Herança

Resenhas - Herança

1 | 2 | 3 | 4

Marques 03/03/2022

Mágico
Um livro mágico. Uma boa leitura que revive a história de uma geração. Se passa no Chile, durante a primeira e segunda guerra até a ditadura do Pinochet.
Cheio de magia e diálogos interessantes.
Vale a leitura.

@estantedamarcia 30/04/2022

Uma leitura lírica, que conta a história da família Lonsonier, por várias gerações.
Atravessando vários períodos da história e demonstrar a força das mulheres dessa família.
Um romance que trás um realismo mágico.

Ju_limma 20/03/2022

Li por indicação, me esforcei para não abandonar, acho que não tenho maturidade para esses premiados....

Nise 12/01/2022

Zero defeitos!
Que livro maravilhoso! Herança traz a história de quatro gerações de uma família de descentes franceses, alternando o personagem em foco entre os capítulos. É uma história envolvente e muito bem contada.

Por mais que o autor seja francês, toda trama se passa no Chile, com uma precisão histórica e de detalhes que me faziam sentir como se estivesse vendo um filme. Com excessão do elemento fantástico eu tinha a sensação de que poderia ser uma história real, e fiquei de queixo caído quando soube que de fato foi inspirada na história da família do autor.

As guerras mundiais e a ditadura chilena fazem parte da história, e os personagens são envolvidos nesses conflitos, o que torna a obra também um tipo de documento histórico relatando um pouco da vivência nesses momentos, mas também pode trazer gatilhos. Especialmente os relatos da ditadura me aflingiram muito.

Fica evidente que o autor bebe da fonte do realismo mágico de Garcia Marquez, que mesmo eu, que não li Gabo ainda, consigo identificar as referências e homenagens.

Um dos pontos altos na escrita pra mim, além da forma poética como a historia é narrada, é que o tempo todo o livro vai dando spoilers do que acontecerá com os personagens, e isso acaba instigando ainda mais a leitura, pois quando de fato acontece ainda conseguimos nos surpreender.

É sem sombra de dúvidas um livro que recomendo muito, e fico feliz por já começar o ano com uma leitura de alto nível, com potencial para figurar a lista de favoritos da vida.

Yasmin V. 04/01/2024

Herança
Era pra ser a última leitura do ano passado, mas não deu :( então, primeira leitura do ano concluída e acho que comecei bem!

"Herança" é um livro que percorre as gerações de uma família de ascendência francesa ao longo de um século, passando pelas duas guerras mundiais até a ditadura chilena em 1973.

A prosa de Bonnefoy ao mesmo tempo que é leve e poética, por vezes também é bem dura. Especialmente por abordar descrições de tortura e de vivências da guerra. Mas isso é o que é, não é possível amenizar ou poetizar algo assim.
Em dado momento da história, contando sobre uma personagem que descobre o prazer na escrita, ele diz: "Sabia (...) explicar sem dizer, inventar um truque para reacender o relato e montar uma paisagem tão real, tão fiel, que seus leitores tinham a sensação de estarem ali, inteiros." E é exatamente isso que ele fez!! O querido falando dele mesmo aqui rs

Ao longo da leitura, foi impossível não notar semelhanças com Cem Anos de Solidão e A Casa dos Espíritos de Isabel Allende, dois livros que gosto muito!

De modo geral, a trama me conquistou, principalmente pela força das personagens femininas que, a meu ver, são os destaques da história. Recomendo bastante :)

Cleber 04/01/2024minha estante
??????

CPF1964 04/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha, Yasmin. Ficou ótima !!!

Yasmin V. 04/01/2024minha estante
Obrigada, Cassius! ?

Vi. 06/01/2022

Um conto de gerações
É incrível e descrição das gerações de imigrantes franceses no Chile. Muitas famílias ainda passam por isso em todo o mundo.

Bebel.Aroeira 22/08/2023

Um romance que perpassa gerações e permeado de realismo fantástico, à maneira de Gabriel Garcia Marquez e Isabel Allende.

david andriotto 23/06/2023

Viva o sul global ??
Que narrativa maravilhosa, com personagens tão queridos! o autor consegue explorar muita coisa com uma simplicidade surpreendente. a angústia e curiosidade que bonnefoy consegue despertar em um tópico frasal é surpreendente.

Mama 15/05/2023

Muito lindo e triste
A história da família Lonsonier me lembrou bastante a saga da família Buendia, de Cem anos de solidão, o livro mostra a luta e coragem através de várias gerações. Um livro que mostra a crueldade de regimes ditatoriais. Amei demais!

Letícia | @mamaeliteraria 19/01/2022

Essa casa "escondida detrás de seus três limoeiros" que abriga gerações da mesma família foi o que me chamou para a leitura de Herança de Miguel Bonnefoy.
Não saber mais nada sobre a história de um livro tem acontecido muito nestes anos de pandemia. O que descobri foi uma mescla de O Tempo e o Vento, Cem Anos de Solidão e A Casa dos Espíritos.
Uma grata surpresa acompanhar a vida da família recém inventada Lonsonier. Tudo bem amarradinho e com toques do fantástico, a gente passa por personagens intensos e com suas vidas passando por períodos políticos, guerras e sempre a mesma questão moral sobre sobrevivência.
Com um pouco menos de 200 páginas, a narração me envolveu de tal forma que quase não escutava quando a família falava comigo. Este brilhante contador de histórias que é o Miguel Bonnefoy faz isso ao apresentar personagens tão bem construídos.
O franco-venezuelano começa seu romance partindo da França em direção ao Chile. O acaso coloca um dos chefes da família desembarcando no Chile. Encontrando lá outros imigrantes, começa a história dessa família de nome inventado numa prosa alinhada, bem inspirada.
Dos horrores das trincheiras aos porões da ditadura militar. Em tempos de um mundo dividido, de um Brasil sofrendo com crueldade de governantes, a gente percebe como a humanidade persiste nos mesmos erros.
O ano está só começando e temos aí um dos favoritos de 2022.

Roberta.Campos 05/02/2022

Saga familiar, envolvendo 4 gerações no decorrer de 100 anos? inserida em contextos históricos, como as duas guerras mundiais e a ditadura no Chile dos anos 70, e com toques de realismo mágico. Apreciei a leitura!!

maicibs 13/02/2023

Também criei muita expectativa e realmente o livro é bom e tem um valor histórico-cultural imenso. Mas não consegui deixar de pensar que parecia uma cópia de "a casa dos espíritos", da Isabel Alende. E, sem sombra de dúvidas, a Casa é muito superior, em profundidade e narrativa. Me incomodou um pouco essa semelhança, confesso.

Nathy.Mileno 12/02/2022

Narração Cíclica.
Uma história cíclica, mas muito bem costurada, os fatos são harmônicos, portanto perceptível a continuidade de cada geração.
No meio do livro, senti que a história é parecida com 100 anos de solidão, foi aí que percebi q a narração era um ciclo.
Porém, 60% girou entorno de Margot, por sinal um personagem excelente assim como Terese.

1 | 2 | 3 | 4