Susan não quer saber do amor

Susan não quer saber do amor Sarah Haywood

Resenhas - Susan Não Quer Saber do Amor

Lu 07/11/2021

Uma grata surpresa
Existem livros que parecem capturar o leitor desde as primeiras páginas, tal é a habilidade do autor. É assim, por exemplo, com "O Clube das Quintas-feiras", graças à charmosa narrativa do Richard Osman; "Os pilares da terra", de Ken Follett e seu hipnótico prólogo e o que dizer da impagável lista de pretendentes da Eilleen em "A troca"?

Não foi esse o caso desse livro, porém. Na verdade, eu cheguei a cogitar abandoná-lo mais ou menos lá pela página 30. Decidi não me precipitar e passar "Sangue Dourado" na frente. Foi uma decisão acertada, porque, depois da intensidade dramática do livro da Namina Forna, a história da Susan não parecia tão pesada, como as primeiras páginas anunciavam.

A narrativa da Sarah Haywood é agradável, mas não foi um livro que me deu vontade de ler vários capítulos por vez, principalmente por causa da Susan. Ela é o grande trunfo, mas também um problema na história. Se por um lado, é admirável que a Sarah tenha escolhido uma protagonista mais velha e com o tipo de temperamento que normalmente é usado em personagens secundárias em chhicklits como esse, por outro, não existe outro termo: Susan é antipática. É descortês com os outros personagens, e isso incomoda, ainda que a autora tenha dado um contexto para explicar essa personalidade.

Mesmo não gostando da personagem, eu gostei bastante de acompanhar as mudanças que essa "quebra nos planos" da Susan produz. As interações da Susan com Kate e Rob são as melhores partes da história e a maneira como eles vão amenizando o temperamento da Susan aos poucos. Eu acho que é um livro que fala muito mais sobre amizade, do que sobre amor. Porque o romance em si fica em segundo plano. Cheguei a pensar que nem teria, apesar do que a capa do livro anuncia.

No todo, achei o livro bem legal, com uma história diferente e bastante emocionante. Eu não o achei engraçado, mesmo no no auge das esquisitices da Susan. Mas é um livro que distrai, apesar do começo um tanto árido. A nota de 4 estrelas me parece justa.

Recomendo!

Emanoela 05/06/2021

Não sei
Um livro bom mas muuuito arrastado, pode ter sido só comigo, mas a história não me prendeu tanto assim ?

Gabriele 11/06/2022

Simplesmente encantada com o desenvolvimento da personagem
Gente, eu comecei o livro odiando a Susan mas, aos pouquinhos ela foi me cativando , foi mostrando que aquela moça durona era só fachada e, que dentro dela tinha um coração apenas carregado de algumas mágoas.
Sim, ela tem uma visão um pouco pessimista e egocêntrica de tudo, porém é possível perceber como a gestação dela e o falecimento de sua mãe foram a moldando para ser uma pessoa um pouco mais flexível.
Esse livro contém muitos ensinamentos e reflexões para como enxergamos o mundo, além de ser uma leitura muito gostosinha e fluída.
Larissa.Rolim 11/06/2022minha estante
Eu comecei a ler, mas parei porque não estava curtindo a Susan. Mas gostei da sua resenha, em breve vou retomar a leitura.

Sara277 05/05/2023

Eu odiei. Pode ser só eu, mas eu achei a protagonista EXTREMAMENTE chata. Eu li na obrigação mesmo.

Kellynha 04/07/2021

Super recomendo
Nossa que livro é esse, sobre família, sobre viver e como não temos controle sobre tudo, o que irá acontecer no decorrer da vida.
Susan achava que tinha controle sobre tudo, até descobrir que não, e tudo bem, pois a vida é assim surpreendente, nem sempre é tudo como queremos ou programamos.
Livraço super recomendo.

Liverei 04/06/2021

The Cactus
Primeiramente gostaria de dizer que esse título em português ficou ridículo, tirou a essência da história e colocou como se fosse uma história bobinha, mas enfim...

Susan Green é uma mulher totalmente independe e regrada, mas não estava esperando por nada disso. Sua mãe acabou de falecer e seu irmão, Edward, começa uma guerra por conta do testamento que a falecida deixou. E uma coisa ainda pior aconteceu: Susan está grávida. Aos 45 anos. Todo o controle foi por água baixo.

Eu gostei muito da história e de toda a evolução que a Susan passa. Claro que o final parece o típico conto de fadas em que tudo se resolve em um estalar de dedos, mas fora isso a conclusão da história é muito boa.
Susan passa por vários problemas que nem ousaria imaginar alguns meses antes e é tratado no livro de forma bem direta e sem muito chororô. Gostei muito da forma como é tratada a maternidade, não como uma dádiva divina e sim com a seriedade que deveria ser sempre abordada. Recomendo a leitura :)
Carolina165 05/06/2021minha estante
Concordo plenamente com o que vc disse sobre o título, faz a história parecer bem bobinha. Não acredito que colocaram esse título... :-(

Diego 05/06/2021minha estante
Acabei de fazer a resenha. E vejo que não fui o único em concordar sobre o título do livro.

Maria.Fernanda 01/06/2021

me surpreendeu
Se você, assim como eu, não é muito fã de estórias de amor, aqueles clichês com uma receita de bolo comum entre todos eles, e não se sente impelido a ler o livro, respire fundo e apenas comece. Embora não fuja muito desta receita de bolo, a narrativa é gostosa, às vezes cômica e tem uma aspecto psicológico que é, no fim, justificado. Além disso, a leitura é fluida e serve como um bom entretenimento de fim de semana.

Marina 15/06/2021

Uma protagonista complicada
Tenho que dizer que dessa vez o título original do livro talvez faça mais jus a história "The Cactus" é a metáfora perfeita para representar Susan, que criou camadas e espinhos para sobreviver à aridez da própria vida. Uma personagem complicada que custa a desabrochar, mas que acaba nos deixando ver quem ela pode ser nas brechas que escapam do seu controle absoluto.

Não sei se eu acreditei na parte romântica do livro, me pareceu um pouco improvável que o cara que se apaixona por Susan de fato se afeiçoe a ela, especialmente da maneira como as conversas deles acontecem. A presença dele no livro como um todo é um tanto estranha. E parte de mim ainda acha que talvez ler sobre Richard tendo um relacionamento com Susan tivesse sido mais interessante.

Uma leitura diferente, mas não achei a história muito envolvente, nem Susan uma protagonista memorável.

Ana Claudia 26/12/2021

Susan tem 45 anos e uma vida toda planejada onde ela não faz nada que não esteja programado com antecedência. Solteira, ela tem vida estruturada, um ótimo emprego e morando na melhor área de Londres.

Só que sua vida vira de cabeça para baixo quando recebe a notícia da morte de sua mãe e descobre que está grávida. Sim, Susan é solteira mas mantém uma relação, sem envolvimento emocional, com Richard há mais de 10 anos, onde no acordo firmado só se encontram uma vez por semana e falam pelo telefone aos domingos.

Após receber a notícia da morte de sua mãe, Susan vai ao encontro de seu irmão para tratar dos trâmites do enterro, funeral e testamento e, a partir daí, segredos de família guardados há décadas vão sendo revelados e lembranças de uma relação difícil com seu irmão virão a tona.

Um leitura super gostosa, fluida e envolvente. O leitor não sente as páginas virando quando a autora nos traz discussões tão pertinentes e temas como relações familiares, amor, companheirismo além de nos mostrar que tudo bem quando a vida sai dos trilhos porque no final tudo toma seu lugar e espaço e a vida volta ao normal. A construção da personagem de Susan é brilhante e como é lindo e emocionante ver seu crescimento enquanto ser humano. Terminei esse livro arrepiada e com os olhos marejados

Rodolfo 12/09/2021

Susan sempre teve a vida organizada, planejada e sempre nos trilhos para evitar surpresas desagradáveis.
Quando sua mãe morre e deixa a casa como usufruto para seu irmão mais novo, ela decide iniciar uma briga judicial para provar que a mãe não tinha condições de fazer um testamento; ainda mais no momento em que Susan descobre que está grávida e vai precisar do dinheiro da casa.
Confesso que comecei a história com um pouco de raiva da Susan, pela jeito sempre frio e fechado dela, porém conforme a história avança, vamos descobrindo mais sobre o passado dela e entendendo o porquê das atitudes dela.
Porém é a revelação de um grande segredo junto com a maternidade que leva a personagem à sua maior transformação e se permitir a viver o inesperado.

Emilyn moretwopages 08/06/2021

A capa não faz jus a história
O começo da minha leitura foi bem lento e arrastado, não conseguia me apegar a protagonista e principalmente estava odiando toda a trama, com o passar das páginas fui entendemos mais a Susan e compadecendo com ela, acabei vivendo cada sentimento dela e entrei muito na história. O final foi incrível e acho que este livro não deveria ter esta capa, não é um livro sobre o amor entre Susan e outro homem, mas dela consigo mesma e a importância disto, de se entender e se amar. Enfim, recomendo MUITO! Tenham paciência que no final tudo se encaixa

Lua 13/06/2021

Resenha da Lua
Confesso que o início foi meio parado, e por não entender a personagem ainda, foi difícil me conectar. Mas quando finalmente comecei a entender ela e o que tava acontecendo e podia acontecer, a leitura se tornou viciante!!
E o mais legal é que você só vai entender mais a fundo todos is personagens se ler até o final.
E o grande mistério eu já suspeitava, acho que sou ótima em palpite ou consegui pegar as dicas kkkkk
Você vai se surpreender com essa leitura, eu super recomendo!!

Raiane Santos 20/06/2021

Susan é uma mulher de 45 anos totalmente independente, pragmática e extremamente organizada em tudo na vida. Porém, após à morte de sua mãe e a descoberta de uma gravidez não planejada, Susan se vê numa reviravolta e perda total de controle de várias situações de sua rotina.
É envolvente, e tem um plot nas últimas páginas que deixa o leitor de queixo caído!

Joana 13/07/2021

Sem sombra de dúvidas o ponto alto da história é o final (as últimas 100 páginas)
Mas o livro como um todo é muito leve e bom de ler.
Não acredito que seja um romance clichê, porque mesmo tendo aquele final que o casal claramente vai ficar junto, o foco do livro é totalmente a vida de Susan como um todo.
A gravidez, a morte da mãe, o testamento..
Susan irrita um pouco no início pelo ponto de vista dela ser super extremista, mas logo tudo faz sentindo, então achei a história super congruente.

Elfa 20/07/2021

Cativante
Foi incrível acompanhar a evolução da Susan durante o livro e a gravidez. Ela pode ser difícil de lidar no começo, mas ao decorrer da estória vai ficando melhor.