Lacan ainda

Lacan ainda Betty Milan

Resenhas - Lacan ainda

yasmimdeluca 28/04/2024

Curtinho e muito fácil de ler até pra quem não sabe muito sobre psicanálise. Achei muito interessante ler algumas intervenções reais do Lacan.

pitypooralfie 21/04/2024

?A entrada de Lacan era uma aparição e, pouco a pouco, o silêncio se instalava. O mestre ia falar e cada palavra seria acolhida com o maior interesse. Mesmo quando o discurso não era inteligível. Lacan, por sinal, pouco se importava com a inteligibilidade imediata. Fazia valer o Nachträglich, conceito freudiano traduzido em francês por après coup e em português por só depois. O Nachträglich significa que certos fatos só podem ser entendidos depois da sua ocorrência ? e estava na base da prática de Lacan, tanto no seminário quanto na clínica.?

Cada vez mais fascinada com Jacques Lacan.

Catarina129 20/04/2024

Estou começando agora na clínica psicanalítica e meu supervisor indicou a leitura, esse livro me prendeu muito, não senti as páginas passando e quando dei por mim, acabou
Uma delícia, você vai descobrindo com a Betty todo o processo de análise que ela teve e os desenrolares

Maria17641 06/02/2024

Gostei bastante!
Achei belo testemunhar uma análise de Lacan quase que ?ao vivo e a cores? kkkkkk. Livro ótimo, curtinho e didático. Recomendo!

Maria Eduarda 16/01/2024

Muito legal!
É bem pessoal, mas ao mesmo tempo explicativo! Leitura bem facinha e rápida, ainda mais se o leitor não for totalmente leigo. Queria ler esse tinha tempo e depois descobri que ele tava no plano de ensino de uma matéria da faculdade. Tive alguns insights!

Rogéria 01/01/2024

Amei o livro
Fácil de ler. Adorei. A leitura flui facilmente e podemos entender um pouco da dinâmica de análise do Lacan.

Leticiametal 13/09/2023

Apesar do título conter lacan, é um livro super leve e agradável. Conta a experiência incrível da autora de ter feito um processo de análise com o mestre Lacan. É como se, através dela, eu pudesse chegar um pouco mais perto do gênio e entender sua clinica.

Clau 05/09/2023

Muito interessante ter um deslumbre de como foi a atuação do Lacan. Os cortes tão precisos, a analisanda e o analista pareciam em sincronia, apesar da língua se mostrar como percalço.

Alice 04/05/2023

Uma delíciaaaa
Escrita lindeza, impactante, elucidativa, poética. Bom pra deslacanês-zar Lacan. A epopeia de Milan escancara a necessidade da ignorância douta, condição para que se instale o desejo conduzir uma análise. A pontuação analítica não se ampara na tomada de consciência - mas de inconsciência, mesmo. É ouvir e trabalhar a partir disso. Por isso o gerúndio, analisando, analisante... O trabalho com o inconsciente é inesperado, imprevisto, daí a grande dificuldade do nosso francês de deixar tudo explicadinho. A seriedade com que ele tratava o contato com o inconsciente não lhe permitia se sujeitar a um discurso amarrado no ato de sua transmissão. É preciso tempo mesmo para que as coisas se desenhem. E a valorização do tempo também introduz a técnica da sessão curta. Quando Lacan supunha que o inconsciente havia se manifestado, era a partir dali que iria operar sua intervenção, o que pode ou não suscitar em um corte. Fazer muito com pouco.
Um grande prazer conhecer o Lacan de Betty Milan!

Sara Pimentel 11/04/2023

MUITO BOM, traz para a prática alguns conceitos bastante abstratos da obra de Lacan facilitando a compreensão, muito bem escrito e com uma linguagem muito acessível

Vitor.Stenner 08/04/2023

Queria ser assim
Imagina morar em Paris, ser herdeira e ainda ser analisanda de Lacan?! Não consigo imaginar vida melhor. Amei o livro, estou interessado agora a ler algo mais de Lacan.
Alice 04/05/2023minha estante
KKKK

nanda 23/02/2023

Uma experiência de desejo
Mesmo se tratando de Lacan, Betty Milan conseguiu atribuir uma escrita leve, que resultou em uma leitura fácil de métodos lacanianos nem tão fáceis de compreender.

relacionando a experiência linguagem x inconsciente, a autora brasileira conseguiu traduzir seus desejos em uma nova língua, tudo isso para ser analisada por Lacan. a língua nessa obra é utilizada quase como uma metáfora pra descrever toda a experiência da análise.

no entanto, a leitura me deixou com um gostinho de "quero mais". o (meu) desejo seria um aprofundamento em todas as questões mencionadas - tanto da vida pessoal da autora, que foram trazidas em análise, quando do método lacaniano utilizado.

Stephanie.Caroline 07/01/2023

Leitura tranquila
O livro passa desde teorias a questões sociais, culturais e humanas como um todo, ele mostra em poucas páginas o reflexo da análise realizada por Lacan e seus cortes e como estes implicam o sujeito em análise. Nos coloca para pensar tanto como analista, como analisando.

Sickboy 30/12/2022

A trajetória de uma análise
"Lacan Ainda" fala sobre a trajetória da autora, tradutora e psicanalista Betty Millan em sua análise com um dos maiores psicanalistas depois de Freud. Brasileira com descendência libanesa, a autora enfrenta uma das personalidades parisienses mais icônica do século passado e ao passo que realiza sua análise, se forma na escola de psicanálise de Viena e ainda traduz para o Brasil a obra enigmática de Lacan do Seminário sobre os escritos técnicos de Freud.

Maria4343 27/12/2022

Ótima leitura
Li esse livro em um dia só, ele é curtinho e fácil de ler. Parei algumas vezes para refletir, nunca tinha ouvido falar de Lacan. Esse livro foi minha primeira experiência e gostei muito.
Eis uma frase do livro:
Não era o sujeito do pensamento que interessava e sim o sujeito do inconsciente, que só podia se revelar através do discurso. Não era o Penso, logo existo de Descartes que contava e sim o Digo, logo existo.

Assim,se essa frase não te convenceu a ler, então vai ser difícil surgiu interesse mesmo. Boa leitura!