China contemporânea

China contemporânea (Org.) Ricardo Musse

Resenhas - China contemporânea

Silas.Bandeira 09/09/2023

Uma obra curta e completa da ascensão chinesa contemporânea. Passa por economia, política, cultura e meio ambiente. De algumas das mentes mais competentes sobre a China contemporânea que temos no Brasil. O livro possui uma visão realista e bem positiva da ascensão do país asiático no cenário global, por isso mesmo senti falta de um contraponto, mas nada que tire a qualidade de uma obra tão completa sobre o Reino do Meio.

Murilove 26/12/2022

Livro que me foi apresentado pelo acaso em um sebo, que somente pelo nome dos escritores que participaram da elaboração dispensa comentários.

Muitos conceitos sobre a China apresentados eu desconhecia e pra mim é muito foda ver como um país de ?socialismo de mercado? como descrito pelo brabo Elias Jabbour vem crescendo e deixando explícito que o capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades onde ele colocar os seus tentáculos que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem (Kim João)

Recomendo muito a leitura super rápida e fluída.

Bruno 11/04/2022

Uma afronta à inteligência e ao pensamento crítico. Um grupo marxista sem contrapeso em uma longa verborragia que ignora a história recente e os defeitos óbvios de uma ditadura inimiga da verdade e da liberdade.
A China é um caso que deve ser estudado e merecer a atenção de todo o ocidente. O sucesso no campo econômico está amplamente associado ao capitalismo chinês e tentar atribuir qualquer louvor a Mao pelas conquistas pós Deng só serve em folhetim esquerdista.
Precisamos de estudos sérios e honestos sobre a China. Este não foi um deles.
Alê | @alexandrejjr 01/06/2022minha estante
Até porque o especialista realmente é você, não é mesmo, Bruno? Cada coisa que a gente tem que ler por aí...

Frederico Rocha 09/01/2022

"Eu falei a palavra 'China' hoje de manhã?"
Para entender melhor a palavra que todo o mundo está falando, resolvi começar por este livro com seis ensaios de proeminentes estudiosos brasileiros sobre o país asiático. Dois ensaios são excelentes (comparação EUA-China e sobre o panorama ambiental), dois são esclarecedores e descritivos, e outros dois são muito complexos, talvez adequados ao meio acadêmico acostumado aos termos. Em geral, um bom livro rápido para entender a trajetória da China e seus próximos desafios como futuro líder global, com seus acertos e contradições. Também indicado para presidentes que precisem entender mais sobre geopolítica.