O Último Choro das Begônias

O Último Choro das Begônias Theos Neves

Resenhas - O Último Choro das Begônias

Sunny 05/10/2023

"? Por que ela se sente derrotada?
? Pois ela soltou a corda.
? E quem disse que soltar a corda é realmente uma derrota?
? As regras do jogo.
? Pois eu discordo. Vencer o jogo significa machucar as mãos? Significa lutar contra uma causa fadada ao fracasso?
? Às vezes, numa luta, o lado vencedor não é aquele que tem mais força e consegue puxar a corda mais forte. O lado vencedor pode ser muito bem aquele lado que percebe a ausência de um motivo na luta e simplesmente solta a corda."

Acompanhar o processo criativo de um livro é, sem sombra de dúvida, uma experiência inigualável. Há algumas semanas, o autor, que estuda na mesma universidade que eu, foi um dos convidados da oficina de escrita criativa promovida por outros estudantes de Letras, e compartilhou conosco suas vivências enquanto escritor, seus livros, os processos criativos, e despertou a curiosidade dos participantes sobre um dos mais emblemáticos, inclusive, disponível para leitura no Kindle Unlimited.
A obra, dividida dez partes (o ciclo de vida de uma begônia), escrita em primeira pessoa, nos apresenta a Lucas, o personagem principal, um adolescente com grande consciência social, que sofre na pele o peso das desigualdades sociais, sobretudo para os jovens de pele negra e tem como grande companheiro o dedicado pai, com quem tem uma excelente relação, embora revelar o restante se configure em spoiler.
O último choro das begônias aborda a temática do perdão de uma maneira sensível e profunda, apresentando uma narrativa em que um jovem parte em uma jornada de autodescoberta, que salienta a importância do perdão, tanto para quem precisa perdoar, tanto para quem precisa ser perdoado.
O Lucas agora tem uma história e, por sinal, uma história muito interessante.

Gleissa.Pereira 20/05/2024

Livro rápido
Foi uma leitura relativamente rápido que falou sobre todo tipo de coisa ,abandono parental, homosexualidade, relação familiar estu? e outros .

Mas não senti que se aprofundou em assunto nenhum , senti que o autor sabe bem como fazer fluir a leitura mas teve parte que senti um pouco repetitivo