Introdução à Teologia

Introdução à Teologia João Batista Libânio

Resenhas - Introdução à Teologia

gab 26/02/2020

Boa introdução ao pensamento teológico
Afonso Murad e J.B. Libanio são conhecidos autores da Teologia da Libertação. Entretanto, o seu livro serve ao propósito de apresentar uma introdução à história da Teologia e sua aplicação no mundo sem cair no proselitismo político. Abrange praticamente todos os ramos da Teologia de maneira rápida e nada cansativa, se alonga nas ramificações da Teologia da Libertação, por ser a linha teológica dos autores, mas a tendência não chega a ser destrutiva para quem busca uma teologia ortodoxa, mais alinhada com o Magistério.

Adriano Cruz 19/09/2020

Muito progressista
Apesar de trazer alguns assuntos interessantes, defende pensamentos não aprovados pelo magistério da Igreja, como é o caso do modernismo, da Teologia da Libertação e de suas derivadas. Não recomendo!

Lista de Livros 08/01/2019

Lista de Livros: Introdução à Teologia – João Batista Libanio e Afonso Murad
“Se Deus não desse ao homem nenhuma outra capacidade senão a de amar, isto lhe bastaria para se salvar.” (Santo Frei Boaventura)
“Não pretendo, Senhor, penetrar a tua profundidade, porque de forma alguma a minha razão é comparável a ela; mas desejo entender de certo modo a tua verdade, que o meu coração crê e ama. Não busco, com efeito, entender para crer, mas creio para entender.” (Santo Anselmo)
“A Teologia da Libertação (TdL) lança suas raízes no solo experiencial e eclesial da percepção teologal da presença de Deus no pobre, no explorado e em sua luta pela libertação. Deus não se silencia totalmente na face machucada do pobre, mas manifesta-se operoso na ação fraterna de libertação.
Por isso, a TdL arranca sobretudo da vivência do povo oprimido, dominado, empobrecido, que toma consciência de sua situação de miséria e se organiza para realizar o projeto de Deus sobre a humanidade: viver em fraternidade, em justiça, em dignidade. E a TdL procura ver o sentido teologal, transcendente de todo esse processo.”

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2018/11/introducao-teologia-perfil-enfoques.html