Lacan ainda

Lacan ainda Betty Milan

Resenhas - Lacan ainda

Sickboy 30/12/2022

A trajetória de uma análise
"Lacan Ainda" fala sobre a trajetória da autora, tradutora e psicanalista Betty Millan em sua análise com um dos maiores psicanalistas depois de Freud. Brasileira com descendência libanesa, a autora enfrenta uma das personalidades parisienses mais icônica do século passado e ao passo que realiza sua análise, se forma na escola de psicanálise de Viena e ainda traduz para o Brasil a obra enigmática de Lacan do Seminário sobre os escritos técnicos de Freud.

Jonathan Vicente 10/10/2021

Lacan ainda?
O livro é bom, não é ótimo e não é excelente.
Apenas bom! Algumas frases problemáticas, entretanto, é compreensível para o momento em que se passa a análise.

Betty Milan é uma ótima escritora, mas esse livro deixou a desejar comparado com outros.
Flor 28/01/2022minha estante
Demonstra a forma como se constrói um processo analítico, embora de forma tão vaga e pouco envolvente; o que pode afastar alguém que almeje tratamento igual. Bom frisar, então, a impossibilidade, já que se dá de forma individual e singular.

Vitor.Stenner 08/04/2023

Queria ser assim
Imagina morar em Paris, ser herdeira e ainda ser analisanda de Lacan?! Não consigo imaginar vida melhor. Amei o livro, estou interessado agora a ler algo mais de Lacan.
Alice 04/05/2023minha estante
KKKK

Igor.Banin 05/06/2022

Ótimo
Ótimo relato de análise com passagens memoráveis e bom conteúdo narrativo para iniciantes e interessados em Psicanálise.

Erika.Almeida 23/07/2021

Lacan Ainda de Betty Milan é o testemunho e desnudamento da análise da autora com Jacques Lacan, na década de 70, no número 5 da Rue de Lille, em Paris, onde "a resistência ao desejo podia ser vencida e a vida, reinventada".
Tecida em transferência e escuta, a travessia analítica descortina a psicananalista, a mulher, a mãe que inventa e autoriza a própria maternagem e a escritora. "Não fiz análise para escrever e sim para me curar de mim, ainda que depois a relação com a escrita tenha se intensificado."

Gabi 29/11/2021

Muito melhor do que eu esperava
Desde o lançamento, quis muito esse livro. Aproveitei a Festa de Livros da USP e comprei. Por mais que quisesse muito ler este livro, tinha receio de que fosse um texto de fã, no sentindo de ser talvez forçado e eu me deparasse com a idealização de um Lacan. O que encontrei foi a descrição de uma prática que não se separa da teoria, mas sim que a esclarece ainda mais. É um livro que terminei já com vontade de reler.

Juliana 14/12/2021

Leitura rápida e de forma simples para conseguir compreender a análise lacaniana e a metodologia utilizada por Lacan.
Achei que fluiu muito tranquilamente e com a narrativa acessível para leigos em psicanálise.

Alice 04/05/2023

Uma delíciaaaa
Escrita lindeza, impactante, elucidativa, poética. Bom pra deslacanês-zar Lacan. A epopeia de Milan escancara a necessidade da ignorância douta, condição para que se instale o desejo conduzir uma análise. A pontuação analítica não se ampara na tomada de consciência - mas de inconsciência, mesmo. É ouvir e trabalhar a partir disso. Por isso o gerúndio, analisando, analisante... O trabalho com o inconsciente é inesperado, imprevisto, daí a grande dificuldade do nosso francês de deixar tudo explicadinho. A seriedade com que ele tratava o contato com o inconsciente não lhe permitia se sujeitar a um discurso amarrado no ato de sua transmissão. É preciso tempo mesmo para que as coisas se desenhem. E a valorização do tempo também introduz a técnica da sessão curta. Quando Lacan supunha que o inconsciente havia se manifestado, era a partir dali que iria operar sua intervenção, o que pode ou não suscitar em um corte. Fazer muito com pouco.
Um grande prazer conhecer o Lacan de Betty Milan!

pitypooralfie 21/04/2024

?A entrada de Lacan era uma aparição e, pouco a pouco, o silêncio se instalava. O mestre ia falar e cada palavra seria acolhida com o maior interesse. Mesmo quando o discurso não era inteligível. Lacan, por sinal, pouco se importava com a inteligibilidade imediata. Fazia valer o Nachträglich, conceito freudiano traduzido em francês por après coup e em português por só depois. O Nachträglich significa que certos fatos só podem ser entendidos depois da sua ocorrência ? e estava na base da prática de Lacan, tanto no seminário quanto na clínica.?

Cada vez mais fascinada com Jacques Lacan.

Nay__ 10/04/2022

Tive a mesma sensação ao ler "Cartas a um jovem terapeuta" do Contardo Calligaris. Pessoas experientes dividindo um pouco da experiência pessoal, cheia de atravessamentos, nada perfeita e linear. É quase uma conversa, poderia ser uma fala de abertura de algum congresso.

Bem gostoso de ler, não dá muita abertura e profundidade e dá pra ver a transferência ali, ainda estabelecida.

Acho que é bom pra quem tá começando o percurso de analista, assim como o livro do Contardo, pra diminuir a ansiedade e ver o que realmente importa na psicanálise.

@jana450 16/09/2022

Lacan ainda
E por minha curiosidade e ótimas indicações de amigos que têm um ótimo gosto para livros, chega a despertar o desejo de conhecer muito mais Lacan

Clau 05/09/2023

Muito interessante ter um deslumbre de como foi a atuação do Lacan. Os cortes tão precisos, a analisanda e o analista pareciam em sincronia, apesar da língua se mostrar como percalço.

yasmimdeluca 28/04/2024

Curtinho e muito fácil de ler até pra quem não sabe muito sobre psicanálise. Achei muito interessante ler algumas intervenções reais do Lacan.

nanda 23/02/2023

Uma experiência de desejo
Mesmo se tratando de Lacan, Betty Milan conseguiu atribuir uma escrita leve, que resultou em uma leitura fácil de métodos lacanianos nem tão fáceis de compreender.

relacionando a experiência linguagem x inconsciente, a autora brasileira conseguiu traduzir seus desejos em uma nova língua, tudo isso para ser analisada por Lacan. a língua nessa obra é utilizada quase como uma metáfora pra descrever toda a experiência da análise.

no entanto, a leitura me deixou com um gostinho de "quero mais". o (meu) desejo seria um aprofundamento em todas as questões mencionadas - tanto da vida pessoal da autora, que foram trazidas em análise, quando do método lacaniano utilizado.

Raoni Pereira 01/01/2022

Uma mulher desvelada
Betty Milan torna pública sua experiência de análise em Paris com Jacques Lacan, dando testemunho da sua vida por meio das suas origens libanesas, brasileira, africana e a subjetivação na França.

Concomitantemente ao contar seu percurso analítico, produz a práxis. Ou seja, unifica a teoria e a prática lacaniana. Descreve seus sonhos, os famosos cortes de sessão produzidas pelo psicanalista francês, tal como seus efeitos a posteriori.

Traz viva a memória, a importância que Lacan dava ao retorno a Freud, que muitas vezes tem se perdido nos círculos analíticos. Cabe destacar que a autora foi responsável pela tradução do francês para o português do primeiro seminário "Os escritos técnicos de Freud" de Jacques Lacan.