O Chamado do Falcão

O Chamado do Falcão Maggie Stiefvater

Resenhas - O Chamado do Falcão

ane 08/12/2022

"ele sentia sua falta como se tivesse perdido um pulmão"
como sempre, a escrita e genialidade dessa autora me pegou. o jeito que ela desenvolve os personagens, o suspense, o mistério e toda a história é impecável e te deixa encarando o vazio por um bom tempo pensando no que acabou de ler e no que estava nas entrelinhas de cada frase.

Amanda 24/12/2022

Nessa casa servimos aos irmãos Lynch!
A Saga dos Corvos é uma das minhas séries favoritas, e eu estava muito ansiosa pra começar essa, mais focada no Ronan. E não me decepcionei.
Amei a construção desse mundo dos sonhos tão singular e místico. A escrita da Maggie, assim como na história dos Corvos, continua mágica e incrível. Os personagens novos foram muito bem introduzidos e os que a gente já conhece ainda melhor trabalhados. Inclusive, todo meu amor ao Declan, o irmão chato do Ronan que acabou se tornando um dos maiores pra mim, junto com a Jordan?.
Acho que algumas partes deixaram o livro um pouco mais lento e enrolado do que deveria, por isso tirei a meia estrela. Mas se tornou uma leitura muito especial nesse fim de ano, espero logo dar continuidade à trilogia!

Maelen0 26/12/2022

Eita como eu amo góticos
Gente o Ronan é meio possessivo né, eu também, e o Matthew tadinho, mas eu ficaria igual ele, e nunca imaginei EUZINHA gostando do Declan, mas só pq ele ta com a Jordan

Felipe 31/12/2022

Um livro sobre o maior de todos: Ronan Lynch.
Apesar de O Chamado do Falcão ser independente da saga anterior, A Saga dos Corvos, faz muito mais sentindo ler a trilogia O Sonhador após a saga anterior. Há muitos elementos envolvidos, que a autora vez ou outra retoma para explicar para quem não entende. Então, em certo ponto, apesar de poder ser lida sem entender nada dos eventos anteriores, ambas as sagas são interligadas e, principalmente, por um motivo maior: A família Lynch e Ronan Lynch, o melhor personagem da Maggie.

A história de O Chamado de Falcão começa um tempo após o fim de O Rei Corvo e do conto Opala da saga dos Garotos Corvos. Ronan Lynch é um Sonhador, alguém que transforma sonhos em realidades. Seu corpo físico necessita de sonhos, mas os sonhos de Ronan nem sempre são sonhos bons. As vezes, até mesmo pesadelos podem se tornar reais. Dessa forma, Ronan precisa encontrar um meio de poder sonhar sem transformar o mundo ao seu redor em um desastre. Ele precisa fazer isso não só por ele, mas pelos seus irmãos, Declan e Matthew, assim como para o seu namorado, Adam.

Apesar do livro ser um livro do Ronan e sobre o Ronan, Maggie aproveita a oportunidade de se aprofundar na história e no desenvolvimento dos irmãos Lynch, coisa que ela não quis fazer na saga anterior. Alguns pontos da história que ela postergou no livro anterior, como a história dos Sonhadores, ela retoma nesse livro para se aprofundar nos sonhos daqueles que são capazes de transforma-los em realidade. Ela poderia ter feito isso na saga anterior, mas decidiu fazer uma trilogia disso.

E ainda sim, é possível perceber o álter ego da própria autora no livro, pois há uma personagem que gosta de artes no livro e essa é a deixa que a Maggie aproveita para falar, falar e falar mais ainda sobre arte. As vezes é interessante, as vezes é curioso, mas tudo de mais sufoca e se torna maçante.

E dessa forma, quando digo que o livro é do Ronan, é porque a história pode ser resumida somente a ele e aos seus irmãos. Tudo isso poderia ter sido resolvido na saga anterior, mas ela quis dar um palco só para o Ronan, então nada além disso importa. Os vilões? Mal desenvolvidos, não importa muito. Um novo tipo de pessoas com poderes? Não importa. No fim, é sobre o Ronan, seu desenvolvimento, sua busca para entender o mundo e a si mesmo, que muitas vezes não se sente aceito em seu próprio lar. As pessoas, nem mesmo seus irmãos, entendem o peso de ser um sonhador. E o seu relacionamento com Adam? A aparição do Adam no livro pode ser contada nos dedos. Nada de fanservice para os fãs de Pynch, e eu decidi ler o livro por isso. E o final? Os mesmos erros de Maggie, para quem já leu a saga anterior nem vai se surpreender.

Em suma, leia o livro pelo Ronan, pelo Matthew, pelo Declan (e ame o Declan), pelo Adam (que é um coadjuvante aqui). A história é lenta, os capítulos que o Ronan aparece são os melhores, e quando você pensa “Agora sim a história vai”, ela não vai, ela termina.

vera. 08/01/2023

como minha primeira experiência com a Maggie, posso dizer que ela foi bem louca de pedra fazendo esse plot, mas ao mesmo tempo, me pegou de uma forma que, no começo, eu acreditei que não pegaria. estava para ler mais coisas dela antes, porém, acabei enrolando. contudo, estou feliz por finalmente ter lido O chamado do falcão, que havia outrora me interessado e tudo mais.
no início achei bem brisado muitas coisas, tanto que demorei pra entender, achei até que tinha que ler algo antes pra compreender o que eram os Sonhadores e tudo mais, mas o livro começa a se desenrolar mais e prende mais a leitura com isso.
jusouzr 31/01/2023minha estante
você tem que ler a saga dos garotos corvos antes desse

katesamos 08/01/2023

Amo tanto a Maggie
Eu esperava muito desse livro, apesar de não ter muita ideia do que poderia ser desenvolvido, mas conseguiu fazer algo criativo e genial.
Mesmo não tendo muita ação e e magia, entregou muito no desenvolvimento dos personagens e na poesia que envolve o livro.
Tava morrendo de saudades da gang e esse livro conseguiu suprir um pouco dessa necessidade, e me fazer gostar e me identificar muito com a Hennessy.

flavia277 29/01/2023

foi uma leitura bem cansativo pra ser sincera, mas isso foi só até certo ponto do livro (faltava eu pegar gosto pela leitura) mas depois eu li tão rápido que fiquei chateada.

senti falta dos personagens dos outros livros e principalmente do Ronan e odo Adam e da amizades de todos dos primeiros livros porém ameis esse tanto quanto.

Kel 29/01/2023

MEU DEUS O QUE...
Acho que esperava isso, mas ao mesmo tempo não?

Isso definitivamente é uma continuação boa, Ronan Lynch é um puta personagem bem desenvolvido, Maggie com certeza avançou muito com ele desde "O ladrão de sonhos".

Enfim, acreditava que como em qualquer outra continuação de fantasia, os personagens secundários seriam uma merda.. não foram. EU TE AMO JORDAN te amo te amo te amo. Me surpreendi com o Declan também, o ponto de vista dele foi muito explicativo, todas as suas ações com essa questão por trás "faço tudo o que posso para manter tudo igual, mesmo não sendo o que eu realmente desejo" adorável.

@universoinfinitodoslivros 30/01/2023

Um início de trilogia espetacular
A trilogia ?O Sonhador? para quem não sabe é um spin-off de ?A Saga dos Corvos?, série de maior sucesso da autora, e que há anos se tornou uma das mais queridas entre os leitores.

Assim como em ?A Saga dos Corvos?, que esperei para ler a série após ela estar completa (o esquecimento bate constantemente na porta do meu cérebro ?), também esperei a trilogia de ?O Sonhador? estar completa para ler. No caso o terceiro e último volume será lançado agora em Fevereiro aqui no brasil, assim já aproveitei Janeiro para ler o primeiro livro.

Nessa nova trilogia iremos conhecer novos personagens mas também iremos acompanhar mais da vida dos irmãos Lynch, personagens tão queridos da série original, e na história teremos como protagonista Ronan Lynch, que tem o peculiar dom de dar vida aos sonhos, e principalmente de sonhar coisas inimagináveis, desde monstros a objetos, e quando acorda percebe que trouxe tais sonhos juntos para sua realidade.

O que para ele pode ser um dom, aos olhos de determinadas pessoas pode ser algo totalmente perigoso a ponto de levar a destruição do mundo, aí surge na história os caçadores, responsáveis por encontrar os sonhadores com o objetivo de dar um fim neles.

O primeiro livro dessa trilogia começou da melhor forma possível: envolvente, com personagens cativantes, muita tensão, momentos angustiantes, descobertas chocantes, e plot atrás de plot. A única coisa que senti falta na trama foram mais cenas de Ronan e seu namorado (sem citar nomes por conta de spoilers), um casal que veio sendo construído lentamente mas encantadoramente desde os livros de ?A Saga dos Corvos?.

Caso queiram dar uma conferida postei a resenha la no meu instagram literário @UniversoInfinitoDosLivros ?
theacherg1rl 30/01/2023minha estante
Mano, eu começei a ler achando q seria o primeiro de uma trilogia, por isso não entendi nada e desisti de ler

caveirinha 01/02/2023

não é pra mim
pode-se dizer que me encontro encantada com a escrita da autora, mas sem dúvidas o estilo de escrita dela não é pra mim. não foi algo que me instigou a ler, poucas vezes na verdade me senti realmente entretida com a trama, e isso possivelmente vem do fato de quando eu finalmente entendia o universo, ou me envolvia com os personagens, o ponto de vista mudava pra alguma pessoa completamente nova, que meu cérebro tinha zero estímulo para tentar entender. e o fato de não ter um fim (sei que é uma duologia, mas até mesmo séries os livros tem começo meio e fim) me entristeceu ainda mais. tenho zero vontade de ler o próximo por agora. queria mesmo ter gostado, porque a escrita dela é realmente algo gostosinho e bem feito para ler, mas simplesmente não foi para mim.

Kaicchan 07/11/2023

?Um sonho quer se livrar de seu sonhador?
Apesar de ter demorado mais do que o previsto para ler, gostei bastante do livro. Adoro a escrita da Maggie e simplesmente amo os irmãos Lynch, poder ler mais sobre eles foi delicioso. O Declan segue sendo meu favorito, adoro quando temos os POVs dele, entender mais do que se passa em sua cabeça - eram os capítulos que eu mais gostava.

De geral, o livro apresenta bem as problemáticas desse universo e estabelece questões para serem respondidas nos próximos dois livros. Sinto que essa trilogia tem muito a oferecer e espero conseguir me sentir mais conectado com a história conforme adentre a série.

lightwhod 11/02/2023

UAU
Maggie Stiefvater não erra!
Existe sempre uma preocupação com spin offs ou continuações de séries e sagas aclamadas. Aquele medo de não se igualar ao material de origem e de não suprir expectativas. Mas é tudo diferente aqui nesse primeiro livro.

A cada capítulo você se surpreendia com um plot diferente. Sua cabeça ficava UAU se perguntando como era possível aquela coisa estar acontecendo.

Todos os personagens com suas devidas histórias de fundo,seus almejos para o futuro e sua missão dentro daquela situação.

Pessoalmente gostei muito da Jordan. Ela começa ali,como uma personagem que aparentemente não vai te marcar muito porém,spoiler: ela vai sim! A construção dela e a maneira que ela se destaca por conta própria é muito boa.

Também gostei muito de ver mais dos irmãos Lynch. Ver mais do Declan que sempre segura a fachada de ser humano perfeitinho baixar sua barreiras e se deixar ser visto de verdade.

Ronan como sempre fazendo o que lhe dá na telha mas com a consciência de que tem algo ali maior do que ele e que precisa dele de verdade.

Tem MUITA coisa acontecendo nesse livro ao mesmo tempo que parece que não vai te deixar perdido pois em algum momento você vai descobrir que está tudo conectado. Todos ali vão acabar chegando no mesmo ponto mas talvez não pela mesma razão.

Ansiosa pra ler a sequência e ver mais dessa confusão que ainda tá cheia de ponta solta.

Nanda 13/02/2023

Surpreendente
Esse livro me ajudou muito a ver que tem livros de magia que não precisam ser completamente focados em magia para ser perfeito mas sim nós sentimento das pessoas. Todos os sentimentos, medos e personalidades do livro são completos e perfeitos e merecem ser lindos de tão humanos que são.
A leitura é perfeita, é aquela leitura que vc passa horas lendo mas é tão bem feita que vc chega no final e vc fica " parece eu li 1000 páginas de tao bem escrito"

Livia.Rosembach 26/02/2023

Intrigante
Eu acho que vir atrás desse livro esperando a mesma vibe de garotos corvos é um erro, essa é uma nova história que não tem aquele pique ensino médio, missão, descobrir algo
Nessa história a gnt consegue visitar o subconsciente, são sentimentos tomando forma, já que aqui aparece mais coisas do mundo dos sonhadores
É mtt incrível ver a evolução do Ronan, do Declan, eles realmente amadurecendo, e é incrível se apaixonar por novos personagens desse universo.
É uma vibe de leitura de sábado a tarde.

Raie 20/03/2023

"Você entende? Para você, a realidade não é uma condição externa. Para você, a realidade é uma decisão."

Sou suspeita para falar pois eu gosto muito da Saga dos Corvos mas enfim. Esse livro me prendeu do início ao fim, fiquei muito feliz de todo esse mundo de sonhos e sonhadores serem explorados em uma triologia a parte.

A única coisa que me impede de dar 5 estrelas é a confusão na primeira metade do livro, é muito difícil entender de primeira e as coisas só se encaixam conforme a leitura flui, isso é uma característica da autora.

No demais, livro incrível, gostei muito! Ansiosa pra ler os próximos.