A Tempestade

A Tempestade William Shakespeare

Resenhas - A Tempestade

Ci 31/12/2023

Alonso, o rei, parte para Túnis, na África, para casar sua filha Claribel com o rei de lá, juntamente com seu filho, o príncipe Ferdinando, seu irmão Antônio (o vilão invejoso) e seu séquito.
Após o casamento, já retornando à Milão, seu navio passa por uma terrível tempestade e naufraga. Todos se salvam em uma ilha remota, mas sem saberem, já que cada um chega em lugar diferente do outro.
Ferdinando conhece Miranda, e cai de amores por ela, porém ela vive com seu pai, o irredutível Próspero, que em conluio de poderosas e místicas criaturas viventes da ilha, descobrem onde cada náufrago se encontra e seus mais perversos sentimentos.

Carolina 23/09/2023

É mais nobre o perdão que a vingança
Fiquei querendo saber mais sobre Calibã e sua mãe, Sycorax. Daria outro livro a história do passado da bruxa, de como ela foi exilada naquela ilha, do nascimento de Calibã e como eram suas vidas até a chegada de Próspero.

A história conta tantas traições que poderia ser algo bem dramático, mas a leitura é mais leve do que eu esperava, com passagens românticas [Miranda e Ferdinando] e outras cômicas [Calibã, Trínculo e Estéfano fazendo trapalhadas].

Minhas citações preferidas [todas falas de Próspero]:

"Somos feitos da matéria dos sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sono."

"É mais nobre o perdão que a vingança."

"Como quereis ser perdoados de todos vossos pecados, permiti que sem violência me solte vossa indulgência."

Diogo218 06/03/2023

Uma vingança shakespeariana bem diferente.
Próspero atrai um grupo de traidores para completar sua vingança. Uma peça bem leve e diferente das obras vingativas como Hamlet e Macbeth.

Bianca (@fallandfox) 05/08/2022

Esse roteiro tem vários momentos de comédia em conjunto com o tema mais pesado que ele tem, um não elimina o outro e nem atrapalha o desenvolvimento.
Foi meu segundo contato com o autor e bem melhor do que minha leitura de Romeu e Julieta no seu formato original.
A tradução do livro ficou impecavel e as notas de rodape ajudaram bastante.

Mateus.Silva 02/08/2022

Mais leve do que pensava
Embora tenha temas pesados, o clima geral da história é bem light, e em vários momentos até mesmo engraçado. Acostumado a encontrar tragédia atrás de tragédia e morte atrás de morte nas histórias de Shakespeare, acabei me surpreendendo com essa história.

Gostei bastante, foi uma leitura bem tranquila.

So.bre.vi.ler 24/05/2022

Primeira vez
Shakespeare me foi apresentado. Creio que não seja a melhor obra pra entrar no mundo desse escritor, mesmo assim fui conquistado.
Com muitas referências a leitura foi simples e fácil, só não rápida por que passei dois dias sem conseguir ler nada.
Indico a leitura, se ainda não leu o autor comece com outra, mas indico a leitura.

Celia.Mattos 22/05/2022

Shakespeare é um autor de altos e baixos para mim, achei ?Sonhos de uma noite de verão? confuso, e gostei demais de ?Hamlet?. A Tempestade me lembrou um pouco Hamlet, por causa das traições e armações, mas não gostei tanto.

Nesse livro, seguimos a vingança de Próspero, duque de Milão, que foi traído perdendo seu título, e mora exilado numa ilha com sua filha Miranda, depois de uma traição política orquestrada por seu irmão Antonio, com a ajuda do rei de Nápoles, Alonso.

A tempestade do título, leva o rei de Nápoles, seu filho Ferdinando, o irmão de Próspero e outros personagens até a ilha onde Próspero vive, e ele separa os náufragos, arquitetando para cada um deles uma peça de sua vingança.

Armadilhas, traições e magia, se misturam à vingança, ao perdão e ao amor. Uma boa história, mas não entra na minha lista de preferidas.

Gustavo.Henrique 12/02/2022

A tempestade é encarado como o testamento de Sheakspeare, a história parece se sustentar nos fenômenos intempéries da natureza, a vingança e a inveja que causam tempestades dentro daquele que na angústia pelo fim, se lançam ao abismo, eliminando toda a dignidade, no entanto, a vingança, por ter um sabor amargo, parece não ser confortante o suficiente para levar a cabo. O texto é belo, intenso, um mergulho nos sentimentos humanos, de fato, uma viagem profunda.

Lilian 04/10/2021

Achei o livro um pouco parado, é simples e rápida a leitura, mas esperava algo mais empolgante?mas valeu a leitura.

Vanessa.Papalardo 10/08/2021

Shakespeare não decepciona
Me conectei muito com este livro, adorei a forma como o teatro foi construído e toda a historia envolvendo as famílias.
Extremamente profundo!

Math 𤠠07/07/2021

Tempestade tranquila
Apesar do nome indicar que talvez essa peça tenha grandes reviravoltas igual (pelo menos a que eu li dele) Hamlet, não tem. É simples e rápida

Gezinha 24/06/2021

Meu primeiro Shakespeare!
Eu amei ler nessa belíssima edição bilíngue!
Cheia de notas de rodapé, o que facilitou bastante a compreensão e leitura.
Eu havia assistido uma resenha sobre a peça à pouco tempo. Então o enredo não me foi nenhuma surpresa.
Mas é um livro muito gostoso de ler. É uma peça, então imaginei o tempo todo a atuação dos personagens.
Até porque, no texto há a indicação das cenas: "entra alonso"; falam à parte;...

Gostei bastante!

Raphael 04/06/2021

Clássico shakespeariano
Tida por muitos como a última peça de Shakespeare, trata-se de uma leitura rápida com uma história fluída e instigante. É narrada a história de Próspero, legítimo duque de Milão, cujo título lhe foi usurpado por seu irmão, passando por seu plano de vingança, que se inicia com a tempestade, título da obra. Leitura mais que recomendada.

Saulo115 29/05/2021

Vida...
Pareceis, caro filho, um tanto inquieto;
como quem sente medo. Criai ânimo,
senhor; nossos festejos terminaram.
Como vos preveni, eram espíritos
todos esses atores; dissiparam-se
no ar, sim, no ar impalpável. E tal como
o grosseiro substrato desta vista,
as torres que se elevam para as nuvens,
os palácios altivos, as igrejas
majestosas, o próprio globo imenso,
com tudo o que contém, hão de sumir-se,
como se deu com essa visão tênue,
sem deixarem vestígios. Somos feitos
da matéria dos sonhos; nossa vida
pequenina é cercada pelo sono.

Ato IV - Cena I