site: https://www.instagram.com/pulsaoliteraria/

Claudia.M 29/01/2022

Várias Odisseias
Ler Itamar Vieira Junior é como ouvir as histórias que estão dentro de nosso peito, que foram contadas por nossas avós. Histórias de terras secas, de cidades à beira mar, de mães, mulheres, filhas, oarteiras, amantes, e santos do nosso convívio. Acolher o que há de ancestral e com afeto, muito afeto. Leio e releio incansavelmente.

mardelivross 06/07/2022

A escrita do Itamar é incrível!
Gostei e me conectei muito com alguns contos, mas outros nem tanto.
De qualquer forma, vale muito a leitura!

Bibi 18/10/2021

É um livro bom, com contos lindos e que tocam em assuntos importantes. Mas nem todos os contos são lá grandes coisas.

Alguns são bem longos e acabei me perdendo no meio de tanta "poesia".

Talvez não é o tipo de linguagem que eu goste muito. Tanto que um dos meus contos favoritos foi o A Volta, que tem uma narrativa mais "simples".

É um livro bem diferente do que a primeira obra do autor, mas especial de sua própria maneira.

Sergio 27/10/2021

Contos para alimentar a alma
Mais um bom livro do autor de Torto Arado.
Nesse livro o autor nos presenteia com 12 contos que nos prendem a cada palavra.
Destaque para o conto que dá título ao livro e " Meu mar", verdadeiras jóias da literatura brasileira

Lu 13/11/2021

Que leitura! Eu já havia lido Torto Arado e amado, mas esse... tive que ler aos poucos, digerindo cada história contada. São histórias para se ler e refletir antes de continuar.
Amei! Recomendo!

Sofia136 14/06/2021

A odisseia brasileira por Itamar
Itamar Vieira já havia me encantado ao ilustrar o sertão brasileiro - com uma boa dose de poesia e realismo mágico - em torto arado. Todavia, para mim, seus contos em Doramar ou a odisseia o consagram como um grande escritor da língua portuguesa e um fenomenal ilustrador da nossa identidade nacional.

Suas narrativas vão dos relatos da escravidão brasileira até suas consequências mais sublimes, como o famoso quarto da empregada doméstica. O geógrafo possui uma escrita com grande força e potência, que envolve o leitor e o faz questionar sobre as causas primeiras de persistentes mazelas brasileiras.

Refleti muito através de seus relatos, me vi aprendendo a cada página sobre culturas distintas, cultos, etnias, classes e história do Brasil. As representações da mulher negra vítima da cultura de estupro, da imigrante ilegal que busca melhores condições de vida, da empregada doméstica que se enxerga como escrava moderna e se cerca de miserabilidade, são inestimáveis e fantásticas. A sua força em construir críticas bem fundamentadas através da prosa poética me tocaram muito, em especial no conto sobre os regimes autoritários e sobre o trabalho doloroso dos carrascos.

Sobretudo, achei maravilhoso como ele trouxe questões intrínsecas a todos os humanos, mesmo em situações tão divergentes. Mostra- nos que temos o mesmo sangue, mesmo corpo e nos prova como os muros que construímos nos conduz ao precipício.

Jenni 09/02/2023

?Queria saber se doía escrever, porque trabalhar a terra dói. Crescem calos e afloram feridas nas mãos. Faz as costas reclamarem durante a noite. Queria saber se você se curva sobre o papel como eu me curvo ao chão, para sustentar a mim e aos outros.?

Licia Maria 30/03/2022

Spolier alert: o choro é livre
Li devagar, digerindo cada conto, no meu tempo. Cada história senti de um jeito e repeti mil vezes: Esse é o melhor de todos. Menti, não sei escolher o melhor. Acho que é impossível.

Voltar e Meu Mar terão pra sempre minhas lágrimas. Assim como vou guardar pra sempre o poderoso Oração do Carrasco.

Impossível ser imune ao Itamar.

Alessandra 02/07/2023

Ler Doramar ou a Odisséia é como caminhar, de pés no chão, daqui até o entendimento de como formamos nossas raízes como povo brasileiro.
Cada conto é um ponto de encontro entre mulheres, com uma dor e uma história para contar sobre as consequências das atitudes dos homens. A natureza aqui não é plano de fundo; é personagem, é narrativa. E o invisível, a aparição, o aboni, são partes fundamentais para essas histórias.

Ao final desse trajeto de leitura, teremos revisitado a construção de cultura em decorrência da diáspora negra em seus diferentes acontecimentos. Assim como nós humanos precisamos de água para existir, essa narrativa precisa do nosso olhar gentilmente crítico para ser ponte e reconstruir esse imaginário de passado em nossa própria perspectiva.
É um livro pra despertar perguntas, que nos convida a contar sobre como estamos construindo nosso caminho enquanto as feridas coloniais não saram.

"Cada pergunta guarda a possibilidade do despertar. Cada pergunta pode conter a possibilidade da mudança. De pergunta em pergunta, as coisas fogem do controle." (p.65, do conto A oração do carrasco)

Jan 11/12/2021

Livro de contos do renomado escritor Itamar Vieira Junior. Nos contos, percebi que Itamar deixa a metáfora e a linguagem de prosa poética mais livre, assim constrói com mais emotividade as cenas que quer representar. Suas temáticas enfocam desde ecologia até a cultura indígena e como não poderia deixar de ser, o racismo brasileiro.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/09/2022

Em Doramar ou a Odisséia, o autor do renomado Torto Arado nos traz uma série de contos que refletem a pluralidade do território brasileiro, com referências afro-brasileira, indígena e da cultura ribeirinha, Itamar Vieira Junior mostra, novamente que veio para marcar a história da literatura brasileira contemporânea.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556921464

Artur 10/01/2022

Diferente do que esperava. Uma grata surpresa.
Como muitos (acho eu) fui ler esperando Torto Arado, mas me surpreendi com uma dinâmica diferente, com o estilo próprio do autor.
Cada conto provoca desde o início reflexões. Ora para contextualizar a narrativa, ora para entender a mensagem (e há muitas formas de ler esta mensagem). E sempre muito fácil vestir a pele dos seus personagens, sentir suas angústias, anseios, alegrias.
Que dom esse Itamar tem.

Kaprãn 06/01/2022

Metáfora
Nesse livro de contos, Itamar Vieira Junior usa e abusa do uso de metáforas, então é preciso muita atenção. Se em Torto Arado a terra era o principal elemento da narrativa, nesse livro é a água que está sempre presente.