A Menina do Narizinho Arrebitado Monteiro Lobato

Resenhas - A Menina do Narizinho Arrebitado

Jack_Sky 21/04/2024

Personagens cativantes, descrições interessantes. É uma obra de sua época no entanto, há partes que já não eram legais na época e não são legais hoje mas essas partes são minimas porém existentes. Há partes legais também, até para visões mais atuais.

Gabi 30/05/2023

Melhor disciplina do semestre
Como estudante de Letras, me deparo com algumas disciplinas que me são um tanto desafiadoras. Por outro lado, há aquelas pelas quais eu me apaixono e me fazem sentir estar no caminho certo. Uma delas é Literatura Infantojuvenil, a que trouxe este livro para minha biblioteca. A riqueza de informações que podem ser extraídas da primeira obra infantojuvenil de Lobato é impressionante! Um conto de fadas extrema e peculiarmente brasileiro? vale a pena a leitura!

Paty 23/05/2023

Que edição linda com essas ilustrações do Voltolino!
''Resolvera entrar pelo caminho certo: literatura para crianças, e parece que Lobato já então começa a convencer-se disso: ''De escrever para marmanjos já me enjoei. Bichos sem graça. Mas para as crianças, o livro é todo um mundo. Lembro-me de como vivi dentro do Robinson Crusoé. Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar. Não ler e jogar fora; sim morar, como morei no Robinson e no Os Filhos do Capitão Grant''

Adri 05/05/2023

A menina do narizinho arrebitado
Bom, leitura leve, bem descritivo, tom lúdico na obra inteira, me lembrou a série de desenhos do sítio mesmo, quando o rei faz um vestido para a narizinho e Emília fica enciumada
Lobato não é um dos meus favoritos, mas tem uma carga literária bem grande, tirando polêmicas falsas pela qual se envolve, gosto muito

Camilly Displahs 04/05/2023

A Menina do Narizinho Arrebitado
Nesse semestre estou estudando a Literatura Infantojuvenil, chegamos ao brasileiros e claro que não podia deixar de estudar Monteiro Lobato.

Acho muito interessante como a forma e os elementos descritos nessa primeira versão, são totalmente diferentes de como conhecemos esses personagens hoje, uma vez que já passaram por diversas alterações e adaptações.

Também discutimos em sala de aula, a questão de que Monteiro Lobato não teve essa parte de explicar detalhamente como, por exemplo, a narizinho uma hora era do seu tamanho e depois se tornou do tamanho dos outros "bichos" que apareceram na história. Uma questão bem parecida com a história de Alice no País das Maravilhas.

Pensando que em 1920 as crianças convivam mais com insetos, animais e a natureza, esse livro com certeza atribuiu muito para o desenvolvimento da imaginação e o gosto pela leitura na infância.

Hoje em dia, lendo com 20 anos, em 2023, achei a história do livro bem diferente e não cairia bem as crianças da atualidade.

Melissa.Casagrande 27/01/2023

Minha primeira leitura de livro do Lobato. Contém cenas violentas que causam estranhamento no leitor. Foi uma leitura interessante, gostei de conhecer mais o universo do Sítio do Picapau Amarelo. Entretanto, esperava mais.

EvaíOliveira 14/08/2022

Versão original da história que anos depois passou a ser o primeiro capítulo do livro Reinações de Narizinho.

Jaci Lira 16/02/2021

Primeiro contato com Lobato
É o meu primeiro contato com a literatura de Monteiro Lobato, tirando a série da TV Globo que eu amava quando era criança. É um livro curto, de leitura fácil e leve. Traz muitas aventuras e é muito interessante poder saber como o Sítio do Picapau Amarelo começou, mas não acho que deva ser direcionado à crianças tão pequenas, pois traz passagens que contém preconceito racial, tortura, violência, sadismo, etc.

Anienne 30/12/2019

A menina do narizinho arrebitado
Esse livro foi publicado em 1921, se não me engano. Depois tiveram outras versões. Trocaram muitas coisas, muitas coisas. Nessa, ele traz a morte, pena de morte, tortura, um certo sadismo. Fala, com ironia, dos costumes da época e, talvez, do que a sociedade concebia como "normal". É uma história para gente grande fantasiada em história para crianças. Eu gostei muito de ler essa versão original. Estou querendo conhecer mais sobre a obra de Monteiro Lobato. Pelo pouco que li dele, em sua obra para adultos, ele é muito cru, sarcástico, cruel...
Estou me apaixonando!

Mr. Jonas 20/11/2018

A Menina do Narizinho Arrebitado
A Menina do Narizinho Arrebitado é um livro de literatura fantástica do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Publicado no Natal de 1920, é o primeiro livro infantil que foi criado por Monteiro Lobato. O livro, que apresenta suas duas personagens principais, Narizinho e Emília, foi em 1921 relançado, no livro Narizinho Arrebitado, que é o mesmo livro, mas com aventuras inéditas. Mais tarde, Narizinho Arrebitado seria o primeiro capítulo do livro Reinações de Narizinho, que é o livro de propulsor a série Sítio do Picapau Amarelo. Em 2012, 90 anos após a sua publicação original, A Menina do Narizinho Arrebitado foi lançado para o formato iPad.

Julia.Paula 01/05/2017

Adorei
Aqui está mas um livro extraordinário de Monteiro Lobato.
Aonde conta que uma linda menina "Narizinho",enquanto estava alimentando os peixes do pequeno lago adormece,então dois sujeitos saltam da água...
Então quer saber, mais Leia esse outro livro ecelente de Monteiro Lobato, eu super recomendo, eu não gostei eu adorei por isso é merecido mais de 5 estrelas nessa obra de arte