Pensadores da Liberdade

Resenhas - Pensadores da Liberdade

Edson 30/07/2023

Liberdade, liberdade, liberdade
Pensadores da Liberdade

O autor juntou 20 autores de posição política e econômica semelhantes, fatos que torna o livro redundante, porém cada autor tem sua especificidade ímpar, pois escreveram seus respectivos textos em épocas distintas.
Divididos em clássicos, Escola Austríaca, objetivista e contemporâneo; desde do Século XVIII até nossos dias, todos unanimemente defendem um Estado pequeno, com o mínimo de intervenção na vida do indivíduo; liberdade econômica - desde a mão invisível de Adam Smith até o liberalismo de Mises.
Enfatizando os contemporâneos, coube a estes, além das pautas passadas política/econômica, dissecar os escritos de autores progressistas, revolucionários, autoritários, ditadores, anticristãos e anticonservadores como: Marx, Rousseau, Engel, Gramsci?
Juntamente com os clássicos, alguns autores contemporâneos se posicionaram conservadores, alguns cristãos e agnósticos, mas todos a favor da liberdade, que sem, não há vida plena.
Outro fato relevante neste livro é que os autores citados se opuseram aos revolucionários e defensores do Estado ao longo dos séculos, por isso foram cancelados dos debates e do meio acadêmico, razão pela qual muitos estudantes universitários nunca ouviram falar destes, pois a maioria defendeu o capitalismo e o mercado livre. E ainda, alguns enfatizaram a economia dos Estados Unidos da América, como um país livre em detrimento dos países socialistas e opressores.
Por fim, indico este livro para os leitores posicionados à direita, economicamente liberais e conservadores, afinal são citados outros livros com o mesmo teor para ampliar seu acervo literário.
Rogéria Martins 02/08/2023minha estante
Parabéns pela resenha, meu amigo!

Edson 02/08/2023minha estante
Obg minha amiga ?

Rogerio.Flores 17/10/2022

Pensadores da liberdade
Cumpre seu papel de apresentar, de forma resumida, uma extensa lista de pensadores e filósofos das diversas vertentes liberais, desde os clássicos economistas como Adam Smith e os fundadores americanos, aos contemporâneos, apresentando similaridades, complementariedades e distinções entre suas ideias. Contudo, sua estrutura, em alguns momentos, se revela um pouco confusa e pouco didática. Em alguns trechos fica repetitivo, falando várias vezes sobre conteúdos já abordados anteriormente. Em outros, mistura a análise de uma obra enquanto trata de outro pensador ainda não citado, perdendo a continuidade e sequência cronológica de sua análise. Poderia ser mais sintético e estruturado, apresentando as ideias centrais de cada um sem buacar tanto interrelacionamento do qual não tinha ainda referenciado.
Independente dessa pequena falha de estrutura, apresenta excelentes materiais para leitura e expansão do conhecimentos em temas divesos ligados entre si, estimula o aprofundamento do tema e, traz importantes mensagens para o leitor. Recomendo bastante.
Winslow 18/10/2022minha estante
Esse é muito bom. Não li todo, mas serve como um dicionário para quando eu quiser pesquisar sobre alguém

Rogerio.Flores 18/10/2022minha estante
Serviu muito para aumentar a minha lista de leitura. Fiquei curioso em conhecer algus trabalhos diretamente.

Cezar.Tosta 19/06/2022

Um livro que te impulsiona
Um livro muito bem estruturado, abordando os principais pontos acerca de cada um dos pensadores destacados. Possui um raciocínio embasado e coerente, com as devidas explicações e referências a outros pensadores quando necessário. Recomendo muito aos que buscam na leitura mais do que uma fonte de conhecimento, uma oportunidade de desenvolvimento do caráter e, por que não, de melhoria do nível como leitor, já que a alta qualidade da obra é irrefutável.

Aguiar 03/10/2021

Ótima leitura para ter um panorama sobre autores
Obra excelente para apresentar autores conservadores e liberais, além de trazer alertas pelas mazelas provocadas pelo progressismo e esquerdismo.