Resenhas - O Essencial de Perigosas Sapatas

Paivagiv 18/11/2022

Cômico, Emocionante e Realista
Agradavel de se ler, com uma história bem desenvolvida e um enredo marcante, cheio de ótimas piadas e referências, um dos melhores livros ilustrados que já li na vida!

Alison Bechdel está de parabéns, tirinhas impecavelmente feitas sobre o simples cotidiano de um grupo mulheres lésbicas.
Personagens tão bem desenvolvidas quanto a história.

Devo pontuar que em minha opinião Toni, Mônica e especialmente Lois são o ponto forte da obra.

A autora consegue abordar política e assuntos mais sérios de uma forma interessante, sem ficar massante.

Recomendo essa leitura a todos, especialmente aqueles que passam por momentos difíceis, li essa obra num momento difícil e foi meu refúgio literário, muito carinho pelas perigosas sapatas!

laricanrs 03/09/2022

Reconfortante de ler!
Essa obra é algo muito reconfortante de ler, pois traz algo que não é costumeiro de se ver, principalmente de forma tão explícita como é. Confesso que criei um carinho muito grande pela Alison Bechdel após ter lido todas suas obras, ver o quanto ela foi corajosa desde cedo e conseguir trazer através dessas tirinhas o dia a dia das lésbicas, sem trazer o que hoje em dia costumamos ver como uma ?representatividade? que só traz o sofrimento e não a parte boa. Eu amei ver todas essas lésbicas lutando para serem reconhecidas na sociedade e lutando pelos seus direitos com tanto amor, não desistindo da luta e formando suas famílias, suas vidas independente de qualquer coisa. Então eu digo que é realmente reconfortante ver algo que começou a ser escrito lá em 1987 representar de uma forma que eu gostaria que fosse hoje em dia, trazendo a evolução dos nossos direitos e as movimentações da nossa comunidade.

Lenú 16/08/2022

li durante minha primeira crise depressiva de 2022 e fui feliz em cada momento de dor (estava com tumores também)? alison bechdel me ensinou tudo que eu precisei saber sobre amar mulheres (naquele momento) e sobre ?não se vender? e amar muito os amigos que se vendem!!! além dos desenhos e autorretratos performáticos que me inspiraram a voltar a rabiscar umas coisas na época também

Juliete23 05/07/2022

O Essencial de Perigosas Sapatas
Esperei muito desse livro.
Mas não fez meu estilo.
Apesar de mostrar casais e amigas no seu cotidiano, o que traz uma veracidade na estória.
Muitas vezes o diálogos são sobre política e afins, o que não é ruim.
Afinal, política é de extrema importância para se debater.
Mas o fato de ser muito mais sobre isso acaba deixando o livro um pouco cansativo.
E a personagem Mo muitas vezes é bem chata.
No mais, têm muitos fatos históricos importantes na luta lgbtqia+ e na política também.
Infelizmente, não consegui gostar tanto assim no fim.

Maria.Paula 18/03/2022

Perigosas Sapatas
Estou completamente apaixonada pelas personagens desse livro, me sinto amiga de todas, dá uma vontade enorme de ser uma personagem do livro. Certamente a leitura mais gostosa que farei este ano. ?

mirella 15/01/2022

alison bechdel você é perfeita, entenda
ano passado o primeiro livro que eu li foi fun home, achei apropriado começar o ano com outro da mesma autora em 2022! eu gosto muito da simplicidade das histórias da alison, nada é extremamente dramático, mas você se envolve com as personagens com muita facilidade. gostei muito!

Isabella.Giolo 16/12/2021

Altos e baixos
No começo eu amei absolutamente tudo, mas conforme a história foi passando muitas coisas me encomodaram.

Mesmo assim eu amei acompanhar tudo e como tudo é muito "fiel" a realidade, algumas coisas parecem descrição da sociedade hoje em dia, eu ficava chocada. É legal também que a gente consegue acompanhar toda a parte histórica e o que tava acontecendo na política por todo o período que a história se passa.

No fim é um grande The L Word que a gente ama acompanhar mesmo não gostando de alguns enredos.

Milena 02/11/2021

O essencial de perigosas sapatas
Bela coletânea com as tirinhas publicadas pela Alison Bechdel ao longo de duas décadas, trazendo o seu grupo de amigas, as dores, amores, rotinas domésticas, reflexões pessoais e políticas, cheio de humor e as mudanças sociais como pano de fundo.
Longa, porém necessária leitura!

lucianazaca 05/10/2021minha estante
Fica a pergunta: seria a Mo o alter ego da Alison?

Brunan 13/10/2021minha estante
Ótima resenha! Me manda o link, por favor?

lucianazaca 25/02/2022minha estante
Obrigada, Brunan.
Segue o link:

Lenas 30/09/2021

Arte incrível com enredo mediano
Uma coleção incrível das histórias em quadrinhos de Alison Bechdel que fala sobre a vida de um grupo de amigas lésbicas vivendo entre 1983 a 2008.

Para começar, o aspecto mais interessante desta coleção (para mim) é a maneira como é possível ver a narrativa interagindo com os assuntos atuais à medida que eles acontecem. Da para ver como a sociedade foi evoluindo conforme as notícias, guerras e governos aconteciam, como a economia evoluiu e como as atitudes em relação às pessoas LGBT mudaram.

Infelizmente não consegui me conectar com nenhuma personagem e por incrível que pareça, a minha personagem favorita foi a que eu não tenho absolutamente NADA em comum. A Lois começou como uma pessoa que não queria nada da vida e vivia sempre tentando não se apegar a ninguém e terminou como alguém que aprendeu um pouco com cada relação que teve no decorrer de tudo (e apoiando Janis – uma criança trans – em sua transição). Acho que foi a única com um desenvolvimento legal. Estava sempre ansiosa para saber a opinião dela sobre as coisas que estavam acontecendo.

Agora, falando sobre o que não gostei e o que me levou a dar uma nota mediana para a coleção. Me incomodou muito a quantidade de relacionamentos não saudáveis que existe no livro.
Não me refiro apenas à traição, mas sim em como quase todas as personagens pareciam cansadas e infelizes com os amigos e com as pessoas que ESCOLHERAM estar junto e como elas não pareciam ser sinceras, sempre revirando os olhos ou menosprezando o que a outra estava dizendo.

Foi uma leitura que me cansou um pouco por ter muito disso. Por ser algo que tem uma boa avaliação e tantos elogios lá fora, esperava algo muito melhor. Quer dizer, não existem relacionamentos homossexuais saudáveis? Fica aí o questionamento.

Mariana 11/09/2021

Começou como uma das melhores HQ's que já li, uma comunidade lésbica dramática, unida e esperançosa. Mas detesto como várias das histórias se desenrolaram, e mais uma vez reclamo da mesma coisa: histórias lésbicas não merecem um final feliz?
Desenrolar de algumas histórias à parte, amo os trabalhos da Alison e esse não é exceção. Quero viver no universo de perigosas sapatas.