O Fantasma de Canterville e outras histórias

O Fantasma de Canterville e outras histórias Oscar Wilde




Resenhas - O Fantasma de Canterville e outras histórias


45 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


EddMnezes 19/05/2024

Um toque de humor no gótico europeu
Meu primeiro contato com a escrita do Oscar Wilde foi com este livro, onde paguei menos de 15 reais apenas para pegar frete grátis em outra compa.

São quatro histórias, curtinhas e surpreendentes, até. A história que da título ao livro: "O Fantasma de Canterville", se passa na Inglaterra e narra a rotina de um fantasma que assombra os moradores da residência de Canterville há +300 anos, mas isso tudo muda com a chegada de novos moradores, americanos que não somente não sentem medo algum do fantasma, como também desdenham e fazem o possível para o ridicularizar em suas tentativas falhas em cumprir seu dever como fantasma e assustar a família. Aqui, Oscar Wilde trata de diversos esteriótipos e comportamentos da sociedade inglesa em contraste com a americana, usando de um tom humoristico para conduzir a trama.

A segunda história, assim como a anterior, possui tom cômico e é a minha favorita das presentes no livro. "O Crime de Lorde Arthur Savile" irá contar a história de Lorde Arthur, que conhece um famoso quiromante que é comhecido por seu trabalho lendo a mão de seus clientes, fazendo observações precisas sobre o passado e trazendo intrigantes previsões para o futuro. Sr. Podgers, como é chamado o quiromante, no entanto vê uma coisa horrível no futuro de Lorde Arthur: ele cometeria um assassinato.
Prestes a casar, Lorde Arthur teme que sua noiva seja a vítima da previsão assustadora de Sr. Podgers, então Arthur decide escolher meticulosamente sua vítima entre seus conhecidos. E, nessa jornada cômica e até sarcástica, "O Crime de Lorde Arthur Savile" pôde me proporcionar algumas boas risadas, que eu com certeza não esperava.

Os outros dois contos, do tamanho de um capítulo das histórias anteriores, tratam de temas mais íntimos, problemas da mente. Falando sobre amor, dinheiro, mistérios e de forma super leve.

Gostei muito desse lirvo, e recomendo que e dêem uma olhada.
comentários(0)comente



Wukng_Shadw77 31/03/2024

Uma ótima leitura
Para ser bem sincero eu gostei do livro, embora tenha demorado muito para ler por ressaca literária.
O primeiro conto na minha opinião é bom, mas não consegui encontrar o "tom" que o autor quis passar.
No segundo eu admito que por um momento me senti lendo um conto do Poe, o final porém quebrou essa sensação.
Tanto o terceiro quanto o quarto são bons mas são bem curtos.
Num resumo é um ótimo livro, recomendo.
comentários(0)comente



Manu368 27/03/2024

Só vai...
No começo pensei que não iria gostar, mas tava errada! tive que ler pela escola mas depois de ler leria de novo mais umas 500 vezes!!! todos os momentos me chocaram (até o mais óbvio de todos) foi um dos primeiros livros que eu fiquei vidrada e só sabia falar daquilo
comentários(0)comente



Iara 12/03/2024

Quando li O Retrato de Dorian Grey, fiquei fascinada pela obra de Oscar Wilde e curiosa pra ler mais de sua escrita. Por isso me interessei por esse livro. Me decepcionei. Dos quatro contos, só gostei do segundo deles, que realmente me deixou instigada e surpresa. Nos outros não vi nada de especial, é como se nem fosse mais o mesmo autor. Não valeu a pena não. Deveria ter poupado o dinheiro pra livro melhor.
comentários(0)comente



madumave 21/11/2023

Li em uma das resenhas aqui do Skoob que podemos considerar o Oscar Wilde como um Machado de Assis irlandês, e eu concordo de todas as formas. Pelos poucos contos de Machado que tive a oportunidade de ler, pude apontar as inúmeras similaridades, mas uma se evidencia de forma mais concreta: a crítica à sociedade materialista e às amarras das convenções morais.
Em pequenos e quase imperceptíveis detalhes, podemos observar a sagacidade empregada por Wilde em sua obra. Também preciso destacar a minha própria relação pessoal com o primeiro conto e o quão nostálgico e emocionante foi para mim lê-lo novamente.
Recomendo este livro para aqueles que querem adentrar na obra wildiana. É uma leitura facílima e muito agradável.
comentários(0)comente



May | @vidadaleitora 16/10/2023

Nos contos de Wilde, especialmente o que carrega o título de destaque, nos divertimos muito com um fantasma que é mais assombrado do que assombrador, tendo até crise existencial, pensando o que faz da vida, até ser acolhido por uma querida personagem. Pra vc saber mais como isso decorre, eu recomendo a leitura, porque eu adoraria saber que vc se divertiu tanto quanto eu! Como todo livro de contos, nem sempre se gosta de todos os contos reunidos, e pra quem curte historinhas, essa coletânea é uma boa pedida. Conheça mais de Wilde nesse livro!
comentários(0)comente



Josi 30/09/2023

Sempre incrível ler Oscar Wilde! Esse livro reúne quatro contos do autor:

? O Fantasma de Canterville
Esse é o melhor conto do livro e nos traz um fantasma frustrado por não conseguir assustar uma excêntrica família americana que se muda para a propriedade. A história é muito divertida, e mescla mistério e humor, carregado com a ironia característica do autor.

? O Crime de Lorde Arthur Savile
Nesse conto, conhecemos um jovem Lorde que, após ter uma terrível revelação do futuro durante uma sessão de quiromancia (leitura de mãos), fica obcecado por cumprir discretamente e o quanto antes seu suposto destino e, assim, poder se casar com a mulher que ama, sem o risco de um escândalo. Acontece que cometer um crime se mostra mais difícil do que ele imaginava. Com um enredo que beira o absurdo e carregado de um humor sombrio, o autor nos traz uma boa reflexão sobre o egoísmo e a futilidade da sociedade, tão apegada às aparências e a uma visão distorcida de dever e honra.

? O Milionário Modelo
O enredo nos traz um rapaz bondoso e apaixonado, mas sem vocação para a riqueza, que não consegue permissão da família da amada para se casar por não ter fortuna. Sua sorte muda após praticar um ato de generosidade. Essa história tem um tom mais moralista, com a ideia de que a bondade é recompensada, e me fez pensar naquelas máximas "fazer o bem sem olhar a quem" e "quem planta o bem colhe o bem".

? A Esfinge sem Segredo
Nessa história, um homem conta a um amigo como se apaixonou perdidamente por uma mulher enigmática. Incapaz de conter sua desconfiança e sem conseguir desvendar os mistérios da amada, ele acaba a perdendo e, no fim das contas, os temidos segredos que ele acreditava que ela guardava se mostram inofensivos. Me fez refletir sobre dois pontos: como a falta de confiança e o julgamento muitas vezes nos cegam e a forma como muitas vezes assumimos personagens em busca de atenção e aceitação social. Também é desse conto a célebre citação:

? "- [...] As mulheres foram feitas para serem amadas, não para serem compreendidas."
comentários(0)comente



Natália 17/08/2023

Incrível
Que delícia de livro. "O fantasma de Canterville e outras histórias" é um livro com quatro contos de Oscar Wilde. Foi o meu segundo contato com a escrita do autor. É muito interessante como Oscar Wilde critica de forma tão inteligente e irreverente a burguesia e sua moral nesse livro.
Recomendo muito.

Resenha:
* O fantasma de Canterville
Em uma mansão vitoriana, um fantasma assombra o local há três séculos. No entanto, os novos moradores, uma família americana, não se assusta com ele e a história se inverte quando os moradores passam a assombrá-lo.

* O crime de Lorde Arthur Savile
Após consultar um quiromante, Lorde Arthur descobre que em seu destino está traçado que ele irá cometer um crime. Desesperado, Arthur resolve que deve antecipar esse destino para que possa seguir sua vida.

* O milionário modelo
Hughie é um belo jovem apaixonado por Laura. No entanto, o pai da moça não vê com bons olhos o relacionamento, visto que Hughie não possui uma renda capaz de sustentar o casamento. Um dia, depois de um ato de altruísmo, Hughie recebe uma recompensa capaz de lhe proporcionar o que tanto queria.

* A esfinge sem segredo
Em um encontro ao acaso, Murchison conta a um amigo a história de amor entre ele e uma mulher misteriosa, que ele acreditava ter segredos e o quanto lamenta o fim desse relacionamento.
comentários(0)comente



Gabis 29/07/2023

Contos divertidos
Com uma pegada diferente de ?O retrato de Dorian Gray?, o livro de contos é menos macabro, com uma escrita mais leve e de humor irônico.

O conto de o Fantasma de Caterville é uma leitura gostosa e sarcástica, que me tirou boas risadas. O apelo cristão provavelmente fez a obra ser bem aceita na época.

Os demais contos não são tão impactantes, mas também valem a leitura pra conhecer o estilo e a evolução de um dos escritores mais geniais da época.
comentários(0)comente



rumohra 21/07/2023

Definitivamente um querido
Tô com preguiça de pensar muito pra escrever aqui, mas em resumo, adorei a leitura esse livro!!

Acho que demorei até pra engajar na leitura, mas no fim nem foi tão difícil assim mergulhar em cada conto desse livro. Adorei as histórias, quando comprei não sabia absolutamente nada, mas julgando pelo nome e pela capa achei que fosse me deparar com contos de terror. Mas não desagrada pois ri bastante durante os contos e me trouxeram bastante inspiração. Só não completo as 5 estrelas por que não entendi bem esse último conto, mas é algo que pode mudar daqui 30 segundos, não duvidoKKKKKKK

Meu Deus, eu amo ler
comentários(0)comente



Helaina 15/07/2023

Contos com surpresas inesperadas pelas reviravoltas, ou a ausência delas
O primeiro conto é o que dá título ao livro, e foi uma das histórias de fantasma mais inusitadas que eu já li. O ministro americano, Hiram B. Otis resolve comprar de lorde Canterville a mansão de mesmo sobrenome, e se muda para a Inglaterra com a esposa e filhos. Entretanto, nenhum deles fica com medo da ameaça sobrenatural, que segundo o lorde assombra a mansão desde o ano de 1584 e sempre aparece antes da morte de algum membro da família, e não ficam alarmados com os fenômenos, ao contrário tentam silenciá-lo. Confesso que fiquei com pena do fantasma, mas superei rápido depois de descobrir o motivo pelo qual ele morreu.

O Crime de Lorde Arthur Savile, meio que alugou apartamento na minha cabeça. Durante uma festa o lorde tem o seu futuro lido por um quiromante, sr. Podgers, no entanto, o que era apenas para saciar sua curiosidade, acaba se tornando um fardo para Arthur, que acaba convencido a adiar seu casamento com Sybil Merton até que se resolva o impasse que ele passa a temer. O problema é que o rapaz mal pode esperar pela união com sua amada, e a moça corresponde da mesma forma, isso o motiva a resolver o problema com as próprias mãos. Eu não pensei que um tema como o desse conto me faria rir, mas fez. Lorde Arthur parece tomar uma rasteira do destino após a outra, atrapalhando seus planos e o desfecho me deixou com a dúvida que levarei para sempre comigo. Afinal, o quiromante era um charlatão ou não?

O milionário modelo é o terceiro conto e um dos dois mais curtos do livro. É uma história simples e objetiva com aspecto daquelas tramas que parecem querer ensinar uma lição. Hughie Erskine é um homem belo, de bom coração e pobre. Consegue atrair o encantamento das pessoas, até mesmo do pai de sua amada, Laura Merton (não sei se ela é parente da Sybil do conto anterior, não me lembro de ter lido qualquer referência a isso), mas não tem a permissão dele para o casamento exatamente por sua falta de dinheiro. Um dia, ao visitar o amigo Alan Trevor, ele tem uma atitude capaz de mudar seu destino. Não foi difícil adivinhar o final e confesso que me deixou com um sorriso no rosto.

A última história, A Esfinge sem segredo, não está entre minhas favoritas. Não que seja um conto ruim, é curtinho como seu antecessor, só que e depois das duas primeiras histórias minha expectativa por algo surpreendente ficou muito elevada. Talvez se esse fosse o primeiro ou segundo conto eu teria gostado mais. Ao encontrar por acaso lorde Gerald Murchison, o narrador nos transcreve sua conversa com o antigo amigo a quem achou muito ansioso e confuso, diferente dos tempos em que conviveram em Oxford. O motivo do desalento é lady Alroy e sua curiosa conduta que deixou o homem apaixonado, porém intrigado o suficiente para se afastar dela sem levar adiante o relacionamento. Como falei, o conto tem uma conclusão, é interessante, mas depois dois outros 3 acabei esperando mais do que encontrei (talvez seja exatamente essa a genialidade desse último conto - quem já leu vai entender).

Foi meu primeiro contato com Oscar Wilde e gostei bastante da escrita do autor, dele eu só conhecia ‘O Retrato de Dorian Gray’ através de filme. Os contos são descomplicados, objetivos e com reviravoltas interessantes. Os três primeiros são narrados em 3ª pessoa e apenas o último está em 1ª pessoa (agora não consigo parar de pensar na conclusão a que cheguei no parágrafo anterior). Recomendo para quem está buscando uma leitura rápida, sem drama, porém interessante. Esses contos despertaram minha vontade de ler o romance que é um dos maiores sucessos de Wilde.

"Ele me fez ver o que é a vida, o que a morte significa e porque o amor é mais forte do que ambos." Pág.59

"A maioria dos homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis para os quais não tem qualificação." Pág.74

"Um policial olhou-o com curiosidade enquanto ele passava e um mendigo, que arrastara-se por detrás de uma arcada para pedir-lhe esmolas, assustou-se ao ver uma miséria maior do que a sua." Pág.79

"No fim das contas, não se tornou nada, um jovem encantador e inútil, com um maravilhoso perfil e nenhuma profissão." Pág.126

"Apaixonei-me completa e estupidamente, e a indefinível atmosfera de mistério que a envolvia despertou minha mais ardente curiosidade." Pág.140

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2023/06/resenha-o-fantasma-de-canterville-e.html
comentários(0)comente



lilines 18/04/2023

Boa opção pra se introduzir ao Oscar
é um livro bem fácil de ler, com história divertidas e sarcásticas, mas ainda sim com o tom crítico e profundo do wilde.
comentários(0)comente



Lara2408 10/04/2023

Me diverti muito com o livro e me surpreendi por ser uma leitura fácil, apesar de ser um livro antigo.
O autor critica a sociedade da época de forma muito engraçada, e faz alguns comentários que são válidos até os dias atuais. Com certeza quero ler mais livros dele!
comentários(0)comente



Poliana 21/03/2023

Por isso é um clássico
Eu sempre fui doida para ler alguma obra de Oscar Wilde e amei ter começado por este contos. O fantasma de Canterville, que é o primeiro conto deste livro me surpreendeu imensamente, e a escrita do autor mais ainda, é simples e fluida e com uma mensagem muito importante.
.Os outros contos acabaram que foram caindo a qualidade, porém amei essa experiência.
comentários(0)comente



JP Scofield 10/03/2023

1° livro do Clube Literatura Morreste
Scofield: Eu achava que iria ser uma história de terror, mas o autor me surpreendeu muito positivamente quando se mostrou um crítico assíduo da sociedade consumista. De um jeito extremamente engraçado e divertido, Oscar ganhou um espaço no meu coração literário.
Meu conto favorito: O crime de lorde Arthur Saville

Eudes: O ritmo do autor é deveras estável e recorrente, quando se inicia qualquer conto, vc consegue notar trejeitos em sua escrita, sua identidade é sempre bem humorada, mas de forma que não se enjoe, não digo que virou um dos meus autores preferidos, mas é de se tirar o chapéu.
Meu conto preferido: A Esfinge Sem Segredos

GG: Logo no começo fui surpreendido com a temática do livro de maneira positiva, a escrita não é cansativa e acaba sendo uma leitura rápida e interessante. Todos os contos apresentam situações bem diferentes conquistando pessoas de diferentes pontos de vista, abrangendo histórias mais detalhadas e outras bem simples, porém com a parte crítica sempre presente.
Meu conto preferido: O Milionário Modelo e A Esfinge sem Segredos

Lucas: Por mais que seja um livro do século 19, não senti tanto o peso da leitura cansativa e de palavras difíceis. A proposta dos contos no geral me surpreendeu em cada um deles, onde no início tinha a imagem de algo, e em seu final algo totalmente inesperado por mim.
A crítica unida ao sarcasmo e a situações inusitadas ou até mesmo simples foram bem construídas.
Meu conto preferido: O Fantasma de Canterville
comentários(0)comente



45 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR