Lacan ainda

Lacan ainda Betty Milan

Resenhas - Lacan ainda

Jamila 12/12/2022

Bastidores de uma análise
Betty Milan conta como foi a análise com Lacan, e as dificuldades que ela enfrentou já que falava português e ele era francês.
O livro da um idéia nítida de como funcionava as sessões com ele, o famoso #cortelacaniano (só quem já teve sessão de 10 minutos entende!).
Não se pode negar, ele era irreverente, gênio, subversivo.
Trecho ??
"Lacan sabia que o inconsciente pode se manisfestar em qualquer língua e essa é uma das suas maneiras de driblar a censura. Quando a porta está fechada, o inconsciente sai pela janela."

@jana450 16/09/2022

Lacan ainda
E por minha curiosidade e ótimas indicações de amigos que têm um ótimo gosto para livros, chega a despertar o desejo de conhecer muito mais Lacan

Igor.Banin 05/06/2022

Ótimo
Ótimo relato de análise com passagens memoráveis e bom conteúdo narrativo para iniciantes e interessados em Psicanálise.

Nay__ 10/04/2022

Tive a mesma sensação ao ler "Cartas a um jovem terapeuta" do Contardo Calligaris. Pessoas experientes dividindo um pouco da experiência pessoal, cheia de atravessamentos, nada perfeita e linear. É quase uma conversa, poderia ser uma fala de abertura de algum congresso.

Bem gostoso de ler, não dá muita abertura e profundidade e dá pra ver a transferência ali, ainda estabelecida.

Acho que é bom pra quem tá começando o percurso de analista, assim como o livro do Contardo, pra diminuir a ansiedade e ver o que realmente importa na psicanálise.

gabriela.garzella 20/03/2022

"A modernidade estava no número 5 da Rue de Lille...
...Ali a resistência ao desejo podia ser vencida e a vida, reinventada."

Neste breve livro, a escritora e psicanalista Betty Milan relata de forma intimista a análise que fez com Jacques Lacan, de 1973 a 1978.

É um livro muito bonito, não só por mostrar aspectos profundos e íntimos do processo de análise e da vida de Milan, mas também por proporcionar uma aproximação com a clínica de Lacan.

Sobre essa clínica, segundo Betty: "Lacan não estava ali para responder à demanda de amor incondicional, mas para fazer o analisando assumir o seu desejo e ir em frente com ele, dando um sentido novo a sua vida."

E essa talvez seja uma das maiores belezas da análise. Não é sobre curar-se de toda a angústia, mas sim poder autorizar seu desejo e reinventar sua vida.

Letícia 09/03/2022

Leitura controversa, mas ainda sim válida
O livro tem problemas, mas me trouxe reflexões importantes para o meu próprio processo de análise.

Há algumas frases questionáveis, que relevam uma certa despolitização da autora, além de algum fetichismo e exotização de aspectos da cultura e da sociedade brasileira, resultantes do forte eurocentrismo que marca todo o texto. Também me incomodou bastante o uso desnecessário de estrangeirismos. Isso ressaltou o quanto a psicanálise ainda é elitista, infelizmente.

Por outro lado, o livro lança luz sobre a clínica lacaniana, principalmente para o leitor leigo. Chega até a ser repetitivo em alguns momentos, mas, creio eu, por razões pedagógicas. Sinto que aprendi um bocado, não só em termos de conceituação teórica, mas também com as questões pessoais que a autora discute em seu testemunho de analisanda. Nesse sentido, para mim, o capítulo final foi o mais enriquecedor da leitura.

Luíza.Pedroso 13/01/2022

Um livro gostoso de saborear. Milan tem uma forma própria de expressar suas questões e nos apresenta um Lacan em sua intimidade. Interessante como o estranhamento do corte da sessão de análise me pegou. Vou levar pra minha. ?

Victor 08/01/2022

A autora traz de uma forma leve as questoes da analise, introduzindo conceitos e mostrando na pratica de sua propria analise com Lacan. Que privilegio poder ler sobre essa experiencia tão unica!

DouReichert 07/01/2022

Acessível e agradável. A escrita da Betty é bastante fluída. Não é excelente, tampouco ruim. Um livro bom, mas ordinário.

Raoni Pereira 01/01/2022

Uma mulher desvelada
Betty Milan torna pública sua experiência de análise em Paris com Jacques Lacan, dando testemunho da sua vida por meio das suas origens libanesas, brasileira, africana e a subjetivação na França.

Concomitantemente ao contar seu percurso analítico, produz a práxis. Ou seja, unifica a teoria e a prática lacaniana. Descreve seus sonhos, os famosos cortes de sessão produzidas pelo psicanalista francês, tal como seus efeitos a posteriori.

Traz viva a memória, a importância que Lacan dava ao retorno a Freud, que muitas vezes tem se perdido nos círculos analíticos. Cabe destacar que a autora foi responsável pela tradução do francês para o português do primeiro seminário "Os escritos técnicos de Freud" de Jacques Lacan.

Juliana 14/12/2021

Leitura rápida e de forma simples para conseguir compreender a análise lacaniana e a metodologia utilizada por Lacan.
Achei que fluiu muito tranquilamente e com a narrativa acessível para leigos em psicanálise.

Gabi 29/11/2021

Muito melhor do que eu esperava
Desde o lançamento, quis muito esse livro. Aproveitei a Festa de Livros da USP e comprei. Por mais que quisesse muito ler este livro, tinha receio de que fosse um texto de fã, no sentindo de ser talvez forçado e eu me deparasse com a idealização de um Lacan. O que encontrei foi a descrição de uma prática que não se separa da teoria, mas sim que a esclarece ainda mais. É um livro que terminei já com vontade de reler.

oipedro 27/10/2021

O amor ainda
Se há algo que se faz em uma análise, como bem disse Lacan, isso é falar de amor. Milan conta seu encontro com o Mestre, ou melhor com o Doutor. Há algo que sustenta essa análise e seria errado dizer que não é o amor.
O relato é permeado pela visão que a analisanda tem de seu analista, por aquilo que só é possível de entender no depois.
Aos estudantes de psicanálise é uma leitura necessária, um outro Lacan a se descobrir.

Jonathan Vicente 10/10/2021

Lacan ainda?
O livro é bom, não é ótimo e não é excelente.
Apenas bom! Algumas frases problemáticas, entretanto, é compreensível para o momento em que se passa a análise.

Betty Milan é uma ótima escritora, mas esse livro deixou a desejar comparado com outros.
Flor 28/01/2022minha estante
Demonstra a forma como se constrói um processo analítico, embora de forma tão vaga e pouco envolvente; o que pode afastar alguém que almeje tratamento igual. Bom frisar, então, a impossibilidade, já que se dá de forma individual e singular.

Thaty 05/09/2021

Perfeito
Neste livro pude me aproximar um pouco mais de Jacques Lacan, teórico da abordagem que sigo, me senti privilegiada por ter a oportunidade de conhece-lo um pouco mais, recomendo a todos que desejam começar a estudar a psicanalise lacaniana e todos que já estudam. Um livro fluido e dinâmico. Poder ver a sensibilidade do analista com a analisanda foi o maior presente que esse livro trouxe ?