Doce de Jaca

Doce de Jaca Janaína Perotto

Resenhas - Doce de Jaca

Lua 14/04/2023

O cheiro inconfundível da vida
Doce de jaca traz no sumo de suas páginas a pura nostalgia. O cotidiano e dinâmica das famílias sob o filtro da infância, que torna toda a trama de uma vida simples e reconhecível.
A criança, membro de uma família nordestina que imigrou para o Rio de Janeiro nos apresenta a vida, a cidade e as vivências em meio aos laços parentais, em contos curtos, assertivos e leves, apesar de sua densidade.

As festas de criança, férias de verão, os conflitos familiares, a análise dos relacionamentos pelos olhos de um ser humano que cresce e se apercebe do seu arredor, enquanto capta sentimentos, comportamentos e encaixa os significados deles em suas curtas experiências que vão ficando cada vez mais complexas junto com o crescimento da personagem.

As opressões e enfrentamentos femininos em diferentes idades são também um dos pilares dessa história. Perpassando pela violência doméstica, a questão social e religiosa, os costumes domésticos, o amadurecer de uma mulher, algumas de suas dificuldades, as escolhas (e a falta delas), tudo isso contado de forma crescente e cada vez mais consciente do lugar onde existe e do papel que ocupa.

Janaína fez um trabalho maravilhoso, nos apresentando histórias que pode estar em diante de nossos olhos. Tocamos a trama com os olhos e com a memória, assim como o sabor do doce e o cheiro pungente e inconfundível da jaca.