TDAH

TDAH Dra. Sharon Saline

Resenhas - TDAH

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 08/06/2021

TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, por Dra. Sharon Saline
“TDAH: tudo o que seu filho com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade quer que você saiba“, livro escrito pela PhD em Psicologia, Dra. Sharon Saline, publicado pela Buzz Editora, apresenta orientações e dicas para os pais com filhos que apresente esses sintomas, e como através das orientações indicadas pela psicóloga, entender e atender as necessidades das crianças, senão jovens, com TDAH.

A obra, rica em detalhes, apresenta um panorama amplo sobre o tema que tem sido amplamente abordado nos últimos anos, através de relatórios exibidos pelos pais e profissionais de psicologia.

Embora o TDAH, seja um assunto que a muito vem sido tratado, seja em salas de aula, relatos de pais e psicólogos, muitos pais, se veem dentro de um labirinto de emoções em não querer expor a condição do seu filho, ocultando para a sociedade o real comportamento dos seus filhos. Sejam eles crianças ou jovens.

Tornar-se pai ou mãe de uma criança, é algo que define o quão a pessoa está apta para renunciar a muitas regalias, antes vividas quando não há um filho envolvido. E isso não é ruim. Jamais. Afinal, visto que o filho chegou em suas vidas, todo pai ou mãe tem como dever, incluir em suas atividades diárias e viver a vida como nunca para que ele(a) possa se sentir no círculo social.

No entanto, torna-se pai de uma criança com TDAH, requer uma atenção maior, senão uma dose de cuidados e atenção. Afinal, a dificuldade de concentração, de aprendizagem, inquietação e hiperatividade-impulsividade, em sua grande maioria, são sinais de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, um transtorno de desenvolvimento de base biológica cujo diagnóstico é mais comum em crianças e adolescentes, embora haja ocorrência também em adultos.

Além de tratar a condição da criança, a Dra. Sharon Saline, trouxe diversos relatos de crianças e adolescentes que sofrem com o de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. É com base nesses depoimentos que os pais devem comparar o real comportamento do seu filho para poder saber lidar com a situação e da melhor possível, saber conviver com a TDAH, tirando proveito dos melhores momentos que trarão alegrias duradouras.

“TDAH: tudo o que seu filho com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade quer que você saiba“, é um livro que tem como intuito, doutrinar, acalentar e orientar os pais de crianças e adolescentes a conviver com a TDAH, para elas conseguirem desenvolver técnicas que a farão superar as atribulações que as levarão à adolescência e na vida adulta, ter uma vida saudável, seja no âmbito pessoal, quanto profissional.

Sem dúvida, uma leitura recomendada para todos, independente se tem filhos ou não. Saber lidar com as diferenças, é a cereja do bolo desse livro.

site: bit.ly/iLPost2705

Amanda.Contiero 09/06/2021

Sensível, esclarecedor e empático! Super recomendo.
Para além de um manual...O livro acolhe as angústias dos pais de modo sensível e esclarecedor. A autora propõe, com base em sua experiência clínica, uma ferramenta de manejo denominada 5 C's da parentalidade: autocontrole, compaixão, colaboração, consistência e celebração. Os exercícios práticos são excelentes. Os pais são os maiores aliados para a superação das dificuldades a se enfrentar pelas crianças, para tanto, precisam de um norte seguro apontando os melhores caminhos a se trilhar. Aqui, se faz um ótimo começo de caminhada. Fiquei encantada com o trabalho desenvolvido e a transposição clara, diretiva e funcional das técnicas apresentadas. Super recomendo.
Resenha completa em: @psicologaliteraria

Tatiana455 21/10/2021

O livro relata a vasta experiência da dra.Sharon Saline como psicóloga clínica, atendendo a pacientes das mais diversas origens, aliada aos mais recentes estudos científicos a respeito do TDAH são entremeados por orientações eficazes e dicas valiosas, com diversos relatos de jovens, bem como de pais e de outros familiares que demonstram a grande diferença que pequenas mudanças no dia a dia promovem na vida da criança/jovem e dos pais que precisam conviver com o TDAH. Saber lidar com as diferenças, é a cereja do bolo desse livro.

skuser02844 03/09/2022

Livro incrível!
A Dra Sharon escreveu um livro maravilhoso!
A forma cuidadosa como ela fala do TDAH e os ensinamentos passados aqui, são realmente incríveis. Os depoimentos das crianças, foram de extrema importância pra mim. Vi nas falas deles, muito das falas do meu filho.
Finalizo essa leitura com uma enorme bagagem pra melhorar a vida do meu filho

Karinne 11/11/2022

Um daqueles livros que se a pessoa trabalha com educação, tem filhos ou pensa em ter, precisa ler. Ele ressalta a importância da família e como acompanhar o crescimento e desempenho de quem tem TDAH.

Cristina117 02/03/2023

Ótimo
O livro tem uma linguagem fácil, fluída e por vezes gentil. A autora trouxe vários relatos de crianças e adolescentes com TDAH que corroboram com sua dicas. Dicas essas simples e cirúrgicas, vão direto ao ponto. A leveza como aborda o assunto e sua experiência clínica deixa tudo mais claro de visualizar. É uma excelente leitura para os pais de crianças e adolescentes com TDAH.

Dani 20/11/2023

Um livro bem esclarecedor para quem descobriu recentemente tem filhos com TDHA. Muitas das atitudes que eles possuem é você não entende, aqui encontrará respostas e maneiras de saber lidar com cada situação.
Sua teoria dos 5C é perfeita não só para pessoas com TDHA, mas para nossa vida como um todo.
Super recomendo esta leitura!

Gabsam 06/01/2024

TDAH
Merece um parabéns especial por orientar tão bem os pais através de exemplos. As vezes nos sentimos sozinhas e impotentes diante da sociedade e em relação a como apoiar nossos filhos nessa jornada.

Cinthia 15/01/2024

Interessante
Gostei da leitura. Boas dicas para os pais com vários exemplos para elucidar, mas achei difícil de aplicar tudo aquilo na prática. Pelo menos no meu caso, pq meu filho é autista e TDAH.
Mas achei bem instrutivo.

Gabriella440 20/01/2024

Toda mãe/pai de uma criança com TDAH deveria ler esse livro.
Meu filho foi diagnosticado no início desse ano, e compreender mais sobre o transtorno se tornou essencial.
O livro apresenta o funcionamento cerebral da pessoa com TDAH e exemplos de casos e intervenções que podem ajudar na convivência do dia a dia e no decorrer da vida.

Mari 21/01/2024

Interessante
Esse é um livro interessante para pais de jovens com TDAH e educadores, com muitas dicas pedagógicas para desenvolver as potencialidades e minimizar as dificuldades de aprendizagem de quem tem TDAH, além de ajudar a ampliar as compreensões sobre o comportamento reativo das pessoas com o transtorno, pode realmente ajudar a melhorar o relacionamento entre pais e filhos e entre alunos e educadores.
Discute brevemente os desafios enfrentados pelos jovens com TDAH no ambiente escolar e nos seus relacionamentos sociais, apresentando estratégias bastante aplicáveis para diminuir os prejuízos que o transtorno pode trazer, são dicas realmente práticas. O livro foi escrito de forma responsável, com auxílio de pesquisadores no tema, profissionais com experiência de atuação nos cuidados de pessoas com TDAH e no final a autora ainda faz um agradecimento a Aaron Beck pelo apoio no desenvolvimento do livro, o que revela que houve um suporte de psicólogos, em especial do pai da teoria cognitivo-comportamental. Não é um conteúdo aprofundado e revolucionário sobre o tema, mas é útil. Vale a pena a leitura.

wtfartby 19/02/2024

Ajudou mais que vários profissionais da área
Para quem tem filho com essa condição é uma leitura necessária. Caso tenha curiosidade também recomendo, pois te ajuda a entender e também a compreender algum conhecido ou amigo próximo que não sabe que tem o TDAH.

Vania.Cristina 18/03/2024

Os cinco C's da parentalidade
Aqui a norte americana Sharon Saline fala diretamente a pais e professores de crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Ela trabalha de duas formas: trazendo depoimentos que mostram a perspectiva de quem vive com o diagnóstico, especialmente crianças e adolescentes; e apresentando um método, desenvolvido por ela, para que os adultos aprendam a lidar com seus filhos. Esse método ela chama de "Cinco C's da Parentalidade", que são: Auto controle, Compaixão, Colaboração, Consistência e Celebração.

No livro, Saline explica cada um deles e ensina exercícios práticos para alcançá-los. Eu acredito que eles servem, na verdade, não apenas para quem lida com o TDAH, mas são práticas interessantes para usar na educação de filhos.

Algumas questões se destacaram mais pra mim. O Auto Controle a que a autora se refere trata-se do autocontrole do adulto, só depois deste vem o da criança.

A Compaixão é um exercício de empatia, e serve pra vida, mas é fundamental para lidar com quem tem TDAH.

A Colaboração, tem a ver com o respeito mútuo, com encontrar juntos soluções para os problemas.

A Consistência reconhece que a autoridade e a decisão é do adulto, desde que seja coerente. Na educação das crianças, não se deve aplicar penalidades que não se pode cobrar. Os limites consistentes são ferramentas amorosas e didáticas. Deve-se reconhecer os limites e os sentimentos dos filhos, mas não ceder, a não ser que seja numa situação de excessão. Sim, é possível fazer excessões mas os motivos devem ser colocados com clareza e não são permanentes. Excessão clara e objetiva não é inconsistência.

E o mais legal de todos, a Celebração. Esta é baseada em destacar as conquistas, o esforço, reforçar a auto estima.

Tá, mas o que é esse tal TDAH? Estima-se que 5% da população mundial de menores de 18 anos, tenha esse "transtorno". Sim, coloquei entre aspas porque a própria autora recomenda o cuidado com os termos clínicos, pois eles atrapalham.

São três os tipos de pessoas que têm TDAH: o desatento, o hiperativo e o combinado. O diagnóstico do hiperativo é o mais fácil, perceptível, o desatento é mais comum, no entanto mais difícil de perceber.

Meu interesse no assunto surgiu quando comecei a perceber que meu filho (que detalhe, já tem 26 anos), tem características marcantes do tipo desatento. Sempre achei que eram traços da sua personalidade, mas hoje entendo que é mais que isso e que eu também posso ter o mesmo diagnóstico, porque é genético.

A pessoa com TDAH tem amadurecimento atrasado do lobo frontal (cortex pré-frontal). Esse atraso compromete as funções executivas do cérebro que correspondem a realização de objetivos, afetando diretamente a atenção, o comando de comportamentos e emoções, a memória de trabalho e a comunicação entre regiões do cérebro.

Dois neurotransmissores são afetados:
- a dopamina, responsável pelo prazer, pela recompensa, pela motivação e pela satisfação;
- a norepinefrina, responsável pelo estado de alerta, sono e energia.

Pois bem, a memória funciona da seguinte forma no cérebro: primeiro a informação é processada, por um tempo, na memória de trabalho. Depois ela é absorvida na memória de curto prazo, mais adiante ela se consolida na memória de longo prazo.

Quem tem TDAH tem dificuldade com a etapa do processo da memória de trabalho. Meu filho, por exemplo, sempre foi muito inteligente e se deu bem na escola, mas esquecia frequentemente de fazer as tarefas e trabalhos. Depois tinha que correr atrás do prejuízo.

Quem tem TDAH cresce sentindo vergonha porque é diferente, se sente esquisito, e é especialmente vulnerável à negatividade. É mais difícil para ele que as memórias boas se instalem permanentemente nas estruturas neurais do cérebro. Se a criança ouve mais mensagens negativas, elas se fixam primeiro na memória.

O cérebro de quem tem TDAH precisa que as coisas sejam interessantes. Incentivos ajudam a treinar para internalizar que o esforço leva a algo satisfatório. A rotina fomenta a persistência, o esforço e a resiliência. Quem tem TDAH é mais sensível a gatilhos, tem forte senso de justiça e injustiça, reações explosivas, compulsões, sensação de fracasso, e pode sofrer de ansiedade e depressão.

Bom, aprendi tudo isso com esse livro. Mesmo assim queria mais do que ele entregou, talvez porque as experiências narradas sejam norte-americanas e senti um certo distanciamento. Talvez porque não aborda os caminhos para diagnósticos tardios. Mas recomendo para quem tiver interesse no assunto. Encontrei o audiobook no Skeelo.