A Indústria da Caridade

A Indústria da Caridade Lima Barreto

Resenhas -

Paulo2144 20/01/2024

A indústria da caridade
Embora curtinho, achei este conto de Lima Barreto um tanto quanto difícil de ler. Tanto pela escolha das palavras, que parecem ser mais rebuscadas que as dos outros contos que li do autor, quanto pela própria crítica feita, que não é tão explícita. Mas, se não me engano, a crítica de Lima Barreto é voltada àquelas pessoas que se utilizam do pretexto da caridade para benefício próprio.

Karen612 06/09/2023

"O furto é a maior indústria do nosso tempo."
Clássicos têm um "dom" de acabarem sendo bem atuais mesmo após anos de sua publicação.
"A indústria da caridade" mostra a conversa de dois fofoqueiros que estavam a falar de um "bom homem" que fazia caridades e apesar de ser bem rápido de ler, pensei nos políticos e seus falsos carismas. O livro pode até ser pequeno, mas traz consigo uma pauta discutível.

Alec22 26/08/2023

?Como se mantém nessa ?mamata??
? À custa de manifestações a tudo quanto é impopular, portanto, do agrado do ?poder?.
? Talvez tenha razão, porque nem tudo o que é popular é justo.
? Não há dúvida, caro Chichorro. Noto um fato social e mais nada. ?

Luxxanno 26/02/2023

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK entendi bem pouco da obra
Eu não estou muito acostumado com literatura clássica, comecei por esse conto que é mais curtinho, tive um pouco de dificuldade em entender tudo, mas pra uma primeira experiência, foi bastante interessante, vou investir mais

~mah 28/12/2022

Por que os ricos são caridosos?
Este conto de Lima responde essa interrogação.
Ele explica de forma humorada como e porque, a crítica torna o humor azedo, mas essa é a realidade do nosso país.

Joyce 05/08/2022

Ainda não cheguei lá
As críticas em forma de crônica de Lima Barreto são sempre certeiras e atuais. O humor ácido e o toque refinado de sarcasmo é o que me faz querer ler tudo que ele já escreveu na vida.
No entanto, este foi um dos poucos contos que eu não consegui extrair a sagacidade de Lima Barreto. Principalmente a frase final.
Preciso reler e buscar autores que me o expliquem.

Sté 31/05/2022

Jogo de interesses
Caridade é ter uma atitude positiva na vida alheia sem que haja algum interesse escondido. Nesse pequeno conto o autor nos mostra as vantagens que os personagens conseguem obter fazendo suas "caridades". Sendo assim, uma obra atemporal sobre a manipulação e benefícios presentes na vida política.

Marta Skoober 25/10/2021

Sobre ética e corrupção
A leitura desse conto extremamente curto e com uma linguagem "muuuito" rebuscada, logicamente foi instigada pelo título, que ainda que não tenha corrido como esperado não foi de todo frustrante.

Ainda que haja um pequeno glossário e apresentação faltou, para mim notas explicativas acerca de algumas citações.

Mas é uma boa publicação.

PS. Ressalto que exigiu uma releitura

Mariana.Schmall 03/10/2021

Atual
Muito curto mesmo.
Mas bem atual, afinal fala exatamente sobre o que os políticos ganham com a " caridade". Lima sendo Lima.

Ry 29/09/2021

Um diálogo bem informativo
Uma dupla, que tem muito conhecimento da vida dos outros, mesmo que não saiam nas manchetes o histórico de vidas delas.

Laura 22/08/2021

A indústria da caridade
Conto curto, mas para refletir. A indústria da caridade, neste caso, não é sobre a bondade, e sim sobre os benefícios que os políticos recebem.

Bia 15/07/2021

Esse conto curtinho de Lima barreto, conta a história de dois fofoqueiros que discutem sobre um homem que praticava caridade.
Fazendo uma crítica.

Lari Giotti 04/07/2021

Industria da caridade "mamata"
Uma fofoca que poderia ter ficado no passado, porém, industria da caridade não sai de moda. Seguimos vendo políticos e muita gente ao seu redor aproveitando de privilégios.

Osman.Siqueira 21/06/2021

O título já descreve o conto
Um conto em forma de prosa entre dois amigos falando sobre falcatruas na caridade.

Cris 30/05/2021

Uma crítica social.
O famoso bonzinho que come quieto.
Meu terceiro conto de Lima Barreto, pretendi ler todos, e ler assim como eu, os contos separados, é muito bom, leitura rápida e agradável.