O Senhor da Guerra

O Senhor da Guerra Bernard Cornwell

Resenhas - O Senhor da Guerra

Leila 03/11/2023

As Crônicas Saxônicas, escrita por Bernard Cornwell, é uma obra magistral que nos transporta para a Idade Média, mergulhando o leitor em um mundo de intriga política, batalhas épicas e personagens memoráveis. Composta por 13 volumes, a série conquistou uma base de fãs dedicada e apaixonada, e posso dizer que também fui fisgada por sua narrativa envolvente.

A trama da série segue a vida de Uhtred de Bebbanburg, um nobre saxão que é capturado pelos vikings ainda na infância e criado entre eles. Essa dualidade de identidade, entre seu sangue saxão e sua lealdade nórdica, cria um conflito central fascinante para o personagem e uma base sólida para a narrativa. Acompanhar Uhtred ao longo de sua jornada ao longo dos 13 livros é uma experiência enriquecedora, pois testemunhamos seu crescimento, suas batalhas e suas relações complexas com outros personagens.

O autor, Bernard Cornwell, é conhecido por sua pesquisa meticulosa e sua capacidade de criar um ambiente histórico autêntico (ou quase, rs). A série é rica em detalhes sobre a época, desde a política dos pequenos reinos saxões até as invasões viking, a ascensão de Alfredo, o Grande, seu sonho de união desses reinos e culminando na concretização desse através de seu neto, o rei AEthelstan. Cornwell consegue nos transportar para a Idade Média de forma cativante, tornando o leitor parte desse mundo brutal e cheio de desafios.

Um dos pontos fortes da série é a sua representação das batalhas e dos combates medievais. A escrita de Cornwell é habilmente construída, transmitindo a tensão e o caos das batalhas de forma vívida. A estratégia, as táticas e os confrontos individuais são descritos com precisão, criando cenas de ação incrivelmente emocionantes que mantêm o leitor ansioso por mais.

Além disso, os personagens secundários são tão cativantes quanto Uhtred. Cada um deles é bem desenvolvido, e suas motivações e personalidades adicionam camadas à trama, tornando-a rica e complexa. As relações e as alianças que Uhtred forma ao longo da série são um dos aspectos mais gratificantes, pois vemos como ele conquista a lealdade daqueles ao seu redor.

No entanto, como toda série extensa, As Crônicas Saxônicas têm momentos mais lentos e partes que podem parecer menos empolgantes. No entanto, esses momentos de calmaria servem para construir o mundo e os personagens, tornando as reviravoltas e as batalhas ainda mais impactantes.

Eu só digo uma coisa, JÀ estou com SAUDADES de Uhtred. Bernard Cornwell conseguiu criar um personagem tão complexo e carismático que os leitores desenvolvem um vínculo emocional forte com ele.

Enfim, As Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell é uma série que oferece uma jornada épica e emocionante, com personagens memoráveis, detalhes históricos muito legais e interessantes e batalhas emocionantes, a série é uma experiência de leitura enriquecedora que cativará os fãs de ficção histórica. Mais que recomendado!

Cesar Garcia 07/09/2023

O fim da história
A história de Uthred é incrível e emocionante e constrói um dos personagens mais carismáticos que eu já tive o prazer de ler.
Nessa última aventura vemos a batalha decisiva pela criação da Inglaterra e nós despedimos desses personagens incríveis.
Um saga maravilhosa.

Luthien19 16/08/2023

Adeus Uhtred.... Tantos anos juntos.... Sinto que uma parte da minha vida vai ficar sempre em branco sem sua presença.... Foi uma longa jornada, né? Agradeço por me deixar estar presente nela.... Adeus amigo.... Nos vemos no Valhalla...

JoAo 05/08/2023

O SENHOR DA GUERRA
Devo dizer estou feliz e triste ao mesmo tempo, feliz por que terminei a saga Uhtred porém triste pois foi incrível toda a criação desse universo maravilhoso.
O senhor da guerra na minha opinião é o mais perfeito de todos, uma finalização perfeita da saga de Uhtred na Anglanterra sksksksksksk gostei muito tbm o cuidado que Bernard cornwell teve em fechar não só o ciclo da história dos principais mas tbm de outros personagens muitos queridos e importantes nos livros.
Bom só tenho a agradecer por esses livros foi incrível a leitura e super recomendo.
E por fim repito o que um senhor da guerra da Anglanterra sempre diz
WYRD BIÕ FUL ÃRÆD
(O DESTINO É INEXORÁVEL)
Rodrigo 05/08/2023minha estante
Muito bom quando uma coleção chega ao fim com chave de ouro, ainda mais escrita pelo mestre da ficção histórica ?

JoAo 05/08/2023minha estante
Justamente esse final foi incrível, Bernard cornwell se tornou sem dúvidas um dos meus autores favoritos.

Rodrigo 05/08/2023minha estante
Caso ainda não conheça, recomendo a trilogia Busca do Graal. Também muito top...

JoAo 06/08/2023minha estante
Não conheço, vou dar uma procurada aqui sobre muito obrigado aceito indicação de livros ksksksks

João 31/07/2023

Um fim digno
A história que vinha se arrastando já há 13 livros, com altos e baixos, acaba tendo um fim muito bom. Este talvez seja o segundo melhor livro da saga, perdendo apenas para o primeiro.

Evaldo29 14/06/2023

O escudo saxão
Enfim, terminei as crônicas saxônicas e sinceramente e uma baita história, não tem um livro dos treze da saga, que fique abaixo do esperado, as cenas das batalhas são impressionantes, muito épicas, gostei demais e super recomendo ???

Steinbach 28/05/2023

O desfecho da história de Uhtred foi impecável!
Não lembro de ter lido os livros da saga com tanto prazer desde o 6 livro.

Após ajudar Æthelstan reivindicar os tronos de Wessex, Mércia e Anglia oriental, Uhtred teme o futuro da Nortumbria, o último reino da Britânia que não foi derrotado pelos cristãos.
Inseguro da promessa do rei de não atacar Bebbanburg enquanto viver, Uhtred recebe propostas de aliança dos reinos vizinhos, o que mais uma vez o leva a temida parede de escudos, a que finalmente vai decidir o destino da Nortumbria, realizando o sonho do Rei Alfredo de um único Reino, unido pelos 4 reinos que falam a mesma língua, e cultuando um único Deus, a Anglaterra.

Myhh 09/05/2023

Um desfecho memorável
16 anos após a publicação do primeiro vol. da saga, Crônicas Saxônicas finalmente chega ao fim. Para quem leu todos os volumes até aqui, "O Senhor da Guerra" é uma despedida e tanto. Um desfecho digno da importância histórica dos eventos que marcaram a criação da Inglaterra e também da criatividade e talento de Bernard Cornwell para recriar a atmosfera da época. O protagonista, Uhtred de Bebbanburg, personagem criado pelo autor para conduzir toda a trama, personifica a imagem do grande guerreiro e do cavaleiro medieval. Possuidor de uma personalidade marcante e sedutora, era implacável com seus inimigos, fiel a seus companheiros e, acima de tudo, honrado nas suas palavras. Bernard foi extremamente feliz ao criar um personagem fascinante e inseri-lo, de forma marcante, na história da formação da nação que viria a se tornar, por um tempo, o maior Império, em extensão de terras descontínuas, do m8undo - uma terra de reis e rainhas poderosos e também de meu querido Tolkien.
Uhtred representou, com sua determinação e perseverança, o espírito de uma época distante - uma época em que lutar não era uma opção, mas uma necessidade. Um homem que fez as pazes com seu passado e deixou um legado para seus descendentes. Como ele mesmo gostava de dizer, Wyrd bið ful ãræd, "o destino é inexorável".

Ed.Costa 30/04/2023

?O destino é inexorável.?
Último livro da série. Enfim, depois de dois anos protelando a leitura, para não ter que dizer adeus a Ultred de Bebbanburg, cheguei ao final de sua saga que me acompanha desde a adolescência.

Nessa última batalha, vemos um Ultred já Velho, que se vê novamente no campo de batalha, lutando ao lado do rei Athelstan, para realizar o sonho de seu avô, Alfredo, de ter uma Anglaterra unificada.

Sendo assim, ao lado de seus fiéis guerreiros, Finnan e Sitric, Ultred parte para a grande batalha, travada contra a união de vários reis, entre eles: Constantino da Escócia e Olaf Guthfrithson, da Irlanda. Essa batalha, conhecida como Batalha de Brunanburh, ocorrida no ano de 937 d.c., é umas das mais sangrentas da história, dando início à unificação da Inglaterra.

Ultred ainda tem que lidar com a possibilidade de perder Bebbanburg, que tanto lutou para resgatar. Agora, precisa fazer de tudo para mantê-la, até mesmo ceder aos caprichos do rei Athelstan.

As cenas da Batalha de Brunanburh são tão bem descritas, que temos a impressão de estarmos no campo de batalha. Mas uma vez, Bernard Cornwell não decepcionou!

Enfim, está na hora do grande guerreiro Ultred de Bebbanburg aposentar bafo de serpente e curtir sua velhice ao lado de Benedetta e de seu filho Ultred, neto de Ultred.

Aos fãs de Ultred, nos resta reler e reencontrar os grandes personagens dessa saga maravilhosa, que foram apresentados em narrativas fabulosas ao longo de treze livros.

?Wird bid ful araed. O destino é inexorável.?

Alexandre 08/04/2023

Valeu cada Volume!
Fechamento digno da saga de Uhtred, filho de Uhtred, valeu a espera pelos volumes e agora é absorver e refletir por toda a saga para em um futuro não muito distante começar uma nova saga de Bernard Cornwell, um mago em contos históricos!

Zimmerer 21/03/2023

É o fim
Preciso dizer que achei o final um tanto anti climático... O Uhtred continua fantástico, os personagens são incriveis e teve momentos emocionantes, mas na minha cabeça esse final realmente seria mais épico.
De qualquer forma, foi maravilhoso acompanhar a saga de Uhtred e já fico com um pouco de saudade.

Sarah 20/02/2023

O fim de um saga
Obrigada Uhtred de Bebbanburg!
[...]Eu era um senhor da guerra, o senhor da guerra de Bebbanburg, senhor da guerra da Britânia, e Aldwyn viu glória e poder, sem saber do medo que azedava o meu estômago, zombava de mim e tornava a minha voz ríspida. (O senhor da guerra, p. 330)

Peter.Molina 25/01/2023

O glorioso final
Finalmente lido o 13° e último livro das Crônicas Saxonicas. Este aqui vai descrever uma grande e sangrenta batalha que foi decisiva para a formação da Inglaterra. Além disso, vai esmiuçar todas as tramas políticas que culminaram nesse banho de sangue apoteótico. Como sempre, o livro é recheado de parede de escudos e de lutas sanguinárias, mas toda a ação acaba ficando pro final mesmo. Vale como entretenimento e para conhecer esse lado pouco conhecido da unificação dos reinos britânicos.