O Serviço de Entregas Monstruosas

O Serviço de Entregas Monstruosas Jim Anotsu

Resenhas - O serviço de entregas monstruosas

Queria Estar Lendo 07/07/2021

Resenha: O Serviço de Entregas Monstruosas
O mais recente lançamento do autor Jim Anotsu, O Serviço de Entregas Montruosas, foi uma leitura maravilhosa. Publicado pela Editora Intrínseca - que cedeu este exemplar em cortesia - é um universo "e se" com monstros e criaturas mágicas pra lá de divertido e importante.

A história é narrada por Gustavo - e traduzida do mineirês pelo Jim Anotsu - sobre um incidente envolvendo uma entrega monstruosa que deu terrivelmente errado. Esse incidente acaba por colocar um dragão, de uma raça extinta, sob os cuidados do nosso protagonista, enquanto uma organização terrível e maléfica começa uma caçada para tentar roubar o bichinho.

O Serviço de Entregas Monstruosas constrói um universo novo com o conhecido e, com muito carisma, narra as aventuras e trapalhadas do protagonista, da sua irmã fada Strix, da bruxa Melina e do dragão temperamental chamado Pudim.

É um livro divertido, criativo e animado. Com bom humor, o autor, Jim - tradutor - digo, Gustavo, nos apresenta a uma Minas Gerais (e um mundo) onde monstros fazem parte do cotidiano. Bruxas fazem protestos em busca de melhores condições trabalhistas, faunos cuidam de zoológicos mágicos, fadas são traiçoeiras e pouco confiáveis, sacis, caiporas, lobisomens, mapiguaris e tudo mais que a gente considera fantasia são parte da realidade.

"A relação entre o Povo Mágico e os humanos ficava "complicada" de vez em quando, mas tinha sido assim desde o começo."

É um universo "e se" pra lá de interessante e rico. É brilhante como a imersão funciona bem; referências à cultura brasileira (os trocadilhos com o mineirês são um show à parte), à artistas e músicas e filmes e detalhes do dia a dia, se misturam à magia. É pra lá de engraçado e faz muito sentido para o que foi construído na história.

Gustavo é um protagonista cheio de personalidade e de energia. Sua relação com a fadinha Strix é bem aquela coisa de irmão e irmã brigando e discutindo por qualquer coisa - as notas de rodapé da Srix, aliás, hilárias, sempre num tom de sarcasmo/deboche para tudo que o Gustavo está narrando.

"Minas tem mania de Inconfidência. Não pode ver uma coisa junta que já quer liberdade ainda que tardia."

Os dois formam uma dupla imbatível quando não estão discutindo ou argumentando um contra o outro.

Além deles, a bruxa Melina - melhor amiga do Gustavo e rainha dos chás - adiciona mais um toque de carisma e de humor com suas aparições. Ela é o ponto centrado da história, enquanto Gustavo (tal como seu amigo dragão) é explosivo em suas decisões.

E o dragão!

Já deixei bem claro por aqui que, das criaturas fantásticas, os dragões são os melhores. E sigo nessa opinião. Pudim é, assim como o Gustavo, cheio de personalidade e opinião; e esquentadinho que só ele. Sua ligação com o garoto traz cenas ótimas pra história, de uma amizade que nasce de repente e se torna tão importante.

Toda a questão do porque Pudim está sendo caçado, e quem está atrás dele é, nem um pouco surpreendentemente, muito atual. Esse livro fala de maneira muito crítica e pontual sobre intolerância, sobre o terror de supremacistas e sobre a burrice daqueles que seguem ideais preconceituosos e opressores. É uma crítica ao fascismo, e uma crítica que cutuca e aponta o dedo como deve ser.

É uma história leve, mas com uma temática pra lá de importante. Discussões que (infelizmente) a gente ainda precisa ter. O livro pode se passar no passado, mas tudo o que ele fala poderia ser de tempos atuais, com pessoas que se acham superiores a outras pelo simples fato de acreditarem que são.

A edição da Intrínseca, com ilustrações de Felipe Nero Cunha, está primorosa. É um livro para encher os olhos, tanto pela história quanto pelos desenhos compondo a edição.

"Eis o problema de lutar contra idiotas: é impossível vencê-los, porque são muitos."

O Serviço de Entregas Monstruosas foi uma surpresa pra lá de querida nesse ano de leituras, e com certeza o tipo de livro que as pessoas precisam conhecer. Não só o público-alvo desse gênero, mas da minha idade e acima dela também. Uma história para aquecer o coração, te fazer rir e te fazer acreditar em monstros e magia num universo paralelo.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/07/resenha-o-servico-de-entregas.html
Livia Marinho 10/09/2021minha estante
É infantojuvenil?

rafinha! 10/01/2023minha estante
oi moça, acho q sim

none 18/09/2021

Fim? Nem pensar! Quero mais, seu Gustavo e dona fada Strix
Quem gosta de ler deve adorar esse livro. Você já se simpatiza pelos personagens logo na capa. Pudim, não vejo nome mais perfeito para este dragãozin da patagonia com coração mineirin (sim, senhor Jim, dragões tem coração apesar da explicação do livro). A fada Strix, co-autora, ajudante semi-alada, uma Sininho dos trópicos com simpatia e dedicação. Gustavo, amigo que todo leitor queria ter ou ser, gênio genioso teimoso, mas apesar disso um menino persistente e maluquinho. Sua simpatia irradia da capa à estória para nós. As belas ilustrações se aliam à prosa bem contada. Um causo de fadas? O autor arrisca-se em colocar os personagens fantásticos numa capital como Bello Horizonte, assim grafada, com seres humanos de diversas indoles. E quem le o livro tem a felicidade de viajar no tempo e espaço de um livro que ficou pequeno para a grandeza de sua história. É literatura, é magia e é a magia da realidade.
Gi oraculista 18/09/2021minha estante
Como faço para ler?precisa comprar?

Sophia 26/09/2021minha estante
O app não serve para ler os livros, mas sim para marcar e organizar suas leituras

Jujuba 04/01/2022

Surpresas mágicas
Esse livro é uma caixinha de supresas, você começa a ler e pensa "que história fofa e divertida", é empolgante, cheguei a pensar que lerei esse livro pros meus filhos um dia, por ser uma "aventura infantil".

E que belo tombo eu levei, fui atrás de ouro e achei diamante, não imaginava o tanto de reviravoltas esse livro teria e quantas reflexões, é tudo tão sutil e escancarado, com toque de humor e assuntos sérios, nossa que perfeição!

Os personagens todos são incríveis, amo o Gustavo (mesmo sendo teimoso), a Strix com seus comentários deixam o livro tão tão tão melhor, e acho bom começarem a confeccionar pelúcias do pudim pq eu necessito de uma urgentemente!!!

O livro é LINDO, de todas as maneiras que um livro pode ser lindo, a capa é perfeita, as ilustrações, o marca página, tudo tudo tudo perfeito. O jeito como as informações são passadas, em forma de sites, páginas de jornal, todo o desing do livro é perfeito, eu estou simplesmente apaixonada pela obra de arte que é esse livro!

Espero que façam uma continuação logo pq eu necessito de mais aventuras nesse universo maravilhoso de Minas Geraes.

juliaememo 19/12/2021

O Serviço de Entregas Monstruosas - Uma ambientação fantástica para um livro fantástico
Comecei este livro com bastante expectativa e ele conseguiu superar todas elas.
A ambientação é FANTÁSTICA (literalmente)! O Brasil mais antigamente com criaturas mágicas e humanos vivendo juntos.
Os protagonistas são super interessantes e divertidos e o autor (o Gustavo, porque o Jim só traduziu) trouxe várias piadas e referências para a história.
O plot então... nem se fala. Nunca imaginaria o que aconteceu aqui!

(Classificação indicativa: +8)

site: https://youtu.be/DZIyfXAg2aI

wikibibs 02/09/2021

Gustavo é um menino de 13 anos, cujos pai tem uma empresa de serviços de entregas. Por causa disso, um dia ele é designado a fazer uma entrega a um fauno. E é aí que sua vida vira uma loucura.
Num Brasil que usa a antiga norma da língua, um livro escrito em mineires conta a história de um mundo em que as criaturas mágicas vivem junto com os humanos.
Um livro infanto-juvenil que trata de assuntos importantíssimos, como a situação política atual, porém de forma lúdica, para que as crianças compreendam bem.
É cheio de referências aos anos 90 e começo dos 2000, o que super me contemplou hahahah
E não tem como não se apaixonar pelo menino Gustavo, a fadinha Strix, a bruxinha Melina e pelo dragão Pudim.
Esse livro te conquista tanto pela história quanto pelas lindíssimas ilustrações. Não tenham preconceito por ser infantil, é uma leitura muito gostosa.

tswiftbrams 07/01/2024

quero um dragão de estimação
incrível que esse livro foi finalista do prêmio jabuti e um absurdo não ter vencido. se eu, uma menina adolescente de quase 19 anos me apaixonei por essa história imagina uma criança que é o público alvo do livro??? pra mim esse livro é universal que todas as idades podem e devem ler porque todo mundo merece uma leitura leve e que nos deixe bem. eu amei absolutamente tudo, eu não tenho nada de negativo a dizer sobre ele, amei a história toda, os personagens e suas evoluções, a trama sobre os deltalistas e principalmente o pudim! agora eu quero um dragão de estimação imediatamente!
alvestruz_s 07/01/2024minha estante
me senti completamente influenciada pela sua resenha e adicionei na wishlist

tswiftbrams 07/01/2024minha estante
MDS AMG AMEI juro que não vai arrepender de ler ele

isabella 03/02/2022

primeiro gostaria de dizer q eu fiquei encantada q o livro se passa em BH. Apesar de ser um livro infantojuvenil eu amei, uma escrita bem gostosinha e uma história bem interessante, me prendeu muito rápido do começo ao fim do livro

biblio.livy 24/07/2022

fofo e monstruoso
Uma fada, uma bruxa, um menino de 13 anos e um dragão. Uma combinação perfeita para lutar contra os perigos secretos da cidade de Bello Horizonte.

Nós somos apresentados a um Brasil, que é praticamente os mesmo, com algumas diferenças, o mundo mágico existe e criaturas mágicas e monstruosas fazem parte do nosso cotidiano. Um livro que acompanha a vida de um menino em um momento em que ela começa a virar de cabeça para baixo.

É muito divertido ver como esse garoto, ao mesmo tempo que foge de ladrões, descobre um mistério e tenta esconder um dragão raro que virou seu melhor amigo, também tem que lidar com questões comuns do dia a dia de uma criança.

É sobre relações familiares, de amizade. É sobre crescimento e aprender a lidar com as mudanças e diferenças. É sobre saber que nem sempre teremos um final feliz ou um final que queremos. É sobre entender que as coisas não precisam ser fáceis de entender.

Um livro lindo, mágico, monstruoso e muito fofo. PAGUEM MELHOR AS BRUXAS!

Desafio da MLI (Labirinto dos Sonhos - Morador): Um livro de um autor não-branco.

mnk0 05/03/2022

melina supremacy
preguiça de fazer resenha
enfim eu demorei mais de um mês pra ler esse livro,e não me perguntem porque
esse livro é perfeito em termos de ambientação,dos personagens, da história, tudo é muito bem construído principalmente a ambientação,deu até vontade de visitar minas gerais (rsrs),o gustavo narra de uma forma tão leve,que você nem vê o tempo passar e as notas de rodapé da strix são a melhor parte.

Dutra 01/09/2021

Ótima aventura, comentários ainda melhores!
Uma aventura com dragões, bruxas, duendes e mágica por todos os lados em território nacional! O autor cria uma nova Bello Horizonte e nos transporta para lá!

A história em si já é muito boa, mas o que mais gostei foram os comentários de Strix, a fada, que se colocando no papel de editora, interage com o leitor o tempo todo!

Lobo 713 05/01/2023

O Serviço de Entregas Monstruosas é um livro que não entendia, deixa você focado e eletrizado na trama. A história acontece em um mundo totalmente mágica, com uma história cheia de reviravoltas. Nosso protagonista é um estudante que está de férias, trabalhando de entregador, até que ele acaba sendo assaltado, mas conseguindo fugir da tentativa ele acaba com a encomenda, com destinatário em coma, ele fica cuidando da encomenda até que o destinatário acorde, só que até isso acontecer, ele tem que investir o misterioso roubo, fugindo do ladrão que o assaltou, descobrindo uma organização secreta, e seu perigo, agora o destinatário acorda só que ele não entrega sua encomenda, porque ele é um criminoso ambiental...

Mari 02/04/2024

Divertido
Uma história ótima, divertida e com boa narrativa
Escutei o audiolivro, e é um formato que não costumo usar. Acredito que se tivesse lido a experiência teria sido bem melhor.

Cindy 26/07/2022

Um menino, uma bruxa, uma fada e um dragão.
Nunca achei que um livro de infantojuvenil fosse prender minha atenção, mas esse livro é muito rápido e gostoso de ler. Tinha coisas que eu já sabia que iam acontecer mas a parte da Heide, irmã de Gustavo, me deixou surpreso! Não tinha passado pela minha cabeça e agora analisando o comportamento dela, fico besta de não ter percebido.
Peguei todas as críticas e referências ao mundo real. Foi um livro muito bem escrito e pensado.

Math Bessa 28/05/2022

O livro é muito legal.?
O livro começa muito bem e explica bem a base da história. Depois o livro vai descrevendo bem os personagens. O final é interessante, ele te deixa curioso.

Madu 15/12/2021

O autor criou um universo maravilhoso, foi uma leitura exatamente gostosa, amei todos os detalhes do livro, que aliás é muito bonito esteticamente.