Susan não quer saber do amor

Susan não quer saber do amor Sarah Haywood

Resenhas - Susan Não Quer Saber do Amor

Lais 22/06/2021

Achei uma delicinha de ler
Vendo as notas do pessoal para esse livro fiquei meio encucada massss eu gostei muito. Eu nunca tinha visto uma protagonista como a Susan e eu achei bem divertido ver como a mente dela funciona, você pode até achar que ela é chata mas muitas vezes ela está coberta de razão hahaha. Ele não é um livro com grandes acontecimentos mas é tão gostosinho de ler. Primeira vez que eu leio um livro com uma protagonista de meia idade (45 anos) então foi uma nova perspectiva para mim, principalmente uma mulher grávida nessa idade. Foi diferente dos outros que já li.

Peter 23/06/2021

Muito bom!!
Não tenho palavras para dizer mas esse livro me surpreendeu bastante.
Eu já gostei logo de começo com a trama principal e fui me apaixonando pela trama secundária e por fim estou extremamente feliz com seu final.
Alguns pontos da Susan conversaram com meu modo de ver o mundo, então cada passagem foi como se estivesse me mostrando uma versão.
Adoro como esse livro aborda diferentes aspectos de personalidade.
Um livro ótimo para ficar com o coração quentinho ?

scwry 04/07/2023

Não vejo Susan não quer saber do amor como um livro de romance, então, não vá achando que vai encontrar um romance meloso por que o título tá aberto a interpretações de que ela não quer saber do amor e na verdade encontra um e durante o livro acompanhamos o casal, não é bem assim.
Susan é uma mulher de 45 anos que tem um emprego estável em Londres. Em um dia, ela recebe uma ligação do seu irmão avisando que sua mãe tinha falecido, foi quando a vida rotineira de Susan começou a virar de cabeça pra baixo. Ao receber o testamento da mãe, ela deixou para seu filho Edward o usufruto da casa e quando o mesmo quisesse sair da casa seria vendida e dividida igualmente entre os irmãos.
Edward e Susan não tem uma relação muito amigável, já que na visão de Susan, ele é um drogado que se aproveitou da condição da mãe para não ter que trabalhar e receber aquele dinheiro da mãe, enquanto Edward já vê Susan como uma mulher bem de vida, arrogante e ambiciosa, levando os dois a brigar ainda mais pelos bens da mãe.
Entre esses acontecimentos, Susan descobre que está grávida e que ainda terá que lidar com a gravidez eminente. No decorrer do livro, conhecemos alguns personagens marcantes, como a Tia Sylvia, a vizinha Kate e o Rob, amigo de Edward, que interpretam papéis importantes durante o livro.
Gostei muito mesmo da evolução de Susan, no começo temos uma mulher sistemática, arrogante e até desagradável, eu mesma estava sem paciência com ela no começo do livro, mas isso foi mudando conforme a personagem foi mudando e digo até amadurecendo. Não gostei muito do final porque senti que foi um pouco corrido e o romance podia ter mais algumas cenas fofas (cara sou melosa)

Luiza Helena (@balaiodebabados) 25/06/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Susan Não Quer Saber do Amor foi o livro do intrínsecos de junho. Ele mal chegou por aqui e parti para a leitura.

Susan é bastante pragmática, controladora, mandona e está acostumada a ter tudo do seu jeito. De repente, ela se vê grávida aos 45 anos, a mãe falece e deixa a casa para o seu irmão inútil. E com esse turbilhão de mudanças em sua vida, ela vai perceber que há coisas que estão fora do nosso alcance.

Susan Mary Green tinha tudo para ser uma protagonista que me faria passar raiva. Chata, prepotente, ranzinza e sempre se achando dona da verdade, a real é que eu me diverti horrores com a personalidade da protagonista. Algumas de suas declarações beiravam o absurdo e isso fazia com que fosse mais hilária.

Ao longo da história vamos conhecendo melhor Susan e vendo sua transformação.Com certeza o relacionamento com sua família foi o maior influenciador do modo que vive e na sua personalidade. Uma baita revelação na reta final é a cereja do bolo e a peça-chave que explica muita coisa. Um ponto que destaco é o fato que, mesmo sendo do jeito que é, Susan não joga suas frustrações e nem desconta sua raiva nas pessoas ao seu redor. Até porque quanto menos contato com pessoas, pra ela melhor.

Os personagens secundários são bem divertidos e bem trabalhados. Bem todos são divertidos, exceto o inútil do Edward, irmão dela. Tamanho marmanjo daquele e com uma personalidade de criança de cinco anos (não é muito diferente de vários homens que encontramos por aí). Certo que, no momento que importava, ele fez o mínimo que foi ajudar Susan, mas ainda assim esse sim foi um personagem que concentrei todo meu ódio e ranço.

Quanto aos outros, eu adorei a tia Sylvie e sua personalidade de rica pomposa e um tanto avoada. Kate (vizinha de Susan) é aquela amizade feminina que a mulher precisava na vida e não sabia. Até Rob (amigo de Rob), um cara que consegue ver a Susan que se esconde por baixo de alguns espinhos.

Porém, pra mim o auge era a relação quase negocial entre Susan e seu ex-amante de longa data (mais precisamente doze anos de encontros casuais e sem muito compromisso) pai do seu bebê, Richard. Eles conversando sobre o futuro da criança era quase uma transação negocial de tão fria e direta que chega a ser engraçado.

Você pode até começar o livro odiando Susan, mas aos poucos seu jeito ranzinza e chato vai te conquistando, assim como ela conquistou algumas pessoas ao seu redor. Certo que uma certa situação na reta final pareceu um tanto apresssada, mas eu achei tão Susan que nem me importei.

Susan tem uma coleção de cactos (inclusive o título original é The Cactus). De certo que essa coleção não tem muito foco na história, mas sabendo o que sei sobre cacto, eu entendi a ligação com a personagem e o motivo que ela gosta tanto dessa planta. Inclusive, depois de ler a história, o título em português faz bastante sentido.

O livro já teve seus direitos de adaptação comprados pela produtora da Reese Witherspoon (inclusive o livro já foi de leitura de seu clube) junto com a Netflix.

site: https://www.instagram.com/p/CQhGqk5NHon/

iarakessia 04/08/2021

nunca é tarde para mudar
Susan Green é uma mulher racional e independente. Após perder a mãe, ela decide contestar o testamento deixado pela mesma. Nessa trajetória, tudo muda na vida organizada e milimetricamente calculada de Susan, que vai descobrir pequenas alegrias onde menos esperava. Não precisamos seguir firme e retamente um só caminho. podemos descobrir e redescobrir novos caminhos.

Emylly.Christino 30/10/2023

Minha experiência
Todo mundo nesse livro é meio sem noção, tem sei lá 2 pessoas que se salvam, eu tava com o livro e acompanhando pelo audible, se não fosse isso provavelmente teria abandonado, a melhor parte é as 100 últimas páginas. Mas não gostei tanto, e é sobre isso, acontece..

Andy.Sena 05/02/2022

Uma das coisas que mais gosto numa LC é o apoio para continuar num livro que aparentemente é chato demais. Se não fosse a companhia das meninas da LC Clube da Reese, certeza que esse seria o primeiro abandonado de 2022. Mas insistir e até que ele não se saiu tão ruim assim. O início é insuportável, a protagonista não ajuda muito. Esse foi o primeiro livro que peguei ranço da protagonista desde a primeira linha. Na verdade, são poucos personagens que se salvam nesse livro, é um combo altíssimo de chatice, mas a partir do capítulo 10 quando você meio que descobre o tal segredo, as coisas vão meio que se encaixando. Mas, ainda não é algo rápido, isso só se desenrolar lá para o final mesmo do livro, até lá, aconselho uma dose de suco de maracujá para continuar aguentando a chatice. Brincadeiras a parte, a história só engrena mesmo quase no fim do livro e é somente ali que você passa a enxergar a Susan com outros olhos, passa a entender certas particularidades da personagem. O romance aqui é muito sutil e gira mais na questão dos laços familiares. Ah, o título do livro totalmente sem noção, ainda prefiro o título em inglês: Cactus, teria sido bem melhor e coerente.
Evelyn Marinho 07/02/2022minha estante
Acabei o livro agora e tbm estou estou na Lc da Reese. Eu insisti e achei que o final valeu a pena, deixou um quentinho no coração. Mas podia ter trabalhado mais esse drama no decorrer do livro né? Mas valeu a experiência

Glê - @estantedagle 28/06/2021

Surpreendente!
Susan é de longe uma das personagens que mais me surpreendeu em 2021!!!

Não foi nem de longe uma personagem que tive algum apreço ou simpatizei com ela desde o início. Ela possui uma personalidade forte e extremamente diferente da maioria dos personagens que conhecemos nos livros.
Considerando seu jeito de ser, demorei para me apegar um pouco a sua história, mas assim que comecei a entende-la melhor não consegui deixar de consumir o livro rapidamente.

O desenvolvimento de Susan é incrível, assim como seu ponto de vista a episódios que acontecem em sua própria vida. Temas como maternidade e amor são abordados de forma incrivelmente natural (apesar dos ocorridos).

Me peguei às lágrimas no final do livro e deixo aqui minhas cinco estrelas juntamente com a minha recomendação de leitura.

Só posso dizer que comecei a leitura sem expectativas e finalizei totalmente feliz por ter realizado!

Julia Barrow 29/12/2023

Protagonista bastante singular ?
Eu diria que esse é um livro "normal". A protagonista sem dúvidas é uma personagem única, mas, de resto, não há nada que nos faça marcar o livro na memória. De modo geral, digo que gostei da leitura e que recomendo, sim, se você gosta de uma leitura mais lenta, com bastante desenvolvimento e afins.
A única coisa que me incomodou foi o final. Até então, a autora desenvolvia tudo nos mínimos detalhes. Faltando cinquenta páginas pro livro acabar, tudo deu certo e se resolveu de repente. Não fosse por isso minha nota teria sido bem mais alta. (Sei que pareço critica, mas escrevo essas resenhas de um jeitinho que me faça lembrar da história quando eu reler a resenha hahahahaha)
Mas enfim, não me entendam mal: o livro é muito bom. Como mencionei, a protagonista é bastante singular, e a sua evolução faz a história valer totalmente a pena. Se gosta do gênero, vai com tudo!

Marina 28/06/2021

O tipo de alienação que precisamos sempre
Não sou assinante do clube da intrínseco, eventualmente eles enviam um e-mail informando sobre o livro do mês seguinte e eu acabo investigando para saber mais sobre. Nesses 6 meses de 2021 eu peguei 3 livros do clube e me sinto verdadeiramente feliz por ter os adquirido.
Entre eles o mais recente *Susan não quer saber do amor* o tipo de comédia com discursões importantes, sobre família, dependência química, maternidade, identidade e liberdade feminina... Amor.
Muitos podem dizer que o livro não se aprofunda muito nessas questões, eu digo e repito um livro não precisa trazer o peso da edificação nas costas, ele é incrível por apenas te tocar e te fazer refletir de alguma forma.
É um livro de estreia que na minha visão de quem não é sábia de nada kkkk, foi bem escrito e muito bem construído, óbvio que no inicio eu achei a protagonista um pé no saco, mas depois você passa a entender o ponto de vista dela sobre a vida e sobre os acontecimentos que se desenrolaram, somando a uma narrativa cômica e nada dramática.
Fico feliz que finalizei os primeiros seis meses do ano com esse livro, foram trinta e duas narrativas até agora, ficcionais e não ficcionais e tirei proveito de cada uma delas. Ler não precisa ser um exercício obrigatório ou cheios de metas, você só precisa começa e se permitir viajar, discutir ou apenas se alienar (se for de forma positiva óbvio).

Clarissa 14/08/2023

Susan não quer saber do amor?
O título brasileiro do livro é terrível. Ele passa a sensação de se tratar de uma comédia romântica e está muito longe disso.
O livro acompanha os nove meses de gestação de Susan, uma mulher insuportável que vive em Londres. Após descobrir a morte da mãe e o desenvolvimento da gravidez, uma série de eventos transformam a vida e a essência da personagem.
A escrita foi bastante fluida, porém, Susan não tem carisma. Não existe nada na protagonista que me fez ?torcer? ou sentir ?raiva?. Eu simplesmente segui a leitura, por um bom tempo, sem me importar com o que acontece com ela e ou os personagens ao seu redor. Os demais personagens são tão irritantes quanto ela. Estruturalmente achei os acontecimentos mal conectados, em certa medida, alguns personagens sobram e se fossem retirados da história não fariam falta. Do meio para o fim, quando temos mais informações sobre Susan e sua vida, e a medida em que ela vai ?mudando?, começamos a entender o porque de suas ações, porém, a total falta de humanidade a que nos foi apresentada na maior parte da história me fez questionar sua transformação, achei pouco verossímil.
A lição que fica é, colocar os personagens a frente de inúmeras desgraças não vai fazer com que o leitor tenha empatia por ele, não o fará carismático. Somos feitos de defeitos e qualidades. Susan não tem uma qualidade se quer, pois, até suas qualidades se tornam defeitos pela forma que ela lida com eles no trato a si mesma e aos outros a seu redor.
O livro me foi muito previsível, consegui prevê os acontecimentos com muita antecedência e isso me incomodou muito.
No geral, achei que o livro perdeu a oportunidade de trazer uma personagem mais tridimensional em meio ao momento da
gestação.

Roberta Araújo 28/06/2021

No início a personagem principal não me cativou muito, fiquei com um pé atrás achando que não gostaria dela, mas no decorrer da narrativa fui simpatizando e me apegando a ela e suas racionalidades. Terminei o livro empolgada e feliz com o rumo que tomou.

Charlotte5 15/10/2022

Resenha
Gente, eu comecei esse livro achando que era somente um romance bestinha, sem rumo e me surpreendi com o quão bem pensado e estruturado a história é
Não vou negar que pensei em desistir várias vezes, mas acabei me apegando e vendo o desenvolvimento de Susan e meu deus, ainda bem que não desisti
Se tornou um dos favs

Luciane 15/09/2021

Susan não quer saber do amor
Por vezes achei a leitura chatinha, a Susan uma pessoa odiosa e a história meio sem graça, mas a medida que a leitura avança, fui entender porque ela agia como uma insensível. O livro valeu pelo final, singelo e delicado, que nos faz crer que todos mudam e podem melhorar com algum acontecimento que não estava planejado.