Cada um a seu modo

Cada um a seu modo Marcelo F. Lotufo

Resenhas - Cada um a seu modo

@jaquepoesia 18/09/2023

Procuramos (ou eu procuro) através de uma boa leitura uma conexão entre a vida, os sonhos, as emoções, as aves e alguma poesia. Essa conexão se dá através do caminho percorrido no texto, e nos arrebata para algum lugar fora de nós mesmos, de onde vemos nos contos nossas próprias histórias pelos os olhos do outro.
– Jaqueline Bastos (é que mais uma vez um livro da @livrosjabuticaba me inspirou!)

Sempre digo que o que me faz amar os livros é como eles conseguem me arrebatar e me transformar. Nunca sou a mesma depois de uma boa leitura, e essa leitura em particular me arrebatou por três noites. Li vagarosamente cada um dos contos e me permiti ser por eles arrebatada e transformada. E agora posso dizer com total certeza EIS AQUI UM EXCELENTE LIVRO!
* Vou resumir os temas de alguns dos contos:

• No primeiro conto intitulado "O tempo dos Beija-flores" as belas aves são o ponto de partida para ativar as memórias sobre os avós do locutor.
Sensível e poético esse texto fala sobre o bater de asas da saudade capaz de resgatar boas lembranças. Aqui a brevidade da vida cabe no voo de um pássaro.

• Já em "Nora Helmer" um casal, muitas brigas a maternidade e o tempo buscam a felicidade.

• O conto "Passacaglia Literária" levanta a questão "O que é literatura para você?"

• "Pássaro rebelde" nos leva através da melancolia e filosofia à uma manhã, onde o depressivo Gustavo
mergulha na empatia de Ana que tenta o arrastar de volta para vida, devolvendo equilíbrio ao universo.
Aqui o coração partido encontra a cicatrização no amor disfarçado de amizade.

Trechos:
"(...) a literatura é algo que habita os limites da sua própria definição e, por isso mesmo, evade aqueles que tentam explicá-la."

"(...) Tudo depende de nossas escolhas, porque tudo está conectado. E nossas escolhas dependem de tudo, porque o todo e as partes estão alinhados. Se mexemos em uma parte pequena do universo, no nosso dia a dia, mexemos em todo o universo.É muita responsabilidade."

"Elucubrações demais não levam a lugar nenhum."

LimaJr 24/11/2021

Achei a escrita interessante, alguns altos e baixos, passagens originais, criativa. O livro é curto, cinco contos.