Beautiful World, Where Are You

Beautiful World, Where Are You Sally Rooney

Resenhas - Beautiful World Where Are Yoi

deadpoetz 25/01/2022

eu comecei a ler esse livro com minhas expectativas lá em baixo, mas até que me surpreendeu.

primeiro vou falar sobre o que eu gostei: os emails trocados entre as duas provavelmente foram minhas partes favoritas, achei os assuntos muito bem formulados. a dinâmica entre os quatro no geral foi bem interessante e as cenas com todos eles foram muito boas. a autora não tenta fazer um personagem agradável pro leitor, mas sim um realista, CHEIO de falhas.

agora, o que eu não gostei: o estilo de escrita me incomodou, principalmente no começo, a forma como ela escreve os diálogos e alguns parágrafos exageradamente longos quase me fez abandonar o livro. o final me decepcionou demais, ela passou a maior parte do livro estendendo a história pra fechar com um final super apressado. eu senti que só deu pra conhecer as personagens principais através dos emails, porque nos outros capítulos a sally focou tanto no romance que quase não abriu espaço pra falar sobre o resto da vida delas.

Ana 23/01/2022

depois de ler normal people e conversations with friends, não sabia o que esperar desse livro. e, mais uma vez, sally rooney me surpreende. tantos temas que envolvem receios e pensamentos que eu mesma tenho e que nunca vi serem abordados da forma como são - preto no branco. não há sugarcoating. e diz muito sobre a autora quando todos os quatro personagens principais são cativantes. mais um livro incrível de uma autora também incrível.

Maria 15/01/2022

aff
Tava cheia de expectativa e o livro acabou sendo APENAS um festival de lacração desnecessária e CHATA. Personagens com um complexo de vítimas INSUPORTAVEL aff

Junior 07/01/2022

bom
acho que gostei mais desse do que de pessoas normais, os personagens desse livro são meio estranhos mas são bem únicos, a leitura foi bem fluída e foi divertido de ler.

Jess 07/01/2022

Amadurecimento
Os livros da Sally Rooney sempre causam um embrulho no meu estômago. Eles atingem partes específicas, partes que normalmente são mantidas na linha do pensamento. Os restos são extremamente viscerais, realistas, chocantes. E é exatamente como amadurecer em um mundo destruído se parece.

fleabookz 06/01/2022

Gostei mais desse livro do que "Pessoas Normais", consegui ter um pouco de apego pelos personagens, o que não aconteceu na outra obra dela. E ainda bem né, imagina ter a história focada em quatro personagens e não gostar de nenhum.
Primeiro preciso falar um pouco de cada pessoa para depois comentar num modo mais geral. A Sally Rooney é expert em escrever indivíduos com defeitos que pesam um pouco mais do que as qualidades, o que dificulta você ter certeza se gosta ou não deles e nessa história não é diferente. A Alice, é o principal exemplo disso, super entendo as dificuldades dela em se relacionar com as pessoas, mas ela me soou um pouco soberba e com um tom de superioridade, principalmente com o Felix. Já a Eileen é totalmente o oposto, parece que não tem autoestima nenhuma. Entretanto, as duas se assemelham muito quando se fala de dependência emocional, essa foi a impressão que tive, que elas se apoiam bastante no Felix e no Simon, esperando algum tipo de aprovação da parte deles.
Por outro lado, os homens parecem ter um pouco mais de autoestima. O Simon quer ser o paizão do rolê e cuidar de todo mundo, porém não deixa ninguém se preocupar com ele. O Felix é fifi e parece que não tem noção, porque fica falando coisas desagradáveis para o pessoal, não tem sensibilidade nenhuma. Queria ter conhecido um pouco mais dos personagens masculinos, porque me pareceu que eles estavam lá só para ser o suporte emocional e sexual das mulheres.
A autora sempre trás muitas reflexões e discussões interessantes ao decorrer do enredo sobre diversos assuntos sociais e políticos. Nesse tem um pouco sobre cristianismo, a fé religiosa no geral, marxismo, a beleza e tantas outras coisas. É uma característica que me faz gostar bastante da Sally.
As brigas que os personagens tiveram me deixaram com o olho quase saltando do rosto. Fiquei super "não briguem, crianças, façam as pazes". O pior de tudo é que todos os lados fizeram sentido para mim, eles todos são um pouco egoístas e não demonstram ter empatia um com o outro.
Torci bastante pelos casais e pelas cenas dos 4 juntos. Nesse quesito até que fiquei satisfeita, adorei as interações. O final me deixou contente. Não é uma leitura muito uau e que amei, porém é razoável.

souzaalice 05/01/2022

Beautiful world, where are you?
Como sempre Sally me encantando com sua escrita e vulnerabilidade em expressar relacionamentos reais. Vou amar sempre qualquer obra dessa autora.

allcalina 31/12/2021

Estava com a expectativa altíssima pois os outros livros da autora foram bem marcantes pra mim mas não senti o mesmo nesse.
Apesar desses romances sobre o cotidiano milleanial ser a temática característica da autora, senti que faltou algo que impulsionasse a narrativa ou que fizesse o leitor criar empatia pelos personagens um pouco antes, daí o desenvolvimento seria mais interessante.
Fiquei bem decepcionada.

manuamp 26/12/2021

Beautiful world, where are you?
Sally Rooney, como sempre, escrevendo livros perfeitos. Eu amo demais. E Recomendo para todooooos. Eileen e Simon ganharam meu coracao

Marcela115 16/12/2021

Gente doida, adorei
Quatro pessoas emocionalmente instáveis, perdidas na vida, sem saber lidar com as expectativas dos 30 anos e se relacionando umas com as outras. A essência dos millennials, basicamente kk. Adorei: sim ou sim?

Eu amei a dinâmica de intercalar capítulos de sequência de eventos reais com os de longos emails entre a Eileen e a Alice, refletindo sobre as coisas mais aleatórias. Muito identificável e interessante, apesar de às vezes elas pesarem nos assuntos intelectuais (ou eu que sou meio inculta, sei lá).

Gostei muito também da forma como a autora construiu as cenas. O foco eram sempre os diálogos, sim, mas quando era necessário absorver algum sentimento, ela se demorava na descrição do ambiente ou das ações das personagens, como se pro leitor ter tempo de processar aquilo sem sair do momento. Sutil mas sensacional.

Uma leitura totalmente diferente das fantasias que andava lendo (ainda minhas queridinhas) mas igualmente gostosa. Só tomaria cuidado ao recomendar pra pessoas mais jovens, que podem acabar romantizando os relacionamentos tóxicos que se desenvolvem. Se você é jovem e quer ler esse livro: ESSA GALERA PRECISA DE TERAPIA, TÁ? NÃO TÁ OK.

Teje avaliado. 4.0?
claudia.giulia 16/12/2021minha estante
Li o primeiro parágrafo pensando se vc tinha na verdade lido meu diário

J 14/12/2021

Ai ai
Fiquei em duvida se eu dava 3 estrelas e meia ou 4? mas decidi dar ????????! Eu acho a escrita da Sally tão interessante e diferente! As historias delas sempre me dão agonia, porque elas são muito realísticas. Esse foi o caso da Alice e Felix, e Simon e Eileen!
Mari 14/12/2021minha estante
Quero muito ler esse!

Teresa 10/12/2021

eu amei
ler outros livros da sally rooney depois de normal people foi a melhor coisa que eu ja fiz. a escrita dela é absolutamente perfeita, eu me sinto vivendo uma cena da minha vida, por mais absurda que seja, pq consigo entender exatamente o que eles tao sentindo e me identificar, me colocar naquela situação. me da vontade de chorar as vezes, essas pequenas reflexões sobre a vida são lindas e incríveis

Bordingon 21/11/2021

Drama, emails, e como encarar o mundo a nossa volta
O que há lá fora de tão interessante que te faz se agarrar a vida? O que te leva a se relacionar com uma outra pessoa? Religião faz sentido ou só faz bem? Ou mal? Meio ambiente, fama e como convivemos com as cicatrizes do nosso passado...

Dos assuntos tratados no livro, a forma como ela descreve a fama e o que significa ser famoso, me chamou a atenção. A protagonista Alice Kelleher, uma escritora, que despontou para o sucesso quando escreveu um romance e sem perceber estava rodeada daquilo que muitos perseguem avidamente, a fama.

Uma frase do livro que descreve muito o que penso sobre o tema:

" Qualquer coisa que eu possa fazer, qualquer insignificante talento que eu possa ter, as pessoas simplesmente esperam que eu venda isso, quero dizer literalmente, venda por dinheiro, até que eu tenha um monte de dinheiro e nenhum talento restante."

Enfim, nas conversas os participantes buscam, assim como todos nós, os significados das ações e qual o valor de cada uma delas.

Leitura que cansa um pouco pelo excesso de drama e falta de acontecimentos relevantes , mas traz reflexões valorosas para o nosso pensar.

anne (: 31/10/2021

da Sally eu só tinha lido Normal People, assisti a série também, que inclusive achei melhor.

é curioso como eu achei essa a melhor escrita dela, dentro do que conheço, e ao mesmo tempo acompanhei cada personagem com um misto de irritação, torcida e ansiedade. e é curioso como a escrita dela consegue nos levar a divagar junto em várias temáticas e, ainda assim, ser um livro que fala essencialmente sobre as dificuldades em se relacionar. eu ainda não sei bem o que dizer, talvez nunca saiba; mas gosto do fato de que ela traz cruamente os dilemas da juventude consciente em 2021, ainda costurando ali bem nos finalmentes com a pandemia e efeitos do isolamento social. enfim: não consigo ter uma ligação forte e afetiva com os livros dela, e ainda assim eles me parecem tão necessários em existência quanto em continuidade. seguirei acompanhando essa promessa irlandesa (: