Susan não quer saber do amor

Susan não quer saber do amor Sarah Haywood

Resenhas - Susan Não Quer Saber do Amor

Wilza.Alves 17/06/2021

Um livro fora da minha zona de conforto, que li apenas por vir no clube Intrisecos, afinal esse é um dos objetivos do clube, não é mesmo? Diferente do que esperava eu não odiei, provavelmente pelo romance ter ficado em segundo plano e o foco realmente ser Susan e sua trajetória. A leitura flui bem e o livro é bem escrito, um ponto extremamente negativo é a escolha do título nacional, já que o original é The cactus e faz muito mais sentido com a história. Acredito que os leitores que lêem romance mais habitualmente, iram apreciar melhor o livro que eu.

LuanLima94 24/11/2022

Entendi o porquê Susan não quer saber ...
Enfim, foi difícil de ler até os 70%, foi difícil querer seguir "do lado" da Susan com todas as manias e regras que ela tinha pra viver. Mas as vezes é difícil até mesmo continuarmos do nosso próprio lado quanto estamos nos comportando desse jeito.

Susan não é a protagonista dos sonhos, mas é real, até mesmo quando ela tenta alcançar um grau de perfeição e de programação da vida que sabemos que não é possível. Algumas vezes parei de ler porquê achei Susan uma chata. Mas ao decorrer pude ir entendo os motivos dela ser tão amarga.

A escrita da autora não foi muito fluída, precisei sem muito fiel a leitura para não desistir na metade. A narração em primeira pessoa dificutou um pouco a leitura, estar na cabeça de Susan não ajudou muito com a identificação com a personagem.

Mayhara 02/10/2021

Bom, eu não gostei muito da personagem principal. haha Mas, o livro é bom, achei que focou demais na parte processual da história e disputas judiciais, sendo que havia um universo muito mais interessante a ser explorado.
O plot twist, que eu almejei tanto, foi um pouco decepcionante para mim, embora eu tenha descoberto antes da revelação.
A parte da relação dela com o irmão e a descoberta da raiz dos problemas deles é algo que eu acho que deveria ser mais explorado, pois é realmente bem interessante.
O livro é legal, mas se está pensando em lê-lo por se interessar pela gravidez dela, esqueça, esse não é foco do livro.

Regina.Luiza 20/06/2021

Suzan não quer saber do amor
Organizada, inteligente, determinada, controladora e independente, essas são algumas da características de Suzan, ah, e claro, como o título do livro mesmo menciona, Suzan não quer saber do amor.
Aos 45 anos, Suzan sempre se decidiu pelo caminho mais simples e sem muitas pessoas na vida. Funcionária pública de Londres, formada em direito, ela mora sozinha em um apartamento e mantém um relacionamento estritamente impessoal com um homem que também não está interessado em um relacionamento romântico.
Ao viver sempre planejando a arquitetando minuciosamente todos os aspectos da sua vida, Suzan se vê diante de acontecimentos que ela não pode controlar. Um desses acontecimentos é a sua gravidez inesperada e a morte da sua mãe, o outro, é o fato de que a casa de sua mãe e única propriedade da família, não poderá ser vendida enquanto seu irmão estiver morando nela, devido a uma cláusula de usufruto favorecendo o filho caçula no testamento.
Absolutamente inconformada com o testamento, Suzan decide entrar com um processo contra seu irmão, a quem, acredita que influenciou a mãe em vida para se beneficiar do testamento. Os dois irmão jamais se deram bem, com personalidades extremamente opostas, o irresponsável irmão de Suzan também não irá facilitar em nada as coisas para nossa protagonista. É através de um amigo do irmão, que também atua como intermediário nessa briga, e de uma nova amizade com uma vizinha, mãe solteira de dois filhos pequenos , que Suzan encontrará novas perspectivas no modo como vê a vida. Além de reviravoltas de destino, que me lembraram um pouco, os dramas de novelas.
Suzan não quer saber do amor é um livro que, à princípio você não simpatiza muito com a personagem, porém conforme você mergulha na história e no passado dela, você passa a entender do porque ela se tornou uma pessoa que prefere sempre estar sozinha. Esse livro me conquistou, tanto pela história quanto pela escrita, mas principalmente pela personagem, cuja autora fez muito bem em colocar o nome no título do livro.
Mariana_ 20/06/2021minha estante
Quero muito ler. Quanto ao nome do livro, vi vários comentários de pessoas q não gostaram da mudança no nome do livro, no original é The Cactus

Regina.Luiza 20/06/2021minha estante
Ah, de início também não gostei do título, mas lendo a história, acho que o título em português combina muito bem, mas o fato é que Suzan não quer saber do amor, mas não só do amor romântico, mas sim de qualquer forma de amor, então talvez o título traga uma ideia errada ao leitor que se fixar muito no título. Se o título fosse O Cacto, acho que também não ajudaria muito em termos de esclarecimento ?.

Faby 25/09/2021

Finalmente...
Nunca tive grandes expectativas nessa leitura. Gostei da premissa e me joguei. Pena que não fluiu como eu esperava.

A Susan é uma personagem no mínimo interessante. Ela não conhece o amor, por isso, é claro, o evita a todo custo.

Não depender de ninguém emocional ou financeiramente é seu objetivo de vida. O que ela não sabe, é que o amor não se controla e aos poucos, ela vê as barreiras que construiu ao redor de sua vida em todas as esferas ruir. Susan, é claro, se desespera. Tudo está fugindo do seu controle. Nada é mais como costumava ser e isso tudo é... Bem, não tão ruim quanto ela esperava.

Essa é uma história riquissima, pena que as passagens de tempo entre presente e passado a deixem tão cansativa. Esse livro tem um grande potencial e tenho certeza de que algum leitor sortudo vai alcança-lo.

Quanto a mim, me regozijo em não ter desistido desse livro nas mil vezes que passaram pela minha cabeça. É lindo ver a Suse florescer diante dos nossos olhos e aprender tanto com ela.

Claro que recomendo essa leitura, teria me arrependido muito se não a tivesse concluído.

Wanessa_Gabriela 10/10/2021

Um clichê com momentos inesperados também
Quando vc pensa que só vai ter chuva de clichês, vc se depara c algo novo. Um bom livro!! Interessante

SemAria.Freire 28/02/2022

O conceito do livro é interessante mas acho que no desenrolar da estoria e personalidade difícil da personagem fica chato, entendo que a autora queria passar uma protagonista que fosse independente, madura que teve uma vida difícil mas sabe viver sozinha, mas para mim não rolou. Acho que o desenvolvimento foi fraco que as explicações para as atitudes dela e do irmão foram vagas e umas reviravoltas no final não salvou as características da personagem.
A estoria e muito boa, a escrita é ok, mas o que realmente me incomodou foi a personagem principal. Mas valeu super a pena a leitura.

Elicia.Marta 25/09/2021

Que delícia de livro!
Não seria o tipo de livro que eu leio, mas que bom que eu li! A leitura é fluída, cativante e muito agradável, é possível passar horas lendo sem enjoar. Susan é o tipo de personagem que você ama ou odeia, com um jeito muito peculiar, em primeira mão ela causa um estranhamento para quem está acostumado com romances onde a personagem principal está sempre aberta ao amor. Mas a proposta do livro é justamente essa, mostrar que o amor acontece, que a vida é volátil, que sentimentos não é fraqueza e que absolutamente tudo pode acontecer diferente do combinado. Eu entendo muito a Susan, em alguns aspectos somos parecidas, como seria bom se as pessoas e as coisas acontecessem conforme o esperado, não é mesmo? Mas que mundo chato e previsível seria esse! A beleza da vida, Susan, está na inconstância.

Kaue Garcia 04/07/2021

Vale muito a leitura
No começo do livro achei que ia acabar abandonado, que protagonista chata e tantas manias que parecia que havia algum problema psicológico acontecendo mas ao longo das páginas a gente vai conhecendo o passado da Susan e entendendo um pouco da origem de tudo aquilo que ela vive hoje e entende ser normal! O final do livro surpreendeu com todas as pontas que foram se abrindo ao longo da leitura, sendo costuradas de forme densa e aprofundada! Amei

Mariabookss0 28/07/2023

Foi quase impossível de terminar, não criei apego a nenhum personagem muito menos pela personagem principal, uma chata que só reclama se diz totalmente segura de si mas pra mim ela é uma das mais inseguras que já vi, por mas que não diga em voz alta, no seu pensamento sempre menosprezada os outros e fazia pouco caso até mesmo quando a Kate estava tentando ser amiga dela. Enfim pra mim foi a pior leitura do ano mas tomara que para outras pessoas a experiência tenha sido deferente

Alice 12/01/2024

A leitura é bem fluida, nunca tinha lido um livro nesse contexto, mas achei bem mais ou menos sabe?! No começo estava bem tedioso, foi difícil me conectar com a Susan, mas com o decorrer da história fui me afeiçoando a ela. Foi lindo ver a evolução dela. O plot eu já desconfiava, então não me surpreendeu. Achei o final corrido, mas gostei.

?Há finais de contos de fadas de todos os tipos. Não tem problema se a princesa se casar com o príncipe e também não tem problema se ela ficar sozinha.?

Gabriela2500 25/06/2022

Esse aqui merecia ser hypado!!!!!
Nossa, demorei um pouquinho por causa da minha recuperação e tudo mais, mas eu tô super feliz por ter demorado um pouco e saboreado esse livro!!!

A história é incrível, a Susan é surreal de perfeita ( por mais que ela seja bem egocentrica e rude as vezes) assim como os outros personagens (fiquei meio chateada que deixaram o Richard meio pra segundo plano, mas tá bom né) e eu amei a história! Por mais que seja um romance, é muito mais que isso, a história leva um rumo super diferente e é um livro super diferente dos outros que já li!

Vale super a pena, a leitura é rápida, gostosa... você vai rir, surtar, sorrir, é incrível!!!! Esse é aquele livro que você nao espera nada e te entrega TUDO!!!! LEIAM LEIAM LEIAM!

MãeLiteratura 31/10/2021

Muito bom!
Susan é uma mulher independente, que vive sozinha, cuida dos seus cactos, não tem amigos e mantem um relacionamento muito peculiar com um homem nos últimos doze anos.
De repente, sua mãe morre e ela descobre que está grávida. Seu maior medo se concretiza, a perda do controle.
É narrado em primeira pessoas pela Susan, que conversa com o leitor. Eu adoro este recurso. Vamos acompanhar mês a mês o que acontece na sua vida, quem vai conseguir se aproximar dela e quem vai se afastar ainda mais.
Destaque para a personagem Kate, a vizinha, mãe de duas crianças pequenas, uma lufada de normalidade e de amizade na vida desta inglesa tão diferente.
A construção da maternidade da Susan é muito interessante e simbólica. Fiquei com a impressão que a paciente tinha características de Asperger, embora isso não seja citado pela autora.
Um livro que me fez rir, pensar e revirar os olhos com os comportamentos de alguns personagens.
Edição bonita e caprichada da Intrínseca. Ótima diagramação, destaque para cada cacto que apresenta o mês, dividindo os capítulos. A capa linda, segue a original. Só discordo do título, que não é o mesmo do original (The Cactus). Este título nacional dá a impressão de ser um chick-lit e não é!

Larissa 23/08/2021

acabei agora esse livro e tô muito surpreendida com a história. Acabei que não estava esperando uma história mais dramática, mas mesmo assim achei uma história incrível e muito imersiva.
Tinha esperado algo mais leve e divertido mas quando você começa a ler você percebe que esse livro não é sobre isso. É focado na maternidade e em tudo que uma mulher passa para ser uma mãe.
Vamos conhecer a Susan que é uma mulher que controla sua vida ao extremo. Ela normalmente não tava esperando ser mãe mas aconteceu e ver ela passando por isso, ver e conhecer tudo sobre ela é sobre ser mãe é uma coisa incrível. Você as vezes pode se irritar muitoo com ela, eu mesma me irritei muitas vezes por ela ser bem controladora e fechada mas você entende como ela ficou assim.
Eu também tinha alguns pensamentos igual a Susan e ver algumas reflexões parei para pensar muitoo.
É um livro bom, achei a escrita incrível embora lenta mas ameii o desenvolvimento da personagem.
leiam, leiam, leiam