Responsabilidade extrema

Responsabilidade extrema Jocko Willink...

Resenhas - Responsabilidade extrema

Badlouis 23/07/2022

Direção para as decisões.
Bom livro, abordando temas do cotidiano do exército e trazendo para a vida e negócios.
O livro é uma referência para liderar na vida, nós negócios, como um manual de como fazer em uma tomada de decisão, pensar em variáveis e executar.
Algumas partes o autor repete muito, algo que contou no início do livro. Mas enfim, é um bom livro.
Se errou, assuma o erro!
Se deu certo, o mérito é da equipe!

Danilo.Brizida 29/07/2023

Um livro extraordinário sobre liderança. Responsabilidade Extrema é um conceito que todo líder deve ter mente e seguir, em uma missão, projeto, trabalho, o lider é o responsável por tudo o que é necessario para sucesso da operação, cobrir e mobilizar, simplificar, priorizar e executar.

Leticia2069 30/11/2021

Todos deveriam ler este livro!
Responsabilidade Extrema traz uma série de lições de liderança, aplicadas no ambiente militar e no mundo dos negócios, entre elas:

- Acreditar é o primeiro passo;
- Mantenha as coisas simples;
- Definir as prioridades e atuar em cima delas;
- Plano;
- Descentralização de comando;
- Não existe uma má equipe, apenas maus líderes;
- Cuidado com o ego;
- Levando informações de baixo e para cima;
- Disciplina traz liberdade.
Marcos Longhi 14/07/2022minha estante
Você acha esse melhor ou o livro A Dicotomia da Liderança?

Leticia2069 20/07/2022minha estante
@Marc7 acho os dois livros muito bons, e ambos merecem ser lidos, mas se tivesse que escolher um, eu escolheria ?Responsabilidade Extrema? por ser um livro excelente! E o livro ?Responsabilidade Extrema? aborda um capítulo sobre a dicotomia da liderança, o que já contextualiza o início pelo menos. Caso você queira ler um pouco mais sobre a liderança e os desafios que ela traz, a ?Dicotomia da Liderança? é um livro excelente também!

Felipe 04/05/2022

Das coisas que são simples, mas não são fáceis
Responsabilidade extrema fala de conceitos que não são propriamente novos nem inéditos e também não são complexos, porém são difíceis de implementar por serem contra intuitivos.

Jock e Leif falam do sentimento de responsabilidade total que um líder deve ter a respeito das tarefas e da missão que lhe é designada.

Se a missão fracassa, você é um líder ruim. Não existe boa liderança se os resultados não são alcançados. E dentro do seu sistema de atuação o bom líder se responsabiliza por tudo.

Se um subordinado tem rendimento abaixo do esperado a responsabilidade é do líder. Se um superior não entendeu bem os seus pedidos, a culpa é do líder.

Jocko e Leif explicam melhor o conceito no livro, mas ideia básica é de que o líder não procura desculpas ou culpados. O líder assume responsabilidades e lidera acima e abaixo na cadeia de comando.

Jenner Azevedo 18/09/2022

Disciplina é liberdade
Conheci o Jocko e o livro enquanto lia ferramentas de Titãs do Tim Ferris. Me interessei? O legal é que ele fala sobre lideranca e como aplicar na vida é no trabalho alguns conceitos aprendidos na sua prática militar de SEAL.

moacircaetano 01/09/2022

Um dos livros mais espetaculares do gênero.
Didático, bem escrito, claro e conciso. Vários insights!

Jonas 24/06/2021

Um livraço sobre liderança!
Como treinar e se preparar para liderar? Como moldar e desenvolver equipes de alto desempenho e como liderar no dia a dia na vida real. É necessário algum tipo de qualidade e habilidade especial para ser líder e vencer grandes desafios? Realmente existe as melhores práticas de liderança e gestão? Essas e outras tantas perguntas são respondidas por Jocko Willink e Leif Babin, Ex-Oficiais SEAL da Marinha dos EUA nesse livraço que é Responsabilidade Extrema: Como os Navy Seals Lideram e Vencem.
Este livro trata de liderança. E reúne as lições que os autores aprenderam no campo de batalha no Iraque. Este livro está recheado de ensinamentos, lições e experiências que levaram uma equipe a vencer em um contexto de alta complexidade.
No livro é possível aprender que a liderança exige acreditar na missão e perseverança inflexível para alcançar a vitória, principalmente quando os duvidosos questionam se a vitória é mesmo possível. Vale a pena ressaltar que este livro não é um relato histórico dessas operações de combate, mas ele retrata um pouco da coragem, dedicação, heroísmo, profissionalismo, abnegação e sacrifício exibidos pelas unidades do exército.
As lições ensinadas aqui podem ser aplicáveis a qualquer grupo, organização, corporação, empresa e, em última instância, à vida.
“Todo líder ou equipe, em algum momento, depara-se com o fracasso e deve enfrentá-lo. Essa é outra parte importante deste livro. Não somos líderes infalíveis. Ninguém é, não importa quão experiente seja. Nem temos todas as respostas. Nenhum líder as tem. Cometemos erros. Frequentemente, nossos erros proporcionam as maiores lições, fazem-nos mais humildes e nos permitem crescer e melhorar. Para os líderes, a humildade de admitir os erros e desenvolver um plano para superá-los é essencial. Os melhores líderes não são movidos pelo ego ou por propósitos pessoais, mas estão simplesmente focados na missão e na melhor forma de cumpri-la.” Willink, Jocko (2021, p. 35)

O livro teve seu lançamento em 30 de março de 2021 com 368 páginas e está organizado em três partes e 12 capítulos, posfácil, apêndice e perguntas e respostas sobre liderança do Jocko Podcast.

Rudibirck 09/01/2022

Liderar, sempre!
A liderança mostrada no livro, supera muita das dificuldades que surgem no meu dia. Equipes e situações diferentes, me fazem crer que os princípios desse livro, são somente o começo para ser um excelente líder!

VictAria109 31/12/2023

Excelente leitura
Bons conselhos, bons princípios e explicação de como aplicar nos negócios.

Leitura interessante. Vale a pena.

Confesso que eu não achei muito appealing as partes das histórias de guerra, mas sim as lições aprendidas.

sandy100jr 23/02/2023

Conceitos de liderança exemplificados em guerra e negócios
O livro traz uma abordagem interessante sobre comportamentos de liderança considerados importantes pelos autores, aposentados da elite de guerra dos EUA, Navy Seals.
Considerei por vezes uma leitura repetitiva, por vezes me trouxe insights bem relevantes.
Acredito fortemente que vale a leitura, recomendo a todos que acreditam que disciplina é a chave pro sucesso de qualquer equipe.

Ivan Fonseca 09/02/2023

Além das expectativas
É um livro fantástico! Ensinamentos de liderança com experiências práticas. Foi uma leitura leve e fluida; muito produtiva! Aconselho a todos que sentem interesse pelo assunto.

Hernan.Declek 10/09/2023

Me fez refletir sobre meu emprego
Esse livro foi um balde de água fria, pois deixa claro vários pontos onde os líderes da empresa onde eu trabalho erram. E o pior é que eu não tenho espaço na empresa pra fazer algo sobre.
Mas o livro é excelente, a forma como os autores fizeram deixa tudo bem claro, sempre mostrando exemplos práticos, tantos nas missões militares como nas empresas, dos princípios que eles abordam no livro.

JoAo.Padilha 07/04/2024

Liderança
Um ótimo livro sobre liderança e assumir responsabilidades. Através de várias histórias situadas no Iraque, os autores dão exemplos das diversas situações e decisões enfrentadas pelos lideres. Ao final de cada capítulo, tem uma história aplicada no mundo dos negócios. Muito bom.