O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Queria Estar Lendo 28/06/2021

Resenha: O Mar sem Estrelas
O Mar sem Estrelas, lançamento da Morro Branco aqui no Brasil, é uma história difícil de explicar, mas absolutamente a coisa mais linda que eu já li. O livro da Erin Morgenstern fala sobre amor e aventuras e sobre histórias, acima de tudo.

Zachary Ezra Rawlins não sabia que, em sua infância, ao virar as costas para uma estranha porta desenhada na parede, estaria mudando sua vida para sempre. Quando sua história aparece em um misterioso livro na biblioteca da universidade, ele fica fascinado com a ideia de estar intrincado a outras infinitas histórias sobre um lugar chamado "o mar sem estrelas".

Conforme vai desvendando o mistério e se aproximando cada vez mais do que imagina ser a resposta, o livro nos apresenta essas outras histórias para explicar que tudo está conectado a algo maior do que esperávamos.

"Estranho, não acha? Amar um livro. Quando as páginas se tornam tão preciosas a ponto de parecerem parte da sua própria história."

O Mar sem Estrelas é um livro bizarro e, por isso, tão maravilhoso. Ele não é fácil de explicar e de entender justamente por lidar com coisas abstratas como magia e fantasia e histórias; todo tipo de história. O que a Erin faz, aqui, é construir o mito do mar sem estrelas e desenvolver suas tramas ao redor do que é esse lugar encantado e perdido.

Falar sobre essa história sem revelar demais também é um problema, porque acho que a graça de O Mar sem Estrelas está justamente em como o livro é misterioso e como sustenta seus mistérios muito bem. As respostas chegam quando têm que chegar, e algumas vêm de maneiras mais misteriosas ainda. Você entende o que está acontecendo conforme se familiariza à ambientação estranha construída no desenrolar da trama principal - que segue o Zachary.

O Zachary, aliás, que personagem! Apaixonado por videogames e livros, ele se vê envolvido nesse esquema que parece quase mágico ao ver seu passado nas páginas de um livro que ninguém conhece e nunca ouviu falar.

Entender as linhas que o destino traçou para ele é essencial para que ele entenda onde sua história realmente começou - e, quem sabe, onde termina.

Eu gostei demais da personalidade em parte determinada, em parte confusa dele. Zachary sai pisando em ovos na situação toda e nunca foi o tipo de cara que toma decisões e as mantém firmemente, mas ele quer saber. Ele quer entender. Ele quer, acima de tudo, viver a promessa que havia no livro, caso ele tivesse seguido em frente naquela porta misteriosa desenhada na parede.

"Nem todas as páginas falam com todos os ouvintes, mas todos os ouvintes vão encontrar uma história que o faça em algum momento, em algum lugar."

Há outros personagens importantes para o desenrolar da história do Zachary - que ganham suas histórias individuais com o tempo. Todos são essenciais ao que está acontecendo. Todos estão, de alguma maneira, conectados ao mar sem estrelas; ao que ele representa, ao que é.

Meu segundo favorito foi o Dorian. Não vou me estender falando sobre ele, mas tudo que o envolve está ligado ao Zachary. Todas as suas escolhas e decisões os colocam no mesmo caminho, e é mágico acompanhar a aproximação e os sentimentos que nascem disso.

Vale pontuar que esse livro é protagonizado por um homem gay, e é um fato que está ali e importa ao personagem e sua vivência e é um fato tratado com a naturalidade com que deve ser. Eu amei, eu sofri, eu amei e sofri pelo coração do Zachary e por tudo que ele experimenta nessa jornada.

"O que aconteceria com os dias e as noites se o Tempo tivesse o coração partido?"

O Mar sem Estrelas é uma história sobre histórias. O modo com que a autora fala sobre a beleza dos livros, das narrativas, da infinidade de possibilidades que existe no virar de uma página, no desenrolar de uma trama, no fim de uma personagem, tudo isso é encantador. Fala com a gente especialmente porque o coração de um leitor está nesse livro; eu me vi em cada declaração de amor às palavras, às histórias.

E também me vi na maneira super realista e gentil com que ela se referia aos jogos também. Cansei de ler livros que não enxergam a beleza dos videogames como eles são: histórias. Histórias para rir e chorar e para viver, assim como livros. O Zachary vê isso e expressa isso bem demais.

A verdade é que eu queria ficar aqui horas e horas falando sobre como esse livro foi especial, único e arrebatou meu coração para sempre. Como eu me emocionei (a ponto de chorar e soluçar) com o arco final e como tudo se encaixa tão bem; de maneira triste e bonita. Mas essa é uma daquelas histórias que precisam ser vividas, por isso eu te convido a ler.

Dê uma chance para O Mar sem Estrelas, porque é um livro que precisa ser vivido.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/06/resenha-o-mar-sem-estrelas-erin.html
Anael Sobral 17/07/2021minha estante
Amo livros e amei sua resenha. Já está na minha lista de leitura.bObrigada

Marcia.Cristina 06/08/2021minha estante
Livro preferido nesta vida!!!

Ly 11/08/2021minha estante
Eu acabei de ler e estou meio confusa... Estava amando tanto a história, e não sei se me perdi com esse final... Não entendi muito bem a conclusão dele ?

Ly 11/08/2021minha estante
Três horas depois e tá eu aqui imaginando várias coisas na cabeça. Esse livro é mesmo surreal

Marcia.Cristina 11/08/2021minha estante
Ly, se vejo a Lua, penso nessa história, se tomo chá tb... O livro saiu do papel e veio ficar comigo. Vou reler logo, logo...

Eliana.Gomes 30/10/2021minha estante
Pessoas, pessoas ...os comentários de vcs me instigaram a ler.???

Maria15099 10/01/2022minha estante
ok, vc me convenceu! kkkkkkkkk

Lu Leandro 01/02/2022minha estante
Metade do livro fiquei assim ??
A outra metade assim ??

yane! 05/02/2022minha estante
eu terminei de ler agora pouco, não me senti a altura de fazer uma resenha sobre, mas a sua é tão detalhada e me identifiquei completamente! Como você disse: "Essa é uma daquelas histórias que precisam ser vividas"

Daniel 24/05/2022minha estante
Gostei mais da sua resenha do que do livro.. (mas achei bem interessante toda construção da história, porém o final não me cativou)

Marcia.Cristina 03/07/2022minha estante
Dan, releia... Vale muito a pena!!! Mas eu sou suspeita...

Mônica Forte 24/07/2022minha estante
Crlh, eu tô chorando porque não quero terminar. Cadê mais livros como esse? É um misto de sentimentos!!

Efe Cafee 09/08/2022minha estante
Eu estou amando esse livro, a história é bastante leve e bastante interessante. Estou amando a mecânica dos personagens, eles são bem construídos demais

Estevao 13/11/2022minha estante
Vou precisar reler esse livro um dia para poder me conectar tanto a ele quanto vocês . Achei uma estória maluca , com algumas muitas partes interessantes, e que me fez ficar perdido nos labirintos e portas e lugares existentes nele . No final , não entendi , não foi um livro que me marcou tanto , mas dei 4 ,5 estrelinhas .

Estevao 09/01/2023minha estante
Amo ler desde criança , tenho e li O mar sem estrelas e não consegui ver essa beleza que faz chorar , sonhar e rir . É um livro confuso e difícil , levei uns dois meses pra terminar, Emprestei para um amigo , sem contar nada a respeito dele e pedi que só falasse as impressões pessoalmente. Um dia , quem sabe , releio.

Luma.QueirAs 14/04/2024minha estante
eu odiei esse livro, a história não me prendeu, achei desinteressante e a leitura foi tão ruim que ainda não terminei o livro, quando conseguir acabar de ler comento dnv

Jess 24/08/2021

"É estranho, não é? Amar um livro. Quando as palavras nas páginas se tornam tão preciosas que parecem parte da sua própria história, porque são."

Esse trecho do livro ficou na minha cabeça durante todo o resto da leitura desde que o li e, de alguma forma, ele estava em mim muito antes, desde o início.

A conexão com esse livro foi instantânea. Em apenas uma página eu me encontrava totalmente imersa e curiosa sobre tudo nele, dos personagens carismáticos e encantadores até cada fábula em cada história entre outra história. É um livro que eu sabia que mudaria tudo na minha vida e que eu não poderia o comparar com nenhum outro, mesmo antes de pensar em comprá-lo. Foi um entendimento mútuo, então eu estava com ele em minhas mãos e sabia, simplesmente sabia, que ele seria diferente, especial.

É estranho falar assim sobre um livro? Só quem tem a vida e o amor pela leitura sabe que não, pois não existe nada melhor no mundo do que encontrar um livro que você pode chamar de lar. Um livro que salve e entenda você. Um livro que é tudo o que você queria viver e não pode, então vive através de outros.

"Livros são melhores lidos do que explicados" é outro trecho. Então, por favor, se tiverem a oportunidade, leiam esse livro, pois nenhuma resenha poderia explicar, pois você precisa sentir ele para fazer sentido. Nada do que eu ou outra pessoa escrever sobre ele estará nem perto da grandiosidade dessa leitura.

Eu me senti abraçada a cada pagina. Eu o li da forma mais lenta possível apenas porque sabia que, com um final, eu voltaria para o mundo real. E estava com medo, pois senti que seria como ir embora do lugar em que chamei de lar. Da casa que eu encontrei depois de tantos anos procurando. Não era justo ter que voltar para um mundo assim quando tudo o que eu sempre quis está bem ali, entre aquelas páginas. Uma aventura de tirar o fôlego, enigmas e descobertas, um amor que nem o tempo ou destino é capaz de destruir. É uma história épica, que eu não sabia que precisava ler até estar no fim dela. Não acredito que acabou. Meu coração sente falta de um lugar que eu só vi através da minha imaginação. Sente falta de pessoas que são apenas personagens escritos em um papel. Sente falta de uma história que nunca aconteceu na vida real. Ela encheu o meu coração de uma sensação tão boa que eu não queria que tivesse fim.

Foi muito difícil terminar. Dei tantas voltas antes de finalmente me sentar para ler as últimas páginas. Mas o fim de uma história é inevitável e precisamos ser tão fortes quanto para o começo dela.

Eu não sabia o que seria de mim sem essa história. Eu ainda não sei. A minha vontade é começar a releitura agora mesmo, mas sabendo que não será a mesma coisa. Uma história lida pela primeira vez é sempre mais especial.

Nada no mundo pode explicar a sensação de ler um livro e sentir que enfim chegou no lugar em que tanto procurava. Ele foi uma aventura da qual eu nunca vou me esquecer.
gracireis 24/08/2021minha estante
5 estrelas + favoritado pra sua resenha. Quero ler. ?

Narah 29/08/2021minha estante
Que linda resenha

Narah 29/08/2021minha estante
Entrou nos meus desejos ?

Lizuly 10/10/2021minha estante
Que lindo ??
Já vou colocar ele na lista porque amei cada palavra de sua resenha!

Mari 23/05/2023

"Livros são melhores lidos do que explicados."
Desde que terminei esse livro venho tentando assimilar essa minha leitura, sem dúvidas foi uma leitura prazerosa, entretanto muito confusa.
Zachary Ezra Rawlins em uma das suas muitas perambulações pela biblioteca de sua faculdade descobre um livro muito instigante. Após ler algumas páginas Zachary descobre que ele mesmo é parte desse livro, um momento específico de sua vida é narrado em um dos capítulos. Aí meu amigo, Zachary movido por um espírito de Sherlock Holmes, tenta encontrar respostas para todo esse rolê, já que o livro é bem mais velho que ele, ou seja, como aquele acontecimento poderia estar descrito ali então?
O Mar Sem Estrelas é uma história dentro de outra, dentro de outra e mais outra, que acabam se interligando entre si quase que impossivelmente.
A ideia também é bastante incrível, mas a falta de explicação não me agradou,
houve muita confusão e algumas coisas não explicadas deixando quase tudo a cargo de metáforas. Ponto para a construção de personagens, nisso a escritora foi bem descritiva.
Terminei o livro sem a certeza se entendi todas as conexões dessa trama. Realmente pode ser uma experiência diferente para cada leitor.

Victor.Marques 27/12/2021

Nem tudo tem um significado e sim uma interpretação.
Eu não saberia nem por onde começar, esse é um livro de fantasia tão profundo, é encantador como ele foi escrito e trabalhado.

Não é um livro fácil de ler nem entender, eu mesmo até agora estou tentando entender várias coisas mas acho que a magia está aí, que cada um intérprete de uma forma talvez.

A leitura é sim lenta, as coisas dificilmente saem do lugar e você fica cada vez mas confuso, mas depois da metade do livro as coisas vão se encaixando e vai ficando mais claro.

Eu adorei o jeito que foi escrito resumindo é "vários livros, histórias e fábulas dentro de um livro só"

A autora reuni o mágico com o real, e um livro repleto de simbologia, símbolos que podem parecer simples mas traz uma história por trás.

Eu gostei de cada personagem acho que sim foi trabalhado de forma interessante, cada um exercendo um papel fundamental em toda a trama.

Para quem gosta do mágico, do fantástico é um livro que vai encher seus olhos, e não desista dele no início acho que no final você pode se surpreender! ??????????

??SPOILER??

A partir daqui eu vou tentar fazer algumas relações e questionamentos de tudo que vi no livro, para tentar compreende-lo melhor se alguém quiser se juntar a mim fica a vontade.

O Zachary junto com os "outros" que os outros vivem na superfície então eu compreendi que seria o mundo real certo? Como ele é filho da vidente então o tempo todo a mãe sabia de tudo aquilo?
Ele nasceu pré destinado a viver no mar sem estrelas?
Existem várias portas mas cada pessoa tem uma Porta específica que a leva até sua própria história, o porto é uma grande biblioteca no subterrâneo onde contém diversos livros etc.

Agora cada porto é criado a partir de uma nova pessoa que adentra nesse mundo? Como vemos no final com a Kat, então cada porto pertence a uma história ou ele conta diversas histórias?

O mundo mágico, o mar sem estrelas é uma imensidão feita de mel pelas abelhas que são as criadoras de tudo?
A partir do que o contador de história imagina elas criam? Acho q sim

O cuidador e a mirabel são o tempo e o destino que se apaixonam isso é claro no livro.
Sabemos que a mirabel é o destino de várias histórias diferentes porque ela morre e renasce em outras vidas
Mas se o Simon e a Eleanor são pais da mirabel e eles são de épocas diferentes e tem um encontro, eles são os criadores do destino certo? Então o que são eles?

O Dorian até então eu não entendi como ele surge na história ou eu deixe passar e não percebi, o mais plausível que eu acho é que ele foi criado para o Zack para ser parte da sua história.
Encontrá-los para ficarem juntos, não sei se ele foi criado para isso ou foi o destino que os uniu.

Fiquei intrigado com o rei coruja essa criatura seria oq reina o mundo do Zack, já que em cada história existe um novo rei coruja e pelo que entendi a espada é a coisa que o mata.

Enfim a allegra a nossa vilã e protetora, ela é a pintora das portas, então chega um ponto que ela não pinta mais e sim as destrói para proteger o mar sem estrelas, ela sempre foi a pintora de todas as portas? Ou ela tbm faz parte de uma história? O Dorian é irmão dela ou eu tô louco e li errado?

Também temos o conto da lua e do hospedeiro "o sol" da pousada não lembro o nome dele, eu fiquei fascinado nessa fábula.
E mais umas outras que contém no "doce dores" "fortunas e fábulas" "balada entre Simon e eleanor "escrito nas estrelas" "o rei coruja" "o diário secreto de Katrina Hawkins" que acho que terei que reler para tentar entender.

Então no final a eleanor e o Simon vão se encontrar acho que esse era o destino deles, por muito tempo ela procurando algo que não sabia q era o Simon e ele perdido na história esperando ser resgatado.

E o Dorian e Zack juntos que sempre foi esse o destino final deles.

Mas ainda sim fica em aberto, será que eles voltam para a superfície? Ou ficam por lá.
Qual é a história da Kat já que um novo porto será criado.

Enfim tenho muitos questionamentos e interpretações mas acho que a magia do livro é essa! ??????????
Joao.Paulo 30/03/2022minha estante
Olha cara, também não entendi sobre o que significa o rei coruja, não consegui pensar em nada. O Dorian não é irmão de Allerga, foi só um membro da organização que ela acolheu. Quem pinta as portas é a Mirabel, não a Allerga. Creio que cada nova pessoa crie um porto, mas que kat criou pq a partir dela a história mudou, pq o destino e o tempo não precisam mais se esconder lá em baixo. Pensando agora, talvez zack fosse o rei coruja e ao ser morto pela espada, pos fim a perseguição ao relacionamento do destino com o tempo. Como agora zack possui o coração doo destino, ele assume as rédeas da história que virá a seguir, por isso o final em aberto, foi o fim da história que condenava o amor do tempo e do destino, mas não do zack e doo refugio que são os portos do mar sem estrelas

Lauraa Machado 05/01/2022

Fiquei entre dar 2 estrelas ou 3 e só o final ajudou a aumentar
Esse é o livro mais caro que eu já comprei na vida. Fiz questão de encontrar a edição britânica em capa dura, porque era a capa que eu queria e porque eu jurava que ia amá-lo mais que tudo. Pela sinopse, é claro, mas principalmente por indicações de pessoas em quem confio demais! Por isso, talvez ele seja uma pequena decepção, já que eu esperava bem mais. Não é um livro ruim, nem nada assim, mas acho que nunca vou querer reler ou vou ler outro livro da autora. Ele tem um estilo que definitivamente não bate comigo.

Vou tentar explicar melhor! O livro começa sem explicar nada, com histórias paralelas à principal, do Zachary, e eu adoro isso. Adoro ficar perdida no começo e depois ir juntando os detalhes, é verdade. Mas acho que a autora fez isso demais neste daqui, deixando tudo vago quase o tempo inteiro, usando metáforas até na hora de explicar as coisas e nunca dizendo nada claro e específico. Acho que é muito fácil dizer que é mágica e que simplesmente acontece, porque aí ela pode se livrar de ter que criar um universo com lógica e não deixar buracos. Mesmo depois de terminar o livro, eu continuo com a sensação de que nada é concreto e que a própria autora não criou regras para nada do livro. Não gosto de histórias em que tudo é possível e aceitável, prefiro ter uma noção melhor dos limites dos acontecimentos e dos personagens antes do climax, para ter pelo que torcer e me sentir mais investida na história.

Mas isso é algo mais pessoal e nem é uma das razões para eu ter pensado muito antes de decidir a nota que daria para esse livro. Eu gostei do final e da razão de tudo, ainda que ache a razão muito fraca para sustentar a história, por isso minha nota é 3,5. Senão não fosse por isso, teria dado 3 no máximo.

Primeiro, por causa dos personagens. Eu realmente achei que poderia confiar cegamente que esse livro teria personagens complexos, mas todos são bastante superficiais. Zachary, por exemplo, além de não ter desenvolvimento nenhum pela história, era para ter alguma substância, para invocar algum tipo de empatia no leitor, para ter alguma emoção tocante durante o livro. Não teve nada. Ele acaba mais ou menos como termina, e eu não consegui me importar direito com ele. No começo, queria demais gostar dele e até gostava, porque acreditava que mais estava por vir, que logo eu sentiria que o conhecia, que ele se mostraria tridimensional e complexo. Essa foi a minha maior decepção.

Eu não estava esperando que tivesse romance, mas quem estiver vai se decepcionar também. O interesse romântico dele é de fato interessante de cara, mas eles mal interagem e logo estão falando que estão apaixonados um pelo outro e isso não faz o menor sentido! Eles mal interagem depois disso também! Mas até que eu entendo que a autora não conseguiu desenvolver uma emoção humana, já que os próprios personagens eram bem superficiais.
Também esperava mais da Mirabel depois de ela aparecer, apesar de ter me surpreendido com a Kat no final. Me surpreendi, na verdade, por ela ter mais importância do que eu imaginava.

Outra coisa que me incomodou demais foi a sinopse, que me prometeu aventura e emoção, ser tão diferente do livro. As coisas acontecem com Zachary, ele nunca toma uma atitude porque quer, nunca se arrisca por vontade própria ou toma uma decisão sozinho. Eu achei que ele embarcaria numa aventura daquelas que te faz querer participar, em um mundo mágico e encantador. Mas, para falar bem a verdade, todo o Harbor (não sei como traduziram) me pareceu meio inútil. Sim, eu amo histórias e livros, mas Zachary nunca pareceu curtir e se divertir lá tanto quanto ele se divertiu com as comidas. Então, foi difícil eu mesma me divertir.

Acho que os caminhos diferentes no final ficaram muito confusos à toa, só porque a autora gosta de deixar tudo vago, não explicar nada e nem usar as palavras certas para descrever as coisas. É tudo em metáfora e floreio desnecessário. Mas se eu ignorar a escrita dela, admito que gostei do que aconteceu realmente.

Foi a escrita dela, aliás, que me fez querer dar nota 2 para o livro ou talvez menos. Nunca tinha lido um livro com a narrativa tão desconfortável e forçada na minha vida! Ela tentou demais soar inteligente e única, mas não funcionou de jeito nenhum! Muito pelo contrário, dava para ver que estava forçado, nada soava natural e acabou incomodando em vez de cativar. Isso criou uma distância entre o que acontecia e o jeito que era narrado que me impediu de vez de me conectar com a história ou qualquer coisa desse livro. Pela escrita pretensiosa e forçada dela, nunca mais quero ler nada dessa autora.

A falta de carisma e naturalidade da escrita da autora afetou demais as histórias paralelas, na minha opinião. Elas são todas muito picadas, sem quase nada de informação e que só importam muito mais para a frente, quando eu já nem me lembrava direito delas. Mas se elas tivessem sido narradas de um jeito mais charmoso e cativante, tenho certeza de que teriam marcado e instigado, não se tornado algo que eu queria ler por cima só para falar que não pulei. Acho que esse livro teria funcionado bem melhor se tivesse sido bem editado ou escrito com menos intenção constante de não falar nada claro. Mas confesso que não consigo imaginar a autora, pelo que conheci dela com ele, fazendo jus à sua própria ideia e a desenvolvendo com emoção, carisma ou diversão.

O livro em si não é ruim, acho que ainda recomendaria, mas não vai esperando nada que vai mudar sua vida (como eu fui), nem um livro excelente que te faça querer viver nele. Acho que a ideia era muito boa, se ao menos Zachary tivesse sido mais cativante, se a escrita fosse mais natural e tudo tivesse um pouco mais de carisma. Se os personagens fossem mais humanos, se eles mesmos tivessem se divertido ou sentido alguma urgência ou propósito, se eles parecessem querer fazer parte da história, acho que eu iria querer também. Do jeito que ficou, é um livro bom, mas que poderia ter sido bem melhor.
Nay C 05/01/2022minha estante
Você é a primeira pessoa que vejo que não enaltece esse livro, é triste quando todo mundo fala bem e chega sua vez de ler, vc espera amar e se decepciona :/
Ainda não li esse livro, tá na minha lista de leituras sem prazo definido.

Lauraa Machado 06/01/2022minha estante
Siiiim, é muito triste! Eu estava tão certa de que ia gostar que escolhi para ser o primeiro do ano, sabe? E eu gostei sim, mas não cheguei nem perto de adorar como queria! É bem triste ):

Hayra2 07/01/2022minha estante
Tô lendo agora e tenho a mesma sensação. Enchendo linguiça à modo Shakespeare.

Lauraa Machado 07/01/2022minha estante
Hahaha no final, não é tão encheção de linguiça, mas ela definitivamente não conseguiu fazer as histórias parecerem importantes

Karencriss 23/01/2022minha estante
Eu terminei esse livro agora e estou morta de raiva!! hahah
Sua resenha traduziu tudo o que eu não consegui expressar. Detestei a escrita da autora e como ela conseguiu transformar uma ideia que tinha potencial para ser incrível em uma história sem graça.
Meu sentimento final foi a sensação de algo inacabado e sem sentido e muito mel e nada de sal .

Arthur.Brettas 22/04/2023minha estante
Eu estou lendo agora, estou quase desistindo e muito enrolado sem energia.

Kaique.Henrique 06/06/2023minha estante
Você foi ESSENCIAL e CIRÚRGICA! kk
Eu amei...o que você disse, claro. Não o livro.
Comprei no lançamento, na bienal, paguei caríssimo pq jurei que valeria a pena, e fui com essa fome toda que você também estava pra cima dele. Esperei o momento perfeito pra ler ele sabe, de tão cuidadoso que eu estava com ele, pq senti q ia ser O LIVRO.
E tive a mesma decepção. A escrita nem consigo falar, por VEZES me senti burro/analfabeto pq nao entendia NADAAAA.. precisava reler alguns parágrafos pq eu ficava "gente??? q???" kkk duvidei da minha capacidade intelectual e de alfabetização, juro.

No final eu tava "gente, quem são os Keating? Quem é Simon mesmo? Mas oq é essa simbologia toda nas portas/dados... Pena, espada, coração, coroa... KD?
Eu fui me desesperando pq o livro tava acabando e NADA EXPLICAVA e nada acontecia de fato.

Tentei fazer uma resenha também, mas você expôs muuuito melhor em palavras tudo que eu quis dizer, obrigado! kkk
É isso, recomendo porém quero trocar o livro inclusive kkkk

Sparr 28/07/2022

Um livro incrível
Li este livro em participação da MLI - Maratona Literária de Inverno de 2022, promovida pelo Geefe. Quero revisitar este livro com tempo suficiente para beber de todas as suas informações com mais tempo, mais empenho. Achei um livro incrível e que exige mais atenção do leitor por não ser linear e não se propor a entregar ao leitor, todas as informações mastigadas. É um universo incrível e a narrativa é incrivelmente atraente. Amei.

maria9211 27/08/2021

Espetácular
Esse livro é diferente de tudo o que eu já li. É criativo, é bem escrito e fantástico. Confesso que me deixou confusa algumas vezes mas adorei a leitura, os personagens e todo esse universo mágico.
Com certeza merece cinco estrelas.

lorenza_navarro 21/09/2021

o livro mais louco e surreal que já li
Eu ainda estou tentando processar tudo o que eu li. Mas preciso avisar vocês pra lerem esse livro com calma, atentos nos detalhes, pois como eu li meio na pressa por causa da maratona, sinto que não aproveitei 100% da história, querendo já reler.

LEIAM. APENAS LEIAM.

Sabe aquela fantasia boa? Essas que estão hypadas no momento? Pois bem, esse livro não é assim.

Ele é simplesmente fora do normal. Eu nunca li nada como isso. A criatividade e autenticidade da autora foram a mil que chega a ser surpreendente.

Também queria dizer que é um livro com representatividade negra e lgbtqiap+??????.

O QUE EU SENTI FALTA?

por ser um livro com a escrita poética e densa, houve muitos momentos em que eu não sabia o que tava lendo ou não conseguia imaginar. É uma leitura que requer pensamentos e interpretações sobre.

Entretanto, ainda me pergunto quem é Zachary Ezra. Somos introduzidos a esse personagem principal e por mais que a história não foque 100% nos personagens e sim na história ao todo e nas metáforas, faltou sim o desenvolvimento não só do ezra, mas de todos os outros personagens também.

A Kat, por exemplo, uma personagem INCRÍVEL que infelizmente só foi reconhecida no final.

Também não entendi o romance, foi literalmente do nada???? porém foi lindo então passo pano
lorenza_navarro 21/09/2021minha estante
SPOILER:

O coração do destino. Puta que pariu que plot incrível. Toda essa história foi tão bem construída em torno dessa morte pra chegar nesse final que é conectado com TODOS os contos.

Mari 13/01/2022

Não é aqui que a história acaba...
Aqui é apenas onde ela muda

Processando o que acabei de ler com muito carinho por esse livro. Com certeza um dos melhores que já li... me marcou como marcam chaves no peito dos guardiões
???

Deza Farias 12/06/2023

@???????????????????
?????????????????
? ??? ??? ???????? | Erin Morgenstern | p. 544 | 3,5/5 ?
???????????????????
????????: morte, violência, agressão (+14)

"???? ????? ?????? ? ??? ?????? ???? ?? ???????, ??????? ? ??????????????? ??? ????? ? ??????? ? ?????????????? ??? ??????"

Li esse livro por conta da #MLI2022 eu não sabia nada do livro, mas sempre achei a capa muito bonita! Eu gostei bastante da leitura, o mundo que a autora entregou aqui é surreal e fantástico, porém a escrita é muito densa, o que torna o livro um pouco massante.

O livro é um intricado de história que vão se sobrepondo, tudo começa quando Zachary um jovem leitor, encontra um livro muito estranho e misterioso na biblioteca da faculdade. Um livro sem título, autor ou informações básicas.

Curioso sobre isso ele busca ajuda para encontrar mais livros, e assim, seguindo as poucas pistas do livro: Uma abelha, uma espada e uma chave
Ele adentra num mundo misterioso, fantástico e muito perigoso.

Aos poucos ele vai percebendo que o livro que encontrou tem muito a ver com a sua infância. E assim ele chega a um mundo que todos os amantes de livro iriam amar. Um lugar cheio de livros, guardiões, e gatos! Muitos gatos fofos!

Porém esse mundo pode está preste a desaparecer, graça a uma sociedade secreta. E cabe a Zachary ajudar Mirabel a proteger esse mundo. Junto com o improvável Dorian. Um livro cheio de aventuras entre cidades e amores perdido e tempos desencontrados.

O livro tinha tudo pra ser perfeito, porém acho que a autora colocou elementos demais. E a forma como o livro está disposto, entrelaçando as histórias deixar um tanto confuso.
O que mais amei no livro foi a sensação de está num lugar antigo e misterioso, cercada por livros e gatos. O livro cita muitos livros, o que claro a gente ama, né! Afinal sempre cabe mais um na nossa wishlist. Como falei o livro pra mim não funcionou pela escrita densa.. Achei os personagens cativantes e bem construídos. A autora ambienta muito bem o leitor aos cenários.
A capa é perfeita! E combina com a história, além do ar de mistério.

_Red_Queen_ 09/10/2021

Acho que a melhor palavra pra descrever esse livro é que ele é criativo. Têm umas ideias muito legais e bem diferentes. Pode ser um pouco confuso no início, mas as coisas irão se encaixar.
É um livro que eu sabia que daria cinco estrelas só pela narrativa misteriosa e criativa.

beatriz 14/09/2021

o mar sem estrelas
eu nem acredito que finalmente acabei esse livro. foi uma das leituras mais cansativas da minha vida. mas, queria deixar claro que o livro não é ruim, na verdade acho que ele talvez seja muito bom só que não funcionou nem um pouco pra mim.

em nenhum momento eu estava esperando algo cheio de ação e plot twist, achei que ia encontrar algo poético, sensível e artístico como ADDIE LARUE, e realmente é, mas o problema aqui pra mim foi que eu não entendi praticamente nada do que estava acontecendo no livro. peguei a ideia geral, claro, mas eu fiquei o livro inteiro completamente confusa e eu não gosto disso. a quantidade de analogias/metáforas deixou tudo cansativo pra mim e não consegui me apegar ou conectar com nenhum personagem pra fazer uma diferença na leitura pra mim.

acabei dando nota 3 porque a escrita da erin é bonita, a história é criativa e tem todos os quotes e reflexões sobre livros/histórias/leituras. talvez eu não estivesse no momento desse livro, mas sei lá, não tenho vontade de ler ele novamente no futuro porque eu dormir todas as vezes que peguei pra ler. fico triste que a experiência não tenha sido tão boa pra mim, porém... paciência.

@lendocomjulian 02/01/2024

Não foi para mim
É isso, esse livro não me pegou.

Não curti muito os personagens (apesar de me identificar com o Zachary, faculdade, mestrado).

A história principal, eu achei bem ok.
Algumas das histórias paralelas em Doces Dores e A Balada de Eleanor e Simon achei sensacional.

As descrições demasiadas me incomodaram um pouco (sempre me incomodam - vide Tolkien ?????)

Assim, até o fim do livro não entendi direito várias coisas, até que postei no instagram e me falaram "nem tente entender, vai lendo" e por isso terminei.

É isso, recomendo que você leia e tire suas próprias conclusões ?

richardpn 04/02/2022

O Mar Sem Estrelas
Esse livro é cativante do começo ao fim, mesmo que seu início possa ser um pouco confuso, ele te faz querer ler mais e mais a cada página. Histórias que são difíceis de explicar mas que trazem uma experiência incrível, um dos mais loucos e interessantes livros que eu ja li.

Simone.Amaral 29/07/2021

Perfeito
Leitura intrigante, instigante, leve, poético com muitas metáforas... Uma situação fantástica e entretanto que cabe para a vida de todos. Leitura inesquecível e portanto perfeita!!