Nós somos a cidade

Nós somos a cidade N. K. Jemisin

Resenhas - Nós somos a cidade

Carolina Rondelli | @carondelli 27/02/2024

"quem diz que mudanças são impossíveis geralmente está muito satisfeito com as coisas como estão"
NK Jemisin é uma das minhas autoras favoritas, uma das mentes mais brilhantes e originais que a gente tem hoje em termos de worldbuilding e relacionamento entre personagens. dito isso, tentei ler esse livro umas três vezes antes de engatar de fato.

ele é criativo, engraçado na medida certa e muito lélé das ideias, mas talvez seja muito curto pra um livro com 5 personagens centrais (nem acredito que eu tô dizendo que um livro devia ser maior). lá pelos 80% ela ainda tava apresentando os personagens, porque não teve tempo pra se aprofundar em todos.

além disso, o prólogo é narrado pelo - na minha opinião - personagem mais interessante da história, que a princípio parece ser o protagonista, mas a gente só vai ver mais dele lá no finalzinho.

em resumo, acho que entrar na mente da NK sempre vale a pena, eu gosto muito do todo apesar dessa questão que apontei, e queria saber o que ela usou pra escrever uma certa cena numa estação de metrô do final do livro porque eu queria um pouco.

Raphael Santos 18/02/2024

Uma cidade estranha com gente esquisita
Meu primeiro livro da autora. Gostei bastante da construção de mundo e personagens, que apesar de não explicar muito, acaba sendo satisfatório em sua execução.

O primeiro capítulo é estranho. Porém, com o tempo, tudo vai se encaixando e ficando mais claro a escolha deste começo.

Meu único ponto negativo é a representação de São Paulo, que a autora poderia ter copiado as mesmas relações de NY, afinal, são parecidas em muitas coisas. Além disse, o livro se entende onde não precisa e quando chega no clímax, acontece tudo muito rápido.

sherlydias 17/02/2024

"Essa cidade vai te comer vivo, sabe. Se você deixar. Não deixe."
Meu primeiro contato com N.K. Jemisin não foi perfeito, mas se tem algo que preciso reconhecer é o quão criativa ela é e como ela consegue trabalhar bem sua construção de mundo. Tudo vibra e respira, é como se pudesse caminhar por cada canto de Nova York que ela descreve.
Os personagens que vivem e são a cidade são bem distintos e formam um grupo interessante (menos Staten Island., ela é horrível, pavorosa), foi caótico aprender junto com eles como deveriam exercer o seu papel.
O que me incomodou nessa história foi a sensação de que o livro poderia ser mais curto, em diversos momentos senti que o conflito e os personagens não estavam indo a lugar nenhum, nada acontecia. E em momentos que achei que a autora poderia levar mais tempo as coisas simplesmente se resolveram.
Mesmo sem ter uma experiência cinco estrelas quero voltar para o segundo e último livro, pois no finalzinho me senti mais engajada. E já estou com outros livros da autora para ler.

Isabela 10/02/2024

A ideia é muito interessante e original para mim: pessoas que são cidades, lutam e sentem os impactos de tudo que acontece nelas. Gostei bastante de como a autora construiu a personalidade de cada personagem, incorporando os estereótipos das cidades que representam, sem tornar eles muito repetitivos.
No entanto, foi difícil imaginar aquelas pessoas como cidades nos momentos de luta. Esse aspecto ficou bastante aberto, junto com a ideia de uma cidade paralela à realidade que a autora insere na trama. Acho que esse aspecto em especial não acrescentou muito para a história além de confusão.
Como o primeiro livro de uma duologia, acho que poderia ser melhor desenvolvido, ter mais detalhes. Quase nada acontece de fato, se perde muito tempo em cenas que poderiam ser cortadas em prol de cenas para explicar melhor como toda aquela magia funciona ou porque as coisas estão acontecendo. Existe muito mistério que nem é resolvido até o fim desse primeiro livro e acredito que isso tenha me distanciado dos personagens e das motivações deles.
Como demorei bem mais do que gostaria para finalizar a leitura, acho que isso impactou o quanto eu gostei do livro. Mesmo assim, ainda foi uma leitura divertida e com certeza a autora sabe escrever muito bem e prender a atenção do leitor.

@szpbl 26/01/2024

Premissa interessante
Gostei da leitura do livro, mas acredito que fica um pouco cansativa e acelerada no fim.

Enquanto os personagens são introduzidos (o que acontece basicamente o livro todo), os eventos vão acontecendo quase como plano de fundo. Porém, acho que o desenvolvimento e a resolução desses conflitos são deixados um pouco de lado para focar nas m personagens (que são bastante interessantes). Percebi que faltavam apenas 30 páginas quando se aproximavam da batalha final.

Embora não atrapalhe a leitura, com certeza é mais fácil de identificar e compreender as nuances dos distritos e avatares de Nova York. O que infelizmente não é meu caso.

Trata-se de uma boa introdução para uma trilogia.

becka 13/01/2024

Tristeza
Vim pra esse livro com certa expectativa, a jemisin é uma autora consagrada, importante e que já escreveu obras definitivamente melhores que essa.

sinceramente, alguns problemas talvez sejam de tradução, como a fala ?os artistes? provavelmente é, mas não muda o fato de que a linguagem neutra é utilizada mal nesse livro, mas isso precisaria checar na versão original.

se pelo menos esse fosse o único problema? acho que a autora se comprometeu com mais personagens do que poderia lidar, o livro desperdiça umas cem páginas apresentando personagens, e digo desperdiça, porque é literalmente apresentando, você conhece um, pum, fomos pra outro e quando isso termina temos outras incontáveis páginas de um encontrando o outro, enquanto nada realmente acontece.

e é frustrante porque por algum motivo (que eu tenho suspeitas de ser a jemisin fazendo exotismo com a cultura do povo indígena que ela colocou na história), só uma personagem sabe sobre o passado dessas pessoas que se tornam cidade e o que fazer com isso kk então passamos boa parte de um livro de 300 e poucas páginas simplesmente vendo uma pessoa encontrar a outra, fugindo de uma coisa aqui e outra ali, sem eles realmente entenderem coisa com coisa pra faltando umas cem páginas começar o infodumping besta.

até aqui, descrevi um livro ruim, xoxo e etc kk mas piora. Porque o que mais me incomodou no livro é como a Nk nitidamente tinha uma ideia, que poderia ser interessante, mas ela executou de forma tão porca que me deu raiva.

entãoaior parte dessas pessoas que são cidades, são parte de uma minoria, e em geral, tudo o que vemos no livro é traumaporn (acho que não é o melhor termo, mas não sei um mais adequado), porque toda hora ela mostra algum preconceito e etc

e tudo bem até aí, o mundo é uma merda, a maioria das pessoas é de fato preconceituosa, mas é de uma forma tão unidimensional, preto no branco, sem nunca pensar na escala cinza das coisas que me incomoda >muito<

parece que ela reuniu todas as minorias que conseguiu pensar e tacou essas pessoas em situação atrás de situação, e de forma nada natural ou bem construída, porque é demais, tudo é demais o tempo todo

a aislyn que é a única cidade não minoria, pôde-se dizer que é a mais ?cinza? daqui, e mesmo assim foi construída tal como uma porta, as situações do livro são pra além de forçadas.

o que é espantoso, porque tendo lido outras coisas dessa autora, tenho plena consciência de que ela não só pode fazer melhor, como já fez

parece que ela considera os leitores dessa história que talvez seja para um público mais jovem como burros e incapazes de entender que tem preconceito, se ela não disser literalmente: preconceito preconceito preconceito

temos diálogos ridículos como a pessoa tendo fala racista, aí é contestado e diz ?verdade, desculpa pela fala racista, ops, preconceituosa, afinal as balanças de poder entre nós são praticamente as mesmas? bicha pelo amor de deus sabe. PELO AMOR DE DEUS.

não sei nem descrever se o que tem entre manny e cado é uma tentativa de romance, porque se for bizarramente mal feita, se não for, ruim pra caramba do mesmo jeito.

é um livro, definitivamente. um bom livro? não mesmo?

Naienne1 20/10/2023

Você precisa ler esse livro
Não espere a melhor trama do mundo, sem pontas soltas ou nada do tipo. Mas, por favor, tenha essa experiência.
Nunca li e provavelmente não lerei nada parecido. Tornar pessoas em cidades de uma forma tão abstrata e palpável ao mesmo tempo é uma verdadeira obra de arte. Acho que é uma experiência que vale a pena se ter independentemente da opinião sobre o livro.

Milena 16/10/2023

NK Jemisin deveria ser uma categoria literária por si só. A mulher escreve de uma forma que você sente que não ta entendendo, mas depois percebe que a história se montou sozinha na sua cabeça. Os jogos de palavras (aqui muito bem traduzidos) fortaleceram muito bem a história, e é muito bom pensar nesse conceito de cidades como seres vivos, porque faz muito sentido com o mundo como o vivemos hoje, e ficção científica que fala de gente é meu tipo favorito de sci-fi.

cavaleiro_da_leitura 28/09/2023

Fantasia urbana de qualidade
Uma fantasia urbana que conta a história do nascimento de uma cidade, não a sua construção ou sua fundação, mas sim a personificação de tudo o que uma cidade pode ter. Culturas, costumes e características únicas de uma cidade ganham vida, porém antes mesmo de se entender como cidade, precisam reunir forças para enfrentar um invasor, uma entidade que quer invadir o espaço da recém nascida Nova Iorque.
Um livro com um conceito incrível, uma fantasia urbana muito bem construída, ao melhor estilo Neil Gaiman e HP Lovecraft.
Uma das minhas autoras favoritas, sempre trazendo ideias novas com uma narrativa envolvente e fluída. Agora é aguardar a continuação desse trilogia que promete.
Um livro que nos faz refletir sobre a individualidade de cada lugar e como a modernidade pode afetar, tudo isso de forma lúdica e ao mesmo tempo contemporânea.

Alice2908 31/08/2023

Que criatividade
Foi uma doidera essas história, mas eu gostei bastante a criatividade de ter um a cidade viva eu nunca vi, imagina que louco se fosse vida real??, Estava todo mundo frito já, gostei bastante do livro só o final que acho que deixou a desejar porque eu achava que teria mais carneficina já que criaram um escarcéu sobre, sabe? Mas no geral gostei sim.

Evaldo7 30/08/2023

Um livro bem diferente do que esta acostumado a ler
#dll23: de ficção

Nós Somos a Cidade, uma obra intensa da mente criativa de N. K. Jemisin, apresenta aos leitores uma Nova York que ultrapassa os limites do conhecido. Neste romance, a cidade ganha vida própria, mas com uma dualidade sombria. Sob os arranha-céus brilhantes e as ruas movimentadas, um mal antigo aguarda o momento propício para emergir e atacar. Quando a própria cidade é personificada por um jovem garoto de rua, um dos avatares da metrópole, a violência e o caos se desencadeiam, deixando-o em um coma mágico.

O enredo toma forma à medida que outros cinco avatares são convocados para se unirem na luta pela sobrevivência de Nova York. Cada um deles é ligado a um distrito específico da cidade, e suas histórias e dons únicos refletem a diversidade e a complexidade da metrópole. À medida que esses avatares lutam para entender e controlar seus poderes recém-adquiridos, a cidade enfrenta uma ameaça monstruosa que se infiltra nas ruas e nas pessoas, com o potencial de destruir tudo o que conhecemos.

N. K. Jemisin, mais uma vez, demonstra sua habilidade em criar mundos ricamente imaginativos e personagens profundamente multifacetados. A maneira como ela tece os fios narrativos de cada avatar, entrelaçando suas histórias e destinos, é um testemunho de sua maestria na construção de uma trama complexa e envolvente. Ao explorar as vidas e as vozes distintas de seus personagens, a autora oferece um retrato detalhado e emocionalmente impactante da cidade que eles estão destinados a proteger.

A dualidade da cidade é um tema central neste romance, tanto no sentido físico quanto metafórico. As belas descrições dos marcos emblemáticos de Nova York são habilmente contrastadas com a escuridão e a ameaça que se escondem abaixo da superfície. Jemisin tece uma narrativa em que a cidade é muito mais do que um pano de fundo - ela é uma entidade viva e pulsante que molda e é moldada por seus habitantes.

Brendo 14/08/2023

Foda
Queria tantoo ter lido mais rápido pra n ter me pedido tanto na história, mas msm assim ainda deu p aproveitar bastante e notar o quanto essa obra é maravilhosa, diferente e sutilmente brutal

Marina.Duarte 06/08/2023

A história é muito interessante, mas a leitura tem momentos que são muito arrastados, enquanto em outros parece que a leitura deslancha.